Criminalidade continua caindo

Há 19 meses, Goiás registra queda de todos indicadores criminais monitorados pela SSP em 2017

Postado em: 18-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Criminalidade continua caindo
Há 19 meses, Goiás registra queda de todos indicadores criminais monitorados pela SSP em 2017

Venceslau Pimentel

Continua após a publicidade

Goiás registrou queda nos 12 indicadores criminais monitorados em 2017. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17/01), pelo secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri. “A redução da criminalidade comprova que nossas ações estão, de fato, desarticulando o crime organizado”, afirmou. Segundo ele, os resultados são bastante expressivos. “Goiás é um paradigma nacional no que se refere ao enfrentamento com a violência”, declarou.

O comparativo é de janeiro a dezembro de 2017 com igual período de 2016. Homicídios recuaram 12,53%. Estupros apresentaram queda de 10,28%. Latrocínios baixaram 37,72%, enquanto as tentativas de homicídio caíram 20,46%. “As forças policiais goianas são fortes e atuantes. Saem às ruas para servir a sociedade e o resultado são as quedas constantes na criminalidade”, ressaltou Ricardo Balestreri. Ele destacou os investimentos realizados pelo governador Marconi Perillo desde aquisição de viaturas, equipamentos, fortalecimento dos serviços de inteligência e novos concursos para

Roubos a transeuntes despencaram 26,37%, ao passo que roubos de veículos cederam 25,92%. Casos de roubos em comércios recuaram 33,64% e roubos em residências (-21,74%). O relatório do Observatório de Segurança da SSP também aponta queda de 19,23% no número de furtos a transeuntes, bem como redução de 12,65% nos furtos de veículos. Furtos em comércio regrediram 16,13% e, em residências, 4,52%

Integração

Ao analisar os indicadores, Balestreri destacou a importância da integração entre as forças policiais. “O trabalho conjunto tem sido fundamental para obtermos resultados tão relevantes. Esse é o modelo ideal”, garantiu.

A política de integração entre as forças policiais é amplamente defendida pelo governador Marconi Perillo e pelo vice-governador Zé Eliton.  

Plataforma digital permite consulta pública 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) lançou, ontem, uma plataforma digital para consulta pública das estatísticas de segurança pública. A ferramenta disponibiliza os números absolutos de todas as naturezas criminais pesquisadas desde janeiro de 2011. “São dados muito precisos e altamente transparentes”, afirmou o titular da pasta, Ricardo Balestreri.

O novo serviço também apresenta uma análise criminal sobre a natureza consultada. Ou seja, ao pesquisar determinado crime, o internauta terá acesso ao local, horário e dia da semana em que há maior incidência. A plataforma está disponível no site www.ssp.go.gov.br, na aba “estatísticas”.

A ferramenta foi desenvolvida pela SSP, por meio de trabalho conjunto entre o Observatório de Segurança Pública e Gerência de Tecnologia da Informação. Trata-se de mais uma ação do Governo de Goiás para dar ainda mais transparência e credibilidade às informações. “Em uma gestão democrática é fundamental que haja transparência. Assim, a própria comunidade também poderá ajudar no combate e prevenção da criminalidade”, explica Balestreri.

Também foi apresentado o Manual de Metodologia para Aferição de Indicadores Criminais e Operacionais, que tem como principal objetivo simplificar o trabalho de aferição. O documento também consolidará a contabilização dos resultados conforme orientação do Ministério da Justiça e iniciará o processo de padronização das categorias utilizadas para registrar e classificar índices. 

Veja Também