Quinta-feira, 28 de março de 2024

Iris afirma já ter nome de líder

Mesmo já tendo escolhido quem será o interlocutor do Paço na Câmara, prefeito afirma não ter pressa em fazer indicação

Postado em: 03-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris afirma já ter nome de líder
Mesmo já tendo escolhido quem será o interlocutor do Paço na Câmara, prefeito afirma não ter pressa em fazer indicação

Venceslau Pimentel

Continua após a publicidade

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), disse ontem que deve indicar nos próximos dias o vereador que escolheu para fazer a interlocução com o Paço, mas não revelou o nome dele. Ele afirmou não ter pressa em indicar um líder por não governar com base no toma lá,dá cá.

“Eu nunca fui um executivo que governa baseado em trocas, faça isso que eu lhe dou aquilo. O meu compromisso é com o povo e o vereador que é comprometido com a mesma causa”, assegurou em entrevista à imprensa na abertura da Frente de Serviços no Conjunto Madre Germana II.

No ano passado, o prefeito sofreu algumas derrotas, com a aprovação de alguns projetos de lei de iniciativa de vereadores, que ele teve que vetar, sob a justificativa de que eram inconstitucionais, ou impetrar ações na Justiça depois da derrubada de vetos. Um dos imbróglios girou em torno de uma proposta do vereador Elias Vaz (PSB), aprovado em plenário, que previa o fim da atualização automática do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Questionado sobre o processo de formação de uma base sólida, na Câmara, para evitar novos contratempos, Iris salientou que esse processo depende das nossas dele como prefeito. “Eu nunca fui um executivo que governa baseado em trocas, faça isso que eu lhe dou aquilo. O meu compromisso é com o povo e o vereador que é comprometido com a mesma causa não causa nenhuma dificuldade”, asseverou.

Para escolher o líder, ele disse ter agido com prudência, porque desconhecia a nova composição da Câmara, que teve a sua legislatura “extraordinariamente renovada”, com 22 vereadores de primeiro mandato. “E também por ter assumido a prefeitura em um momento de dificuldades, principalmente financeiras. Precisava primeiro me inteirar do posicionamento dos parlamentares. Vou chamar a Câmara para grandes projetos”.

Iris assegurou que não sentiu a falta de um líder na Câmara, porque, segundo ele, não tem se furtado em atender a todos os vereadores. “Meu relacionamento com a Câmara foi bom, não tivemos nenhum atrito, vocês não me viram exaltado, eu seu respeitar a figura do vereador. Sei que é a primeira autoridade a ser lembrada pelo cidadão e procuro valorizar o vereador como ele merece”.

Por conta de uma dívida com fornecedores de R$ 600 milhões e um déficit fiscal mensal de R$ 30 milhões, Iris explicou mais uma vez que no primeiro ano de mandato o desafio foi “consertar as finanças”, cortar gastos para aumentar a arrecadação. “Agora, em 2018, vamos partir para grandes projetos com a participação da câmara. Eu precisava conhecer primeiro a Casa. Até então, na minha vida política, não tinha vivenciado uma renovação tão significativa no Legislativo”, reafirmou.

A garantia da governabilidade tem vindo conforme afirmou, da ajuda do povo, cuja aferição tem sido feita através da resposta da população, quando da realização de eventos comorealizado ontem, a Frente de Serviços e os mutirões nos bairros. “A prefeitura se deslocando, buscando os bairros mais afastados, indo para junto do povo para resolver essas questões mais simples, mais rápidas, nos permite estar no meio do povo para sentir, ouvir”.

Com a experiência de ter governado Goiás por dois mandatos e no exercício em seu quarto mandato como prefeito, Iris disse que a tendência do governante é se isolar nos gabinetes e não ouvir as interagir com a sociedade, na busca da resolução de seus problemas. “Quando eu cheguei aqui no Madre Germana, por exemplo, uma senhora veio com uma demanda na área da saúde, e a secretária que estava ao meu lado já veio e a atendeu”.  (*Especial para O Hoje) 

Transporte coletivo vai ter ar condicionado 

O presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo (MDB), disse ontem que recebeu a garantia do presidente do presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Fernando Olinto Meirelles, de os ônibus do transporte coletivo de Goiânia terão ar condicionado em breve. Os dois se encontraram pela manhã na aberturada da frente de serviços da Prefeitura no setor Madre Germana II.

O acordo é resultado de um requerimento feito por Andrey, no ano passado, e era uma das promessas de campanha do vereador. “É com muita satisfação que recebo essa notícia. Estou sempre reivindicando e trabalhando por melhorias no transporte público”, afirmou. “Isso mostra, de fato, a qualidade e o empenho do nosso trabalho, da gestão do prefeito Iris Rezende e do Fernando, na CMTC, para aprimorar o transporte para a nossa população que tanto merece, precisa com urgência e é respeitada por nós”, pontuou. 

Por sua vez, Fernando Meirelles salientou que vai discutir essa questão com o prefeito nos próximos dez dias, para que seja marcada uma data para a implantação do sistema e dar condições para a melhoria dos serviços do transporte coletivo. “A determinação dele (prefeito) é para que priorizemos os usuários do transporte ofertando mais qualidade e dignidade para todos. Com certeza essa gestão dará resposta a isso.”

Em novembro do ano passado, Andrey Azeredo apresentou três requerimentos relativos à instalação de aparelhos de ar condicionado nos ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Os requerimentos foram submetidos aos vereadores e aprovados por unanimidade no Plenário. 

O primeiro requerimento solicitava à Presidência da Casa que requisitasse ao prefeito de Aparecida de Goiânia e presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Gustavo Mendanha (MDB), “medidas suficientes para que todos os veículos destinados ao serviço de transporte público coletivo na Região Metropolitana do Município de Goiânia sejam equipados com aparelhos de ar condicionado”.

O documento justificava a melhoria “para a garantia de melhor eficácia do presente requerimento ressalta-se a necessidade da apresentação de um planejamento objetivo de adequação das frotas contendo as condições, prazos e punições em caso de não cumprimento.”   Os dois outros requerimentos solicitavam que a Câmara comunicasse aos seus destinatários o teor do que foi  enviado ao prefeito Gustavo Mendanha. Um deles foi enviado para o prefeito da Capital, Iris Rezende, e o outro para Fernando Meirelles na CMTC.  

Veja Também