Kassab destaca liderança de Marconi

Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação afirma que governador de Goiás vai liderar entendimento por aliança para 2018

Postado em: 28-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Kassab destaca liderança de Marconi
Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação afirma que governador de Goiás vai liderar entendimento por aliança para 2018

Venceslau Pimentel

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, defendeu ontem um entendimento político entre o seu partido e as demais legendas da base aliada, com vistas às eleições de 2018, e afirmou que o processo será liderado pelo governador Marconi Perillo (PSDB).

Continua após a publicidade

“Nós temos muito orgulho de estar sendo liderado por Marconi, que na hora certa saberá iniciar esse entendimento para consolidação de uma aliança que tem sido tão vitorioso no Estado”, disse Kassab em entrevista à imprensa, após o lançamento do programa Internet para Todos, em solenidade no auditório Mauro Borges, em Goiânia.

A declaração de Kassab é uma tentativa de apaziguar os ânimos entre o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Cidades (Secima), Vilmar Rocha e o governo. Rocha defende que o candidato à sucessão de Marconi não seja do governo, mas sim um nome da sociedade, para que não transpareça um processo de continuidade administrativa no comando do Estado. 

O secretário não citou nomes, mas deixou transparecer que se referia ao vice-governador José Eliton (PSDB), que é pré-candidato a governador com apoio do Palácio das Esmeraldas, e que não participou da solenidade.

Ao defender a continuidade da aliança, o ministro disse ter certeza absoluta que Vilmar Rocha, pela experiência, “mais uma vez encontrar o melhor caminho para o partido (PSD) dar continuidade a esse trabalho extraordinário que tem sido feito por Marconi, que tem sido leal ao partido e aos deputados”.

Em discurso durante o evento, Vilmar Rocha adiantou que não estava se despedindo do governo, como chegou a ser ventilado. Frisou que, sob a liderança de Marconi, participou do governo nos últimos 20 anos. “Tenho orgulho que ter participado desse projeto, que melhorou, organizou e que levou Goiás pra frente. Estou firme, junto desse projeto, desde sempre, há mais de 20 anos”, destacou, salientando que agora há os desafios.

O primeiro deles, segundo o secretário, é exorcizar o país do populismo, cujos lideres usam estratégias populistas para chegar ao poder. “O Brasil precisa de estabilidade política e jurídica. Ir para frente. Esse é o desafio de todos nós”.

“Nós precisamos aqui em Goiás, tal qual ocorreu nos últimos anos, dar um salto de desenvolvimento”, defendeu. “Fizemos muito, mas há muito para realizar. E para isso, amigos, é preciso pensar grande, exorcizar e colocar de lado os pequenos interesses e pequenas conveniências”. 

Municípios goianos contemplados com programa Internet para Todos 

Na primeira etapa do programa Internet Para Todos, o sinal de internet, via satélite, chegará a 50 municípios goianos. A previsão é de que alcance logo em seguida, 100 cidades. O investimento será de aproximadamente R$ 300 milhões em mais de 800 localidades em todo o Estado.

“A democratização da internet é garantia de mais saúde, educação e soberania”, disse Marconi, que determinou ao secretário Vilmar Rocha (Secima), presente ao evento, que inicie, imediatamente, o contato com os prefeitos para identificação dos pontos sem sinais, em Goiás. “Vamos correr, secretário Vilmar, e mostrar ao ministro Kassab que trabalhamos com eficiência e rapidez; vamos identificar logo esses locais e depois os outros 49”, solicitou.

O governador destacou que, dos 300 municípios escolhidos preliminarmente pelo ministério, 50 são de Goiás. “Me alegra muito. É um programa que será extremamente importante para a Educação e para a Saúde, que salvará vidas, importante para a segurança da informação e para a soberania, mas vai, sobretudo, agregar ao programa Goiás Conectado, do nosso governo, que visa levar conectividade a todos os municípios goianos”, frisou.

Cerca de 100 prefeitos participaram do evento, além de diversas autoridades e lideranças, entre elas, deputados estaduais, secretários de Estado, e o deputado federal Thiago Peixoto. O governador agradeceu ao ministro por realizar a última agenda institucional do ano em Goiás. “Um dos mais habilidosos homens públicos brasileiros. Uma pessoa que confia na nossa administração. Amigo de Goiás, meu amigo particular”, afirmou sobre Gilberto Kassab.

