Eliton defende movimentos sociais

Vice-governador se reúne com comunidades negras e povos tradicionais

Postado em: 23-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Eliton defende movimentos sociais
Vice-governador se reúne com comunidades negras e povos tradicionais

“Vamos seguir com o compromisso de proteger todos os movimentos sociais”, afirmou o vice-governador Zé Eliton, na manhã de ontem, durante apresentação do Plano de Trabalho Político e Social 2018 das Comunidades Negras e dos Povos Tradicionais. O secretário de Governo, Tayrone Di Martino, coordenou a reunião.

O encontro, realizado no Auditório Jornalista Jayme Câmara, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, teve por objetivo discutir o combate ao racismo e a discriminação racial, assim como assegurar os direitos da população negra e indígena e as comunidades tradicionais (quilombolas, ciganas e de religiões de matriz africana), bem como fiscalizar a execução das ações.

Continua após a publicidade

“Ratificamos o compromisso voltado para a proteção social e das diversas expressões culturais que são próprias do ser humano”, disse Eliton. “São elementos da expressão da brasilidade que precisam ser protegidos”, discorreu. “O trabalho de vocês é a voz de milhares de pessoas em Goiás”, destacou.

Participaram, ainda, do encontro, entre outros representantes, o presidente do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial, Aluísio Arruda; a líder da Comunidade Quilombola, Divina Aparecida; e o 1º Vogal do Fórum da Frente Afro, Elmo Rocha; além de associações, movimentos, comunidades e lideranças afro-religiosas.

O vice-governador lembrou da comunidade quilombola de Baco Pari, em Posse, além do Vão das Almas, de Cavalcante, “expressões próprias de um tempo que precisamos guardar”. 

Segundo ele, “por meio da comunidade pode-se ver a esperança no olhar das pessoas”. Ele completou que “dá para perceber a vontade de manter viva as tradições daquele povo”. Por fim, reforçou que “sempre percebeu a manifestação de força, tenacidade e esperança dos povos tradicionais que querem proteger a sua cultura”.

O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conir) foi criado pela Lei nº 16.230 de 08 de abril de 2008, regulamentado pelo Decreto nº 6.768 de 29 de julho de 2008, no âmbito da então Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), (atual Secretaria Cidadã).

O Conir é conquista da luta histórica do movimento negro de Goiás por políticas públicas voltadas para a população negra, comunidades tradicionais (quilombolas, ciganas e de religiões de matriz africana) e indígenas, bem como um importante espaço de Controle Social. 

Política fiscal será austera em 2018, afirma vice 

“O exercício de 2017 foi coroado de êxito, sob todos os aspectos, graças às medidas adotadas ao longo de um período importante em que se estabeleceu uma mudança nos parâmetros de execução orçamentária”, afirmou nesta tarde de ontem o vice-governador Zé Eliton. Segundo ele, esse esforço será mantido em 2018. “Pactuamos com o governador Marconi Perillo e com toda a equipe econômica estabelecer como agenda prioritária uma política fiscal extremamente austera, que possa garantir a saúde financeira do estado”, pontuou.

“Todos os números apresentados demonstram que alguns que se manifestam, seja na imprensa, seja em outros ambientes de debate, o fazem de maneira equivocada, seja por ignorância ou por má-fé, para servir a outros interesses”, disse Zé Eliton.

Para Eliton, dessa forma, o estado poderá arcar com suas obrigações financeiras a tempo e a modo. “Obrigações prioritárias no que diz respeito aos servidores públicos e aos investimentos do Goiás na Frente, passando pelas políticas de inclusão social, que é uma atenção especial que nós teremos”, afirmou. Segundo ele, é importante lembrar que essa agenda envolve não só o setor público, mas, também, o setor privado.

“Hoje, nós observamos que o estado está presente entre os líderes nacionais no que diz respeito ao desenvolvimento econômico”, observou Zé Eliton. Entre outros aspectos, ele destacou o Produto Interno Bruto, que cresce a cada ano, e a liderança do estado na geração de emprego. “Por fim e em última análise, Goiás demonstra uma melhoria da qualidade de vida do cidadão que aqui vive, trabalha e semeia suas esperanças”, disse.

Zé Eliton destacou que os números do exercício fiscal de 2018 deixam evidente um estado que consegue unir dois elementos importantes para a vida do cidadão: “A garantia da saúde fiscal do estado e a capacidade de investir para fazer retornar ao cidadão o atendimento aos seus anseios, demandas e necessidades”, afirmou. Conforme ressaltou, “os dados não deixam qualquer dúvida em relação à capacidade do estado em buscar atender demandas e expectativas no que diz respeito a serviços e investimentos”.

O vice-governador parabenizou a equipe econômica e, em especial, o governador Marconi Perillo “ao estabelecer um estado moderno, novo e competitivo”.  

Vice-governador participa de entrega da obra do Bombeiros

“Essa obra representa nossos esforços para garantir cada vez mais benefícios à população em todas as áreas”, declarou o vice-governador e coordenador do programa Goiás na Frente, Zé Eliton, ontem, durante solenidade de inauguração do novo quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO). Segundo Eliton, trata-se de “uma agenda de superação de dificuldades”, com entrega de obras todos os dias até final de junho.

Na ocasião, Zé Eliton ressaltou as conquistas do governo de Goiás nos últimos meses, com a execução do maior programa de obras do país, e garantiu novas inaugurações. “O governador Marconi, eu e toda a equipe de governo estabelecemos essa agenda de superação de dificuldades; tomamos medidas difíceis, no momento certo, mas, hoje, os goianos colhem os bons frutos”, disse.

O governador Marconi Perillo lembrou os investimentos destinados ao Corpo de Bombeiros nos últimos anos. “Desde 2011, adquirimos 367 viaturas, 72 caminhões, além dos equipamentos para dar mais tranquilidade e melhores condições operacionais aos homens e mulheres que compõem essa honrosa corporação”, ressaltou.

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, destacou a estrutura de excelência do novo quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros que estava sendo inaugurada. “É um dia de celebração; temos essa obra de altíssimo padrão que atenderá diretamente a população”.

Nova estrutura

O novo e moderno prédio, de 2,6 mil metros quadrados, contou com investimentos da ordem de R$ 7,3 milhões, financiados pelo Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do CBMGO (Funebom). Com três pavimentos, o novo prédio passa a abrigar, além do Comando-Geral, as seções do Estado Maior Geral, o Comando de Gestão e Finanças (CGF) e uma unidade operacional da corporação.

Além da sede administrativa do Comando, o novo quartel passa a contar, também, com um veículo autobomba de combate a incêndio, uma unidade de resgate e uma nova autoescada (veículo com escada magirus), que deve chegar a Goiânia no próximo mês, ideal para resgate e combate a incêndios em altura, além de acessar janelas em prédios escolares ou administrativos.

Com a inauguração do novo quartel do Comando Geral do CBMGO, a população de Goiás passa a contar com mais uma base de serviços da corporação, que completa seis décadas de existência em 2018. 

Veja Também