Quinta-feira, 28 de março de 2024

“Deixo o governo, mas não o trabalho”

Governador Marconi Perillo disse ontem que transfere o cargo para Zé Eliton em abril, mais vai continuar defendendo os interesses de Goiás

Postado em: 17-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Deixo o governo, mas não o trabalho”
Governador Marconi Perillo disse ontem que transfere o cargo para Zé Eliton em abril, mais vai continuar defendendo os interesses de Goiás

O governador Marconi Perillo disse que que deixa o governo em 7 de abril, mas não deixará de trabalhar pelos interesses de Goiás. “Eu sou imperativo, gosto de trabalhar e por isso não vou ficar parado. Contem comigo para continuar a defender os interesses de Goiás”, disse. “Antes eu dizia que iria inaugurar obras todos os dias, só parando para descansar no domingo. Agora vou de domingo a domingo, sem parar. São muitas obras até 31 de junho e muitas outras até o final do ano”, informou.

A agenda de Marconi ontem foi marcada pela inauguração de novas obras no Estado.Pela manhã entregou o trecho de 6,5 quilômetros da GO-210, rodovia Elcio José Rodovalho, que liga o município de Davinópolis, Região Sul de Goiás, à divisa com Minas Gerais. “Essa estrada vai transformar Davinópolis em um corredor de progresso. A cidade deixará de ser um cotovelo para se transformar em ponto estratégico na ligação entre Goiás e Minas Gerais”, comentou na solenidade de inauguração.

Para concluir a pavimentação da GO-210 faltavam apenas os 6,5 quilômetros inaugurados ontem. Prometida para o início deste ano, a pavimentação do trecho, que custou R$ 4,3 milhões, dá por cumprida a parte de Goiás na realização do conjunto de obras para consolidar a ligação de Goiás e Minas Gerais pela BR-352 na divisa dos municípios de Davinópolis (GO) e Abadia dos Dourados (MG). Para que o tráfego de veículos seja liberado, falta o encabeçamento da ponte do lado de Minas Gerais, obra que está a cargo do DNIT.

Continua após a publicidade

Com licitação aberta em 26 de julho de 2017, o DNIT já definiu a empreiteira que ficará responsável pela execução da obra de encabeçamento da ponte. Os trabalhos, de acordo com previsão do órgão, deverão ser iniciados após o período chuvoso. Enquanto isso, a travessia entre os dois estados continua a ser feita através de balsa.

Quando for liberada pelo lado de Minas, a nova rota vai diminuir da distância entre Goiânia e Belo Horizonte em cerca de 120 quilômetros. Marconi disse que não se dará por satisfeito enquanto o trabalho não for concluído.”Enquanto essa ligação não estiver completa, não ficarei sossegado”, declarou ao exortar os parlamentares goianos e prefeitos da região que procurem o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para que ele possa verificar a viabilidade jurídica de o Governo Federal transferir para o governo de Goiás a delegação para que a obra seja realizada.

“Não quero ficar esperando o governo federal e nem o de Minas para que esta obra fique pronta. Estou disposto a assumir essa responsabilidade e fazer a obra em tempo recorde. Se isso for possível, se for uma medida legal, eu assumo essa obra e faço essa ligação”, garantiu o governador. 


Presídio em Anápolis vai abrigar 300 presos 

O governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), inaugurou nesta sexta-feira (16), o Presídio Estadual de Anápolis. Com capacidade para receber 300 presos, é a segunda unidade inaugurada neste mês de fevereiro. Na semana passada, o governo estadual já havia inaugurado o presídio de Formosa, que também têm capacidade para abrigar 300 presos.

De acordo com o governador Marconi Perillo, a construção traz novo conceito de engenharia e arquitetura para os presídios e terá papel importante na melhoria do sistema prisional goiano. “Um dos mais modernos do Brasil”, garantiu o governador durante a solenidade. ele destacou que o presídio vai abrigar os presos da cidade e que será de fundamental importância para dar segurança ao sistema prisional.

