Quinta-feira, 28 de março de 2024

Vapt Vupt: Justiça mantém valores

Desembargador Carlos Alberto França derruba liminar e mantém montante previsto no edital para gestão das unidades

Postado em: 13-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Vapt Vupt: Justiça mantém valores
Desembargador Carlos Alberto França derruba liminar e mantém montante previsto no edital para gestão das unidades

O Estado de Goiás vai manter, inalterado, o valor da concessão para gerir as unidades do Vapt Vupt pelos próximos 20 anos, previsto em licitação. A decisão monocrática é do desembargador Carlos Alberto França, que entendeu estarem corretos os dados presentes no edital, a despeito de contestação da Cejen Engenharia, uma das empresas interessadas em ganhar a concessão. 

Em pedido de liminar, a autora do processo questionou o capital estipulado pelo Estado em R$ 4.12 bilhões a serem pagos à concessionária vencedora. Para a impetrante, o cálculo estaria equivocado ao subtrair R$ 71 milhões, supostamente relativos aos custos do período de transição. 

Continua após a publicidade

O pedido de reavaliação foi negado, inicialmente, na esfera administrativa. Inconformada, a Cejen ajuizou ação a fim de suspender o cronograma que previa sessão pública para abertura de propostas na última segunda-feira (9). Em primeiro grau, o pleito foi deferido e o evento, cancelado, mas o desembargador reformou a decisão em agravo de instrumento.

“A priori, nota-se que a diferença apontada pela impetrante/agravada entre o valor do contrato e o valor da demanda projetada, em verdade, não existe (…) haja vista que a assunção das unidades Vapt Vupt pela concessionária somente ocorrerá no quinto mês do contrato, não havendo se falar em contraprestação referente aos quatro primeiros meses do pacto”, destacou o magistrado.

Dessa forma, Carlos Alberto França ponderou que, conforme o edital, a contraprestação pecuniária somente será devida a partir do início da operacionalização das unidades de atendimento do Vapt Vupt. “Ocorrida a efetivação do contrato, ou seja, a sua assinatura, se passará para a fase de apresentação e planejamento e pré-operação do contrato”, sendo que apenas no quinto mês a concessionária assumirá a gestão das unidades do Vapt Vupt.  

Veja Também