Obras estão em ritmo acelerado

Goiás na Frente já conta com 217 construções de moradias em andamento e outras 13 já foram concluídas

Postado em: 13-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Obras estão em ritmo acelerado
Goiás na Frente já conta com 217 construções de moradias em andamento e outras 13 já foram concluídas

O Goiás na Frente, por meio da vertente habitação e sob o cronograma da Agência Goiana de Habitação (Agehab), já conta com 217 obras em andamento e outras 13 já foram concluídas. No total, são 230 ações que beneficiarão pessoas carentes em 246 municípios goianos. O coordenador-geral do programa, vice-governador Zé Eliton, destaca a importância dessa vertente que representa o sonho da maioria das famílias de Goiás. A iniciativa “visa valorizar as pessoas mais humildades, além de gerar esperança e novas oportunidades”, diz.

Dos projetos apresentados pela agência, 88 estão em fase de execução, enquanto outros 129 constam em anteprojetos já com previsão de início de construção em breve. Os cadastros para novos beneficiários estão sendo realizados pelas equipes da Agehab durante a passagem da caravana do programa por todos os municípios, durante o lançamento do Goiás na Frente Terceiro Setor-Social, sob o comando de Zé Eliton.

Continua após a publicidade

O vice-governador ressalta que a vertente social do Goiás na Frente se traduz numa atividade de grande repercussão no sentido de garantir bem-estar e dignidade para as famílias de baixo poder aquisitivo.  “Quero fazer política para estabelecer agenda de construção. O que queremos é ajudar ao próximo”, afirma ele. O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, destaca os esforços para agilizar o complexo de obras e programas em andamento.

Além de construção e reforma de moradias, a Agehab atua, também, na legalização de moradias. Na última quarta-feira (06/12), foi realizada, em Posse, no Nordeste Goiano, audiência pública para regularização de 136 imóveis no bairro Buenos Aires, por meio do programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão.

Em outra ação, por meio do programa Goiás na Frente Terceiro Setor – Social, a Agehab cadastrou os interessados no programa Cheque Reforma, prioritário para famílias com portadores de necessidades especiais. O programa prevê R$ 30 milhões de investimentos com o Cheque Mais Moradia, modalidade Reforma, para melhoria de 10 mil residências precárias, visando principalmente dotá-las de condições de acessibilidade.

Amparo social

Ao falar do papel social do programa, o vice-governador Zé Eliton reafirma que, tão importante quanto investir em infraestrutura, é cuidar das pessoas, principalmente das mais carentes. E acrescenta: “A casa, tão sonhada por muitos, é sinônimo de dignidade e perspectiva de futuro”.

Sobre as parcerias entre o poder público estadual e as prefeituras, Zé Eliton relata que, no início de dezembro, a Agehab e a prefeitura de Senador Canedo formalizaram parcerias para construção de 50 moradias no município. O convênio foi assinado durante audiência do prefeito Divino Lemes com o presidente da Agehab, Luiz Stival, na sede da Agência. 

Mais de 1.600 famílias serão beneficiadas 

Uma das principais obras do setor de habitação do programa Goiás na Frente Terceiro Setor – Social, a primeira etapa de entrega de apartamentos do Residencial Nelson Mandela, no Conjunto Vera Cruz II, região Oeste de Goiânia, aconteceu no dia 30 de outubro. Cerca de 400 famílias receberam as chaves dos lares.

No total, serão 1.616 unidades. Zé Eliton afirma que “não tem nada mais digno e justo na vida do que uma casa própria”. 

Segundo o vice-governador, “isto é sinônimo da união e respeito aos valores que devem reger a vida das famílias”. Também exaltou o esforço do Governo de Goiás “em proporcionar dignidade e lar para quem mais precisa por meio de programas de habitação”.

O vice-governador ressaltou a importância do Goiás na Frente Terceiro Setor-Social como “uma ação que protege aqueles que carregam no labor e suor a esperança de construção de dias melhores”. Ele reforça que acredita “na política da construção e da convergência, sem xingamentos ou agressões”.

Perspectivas

Já no dia 5 se novembro, o vice-governador Zé Eliton entregou 95 unidades habitacionais em Mara Rosa, região norte do estado. Construído pela parceria Agehab e Caixa, com recursos do Cheque Mais Moradia e do FGTS/imóvel na planta, o Residencial Setor Oeste é o segundo empreendimento entregue pelo Governo de Goiás no município.

Também foram entregues 48 Cheques Mais Moradia para construção de casas em Bonópolis e 39 para melhorias de moradias precárias em Amaralina, além de cheque comunitário para conclusão da Praça Everaldo Victor, em Mara Rosa. “Realizamos um sonho que representa um lar, local onde as famílias podem crescer e ter novas perspectivas”, conclui Zé Eliton. 

Veja Também