Lula se diz inocente e volta a criticar a elite

Ex-presidente afirma que tem a “tranquilidade dos inocentes“; petista será julgado hoje pelo TRF-4, em Porto Alegre

Postado em: 24-01-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula se diz inocente e volta a criticar a elite
Ex-presidente afirma que tem a “tranquilidade dos inocentes“; petista será julgado hoje pelo TRF-4, em Porto Alegre

Na véspera de seu julgamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve ontem em Porto Alegre e participou de um ato público na capital gaúcha. Hoje, o petista terá o seu recurso julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Cercado por milhares de simpatizantes – em torno de 70 mil, segundo os organizadores –, ele aproveitou o momento para fazer um discurso político. 

“Eu vim aqui falar do país em que sonhamos que a gente poderia ter trabalhadores que ganhavam salário mínimo com mais aumento proporcional do que aqueles que eram mais ricos. O país que uma criança não precisava deitar sem tomar um copo de leite”, afirmou o petista, na manifestação, acrescentando que o momento atual de retrocessos no país tem relação com uma “elite perversa”.

Continua após a publicidade

Lula disse que, em relação a seu julgamento, tem “a tranquilidade dos inocentes” e que está claro o medo de setores da sociedade de que ele volte a governar o país. O petista afirmou, ainda, que acredita na mobilização dos partidos e movimentos de esquerda “não em torno de um candidato, mas em torno de um projeto”.

“Eles têm medo que eu volte? Eles têm medo pelas coisas boas que nós fizemos. Por uma empregada doméstica ver sua filha estudando medicina”, criticou o ex-presidente, que governou o Brasil entre 2003 e 2010 e atualmente lidera todas as pesquisas de intenção de voto em diferentes cenários simulados com todos os pré-candidatos.

O ex-presidente disse que tem certeza de que seu governo foi o que mais gerou empregos e vagas nas universidades, mas, segundo ele, “teve um momento em que o PT ficou com medo”. “Toda vez que a gente se recolhe, eles vão pra cima da gente. Até que chegou o momento em que nós falamos basta”, completou.

O petista também argumentou que o presidente Michel Temer “vende estabilidade, quando o governo sequer tem credibilidade”. “Expulsaram a Dilma [Rousseff, ex-presidente, em processo de impeachment] do poder, sem respeitar 54 milhões de votos. Estou vendo eles venderem um crescimento de exportação, quando na verdade a única explicação é a queda das importações. Vendem estabilidade, quando o governo sequer tem credibilidade”, atacou.

Temer

O presidente Michel Temer afirmou ontem que o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para hoje no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, será um “evento natural” e que não deve gerar nenhuma instabilidade política. Temer falou com jornalistas assim que chegou à Suíça, onde participará do 48º Fórum Econômico Mundial, que reunirá líderes de 70 países. 

Questionado sobre qual poderia ser o impacto do julgamento, Temer disse que o fato “talvez roube a cena” da abertura do fórum, mas que não deve provocar nenhuma preocupação institucional. “Talvez roube a cena daqui porque é no mesmo dia. Mas fora daí, eu acho que não vai causar mal-estar nenhum, é um evento natural”, afirmou Temer.

O presidente disse ainda que o julgamento evidencia que “as instituições brasileiras estão funcionando com toda tranquilidade” e isso pode dar segurança para potenciais investidores no país. Temer reafirmou que seus encontros no fórum são todos de natureza empresarial e que sua expectativa é que investidores se interessem cada vez mais pelo Brasil.

Michel Temer ressaltou que vai apresentar um “novo Brasil” em seu discurso no evento, além de destacar a agenda de reformas empreendida pelo governo federal. O presidente reforçou a previsão de investimento de R$ 130 bilhões em obras de infraestrutura e a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2,5% este ano. 

Veja Também