Em discurso, o vice-governador Zé Eliton lembrou que a medidas tomadas para a melhoria do sistema “é resultado de um conjunto de ações e a convergência dos poderes que demonstram a responsabilidade do estado em atender os anseios da sociedade”.

O diretor-geral da DGAP, coronel Edson Costa, exaltou “a coragem de Goiás em adotar medidas para blindar o estado em tempos difíceis”. Ele disse que o presídio dará as condições de proteger a sociedade “daqueles que se organizam para prejudicar a todos”.

Costa afirmou também que a unidade irá segregar criminosos de alta periculosidade. “Estamos colhendo o fruto de um governo que tem tomado as decisões necessárias para construir um futuro melhor para Goiás”, afirmou.

Estiveram presentes na inauguração, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, e o prefeito de Anápolis, Roberto Naves e Siqueira, entre outras autoridades.


Novos Presídios

O novo presídio de Anápolis tem 6 mil metros quadrados de área edificada, com sala de aula, pátio de sol, área para atendimento psicológico e espiritual, além de galpões e guaritas de segurança. São dois pavilhões de celas cuja capacidade varia de uma a oito vagas, de acordo com a necessidade dos gestores de separar os detentos por nível de periculosidade.

O local tem capacidade para abrigar 300 detentos e envolveu recursos na ordem de R$ 19 milhões. Além de atender às resoluções estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, as instalações seguem padrão internacional e possuem também um módulo para a administração e outro amplo espaço para funcionamento do ambulatório de saúde.

Na última sexta-feira (9), o governo de Goiás entregou o Presídio Estadual de Formosa com a mesma capacidade. Está prevista para ser entregue, ainda no primeiro semestre de 2018, a unidade prisional de Águas Lindas de Goiás também com capacidade para 300 presos. O local já está com cerca de 75% das obras concluídas. 


Ações na segurança se revertem em benefícios, afirma Zé Eliton 

O vice-governador Zé Eliton citou ontem as ações do governo do Estado no setor de segurança, que se reverte em benefícios para a população e o reconhecimento deste trabalho. “Vamos consolidar Goiás como o estado com o maior número de políticas de segurança pública do Brasil”, afirmou, durante solenidade de transmissão do Comando-Geral da Polícia Militar ao coronel Sílvio Vasconcelos. O coronel Divino Alves deixa o cargo.

Zé Eliton disse que o governo vem agindo firme no combate à criminalidade. “Nosso maior objetivo é garantir um futuro cada vez melhor aos goianos”, disse.”Nossas ações são reconhecidas em todo o Brasil, com o aval da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia”, disse, já em Anápolis, na inauguração do novo presídio estadual, com 300 vagas.

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, disse que se sentiu honrado de ver a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, citando seu nome e o do governador Marconi Perillo como “modelos para o país na gestão do Sistema Prisional, o que só foi possível pela união de forças”.

O deputado estadual Carlos Antônio (PSDB) reconheceu “a aproximação” do vice-governador Zé Eliton, que em breve assumira o governo do Estado, com o município de Anápolis, e disse que ele “é reconhecido pela população que se alegra com sua administração, pelos inúmeros benefícios trazidos para a cidade”.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PTB), declarou que é “adepto a mudanças, mas de mudanças para melhor, e nós já temos o melhor em Goiás”, ao comentar a gestão de Marconi e a sintonia dele com o vice-governador Zé Eliton, que, segundo Naves, tem demonstrado ser leal e parceiro qualificado na condução do governo.


Gestou moderno

O governador Marconi Perillo também foi lembrado pelas autoridades presentes como um gestor moderno, arrojado e com foco no futuro que já é realidade em Goiás. “Anápolis era uma antes e hoje é outra infinitamente melhor depois dos governos de Marconi”, reconheceu o prefeito de Anápolis.

O governador revelou que voltará a Anápolis, no mínimo mais quatro vezes, até abril, para inaugurar obras estruturantes, como “o Sistema Piancó e o Capivari” – que vão garantir água para a região pelos próximos 30 anos – “o Centro de Convenções, o Aeroporto de Cargas, a Plataforma Logística e a ampliação do Hospital de Urgências”. 

Veja Também