O Internet para Todos tem objetivo de levar conectividade para 40 mil localidades de todo o país. A ação de inclusão social tem início previsto para janeiro de 2018. 

A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio deste ano, e pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). 

Prefeitos enaltecem perfil republicano  

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (PMDB), destacou, na manhã de ontem, durante a apresentação do programa “Internet para Todos, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o trabalho do governador Marconi Perillo em favor de todos os municípios goianos.

“O governador tem a sensibilidade de fazer um trabalho sem olhar a questão partidária, o que é extremamente importante. Os serviços e as obras vão para o cidadão, é ele quem precisa, e isso é o que motiva o governador Marconi Perillo”, afirmou Haroldo Naves.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, também evidenciou a parceria com o governo do Estado. “Por meio do Goiás Mais Competitivo, o governador levará R$12,5 milhões para Aparecida, que vai nos permitir investir em uma importante avenida da cidade, com pavimentação asfáltica e ajuda à mobilidade urbana”, afirmou Gustavo.

Prefeito de Cristalina, Daniel do Sindicato (PSB) disse que o governador Marconi Perillo está de parabéns por atender às demandas de todas as prefeituras, sem distinção.

“Só tenho a parabenizá-lo, ainda mais nesse momento de crise, em que muitos Estados não conseguem pagar a folha dos funcionários. O governador, além de não atrasar salários, está honrando todos os compromissos e investindo nos municípios com o programa Goiás na Frente”, declarou Daniel. 

Governador defende um estado livre de amarras  

Durante o evento de lançamento do programa Internet para Todos, o governador Marconi Perillo pediu ao ministro Gilberto Kassab que levasse o agradecimento dele ao presidente Michel Temer, por ter ajudado Goiás com projetos como o que foi anunciado ontem, e outras iniciativas de forma indireta.

Marconi citou a queda da inflação, de 10% para 2,5%, dos juros de 15% para 7,5%, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do emprego. De forma direta, o governo federal, de acordo com o governador, tem colaborado com o Estado. “Registramos uma economia quase 3 bilhões de reais com medidas adotadas pelo governo do presidente Temer e encaminhadas ao Congresso Nacional, houve a renegociação das dívidas dos estados e medidas como a repatriação que ajudaram no caixa de todos os estados”, destacou.

Ainda durante o discurso, Marconi agradeceu a Vilmar Rocha pela convivência de quase 25 anos, com uma relação de amizade, cumplicidade, lealdade e de muito companheirismo. “Em política, a gente precisa aprender a ouvir, a dialogar, a ouvir as coisas, inclusive quando elas não nos agradam momentaneamente, processando essas discussões, esse diálogo todo, com vistas ao amadurecimento maior e a vitórias maiores que virão daqui para frente”, enfatizou o governador.

Na defesa pela unidade da base aliada, Marconi foi enfático. “Vamos continuar juntos”, disse o governador. 

Ministro afirma que Meirelles é presidenciável 

Em entrevista à imprensa, o ministro Gilberto Kassab disse, ao ser indagado pela imprensa, sobre uma eventual candidatura a presidente da República do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que todo partido, seja pequeno, médio ou grande, almeja ter um presidenciável. “Com o PSD não é diferente”, frisou.

“Nós temos a alegria de ter em nosso quadro pessoas como Meirelles que, como ele disse, se julga presidenciável. Ele não é candidato, até por ser responsável, porque na hora certa nós vamos definir com o partido qual é o melhor caminho para o país. Ficaremos muito felizes se Henrique Meirelles for o melhor caminho”.

Mas para Kassab, o importante é que ter no caminho todos os partidos aliados, “para que, juntos, possam dar continuidade a uma política pública responsável para o país, pois estamos conseguindo, depois de muito tempo, colocar o país nos trilhos. Não podemos correr o risco de perder esse rumo”.

De igual forma, Kassab disse que o governador Marconi Perillo, por ser “um líder experiente, competente e talentoso”, integra o seleto grupo de nomes com capacidade para disputar a presidência da República. “Marconi Perillo é um governador reconhecido nacionalmente, uma figura de talento, experiência e competência, por isso ele é um presidenciável”, disse. 

Veja Também