Fórum discute uso de energia solar em Goiânia

Um dos pontos debatidos foi a municipalização do programa Goiás Solar, para facilitar a implantação e o aumento do uso de energia renovável no Estado

Postado em: 23-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Fórum discute uso de  energia solar em Goiânia
Um dos pontos debatidos foi a municipalização do programa Goiás Solar, para facilitar a implantação e o aumento do uso de energia renovável no Estado

O incentivo no uso de energia solar em Goiânia foi discutido ontem em reunião do Fórum Permanente de Energia, realizada no Ministério Público do Estado. Entre os pontos debatidos estavam o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e a municipalização do programa Goiás Solar, o que facilitará a implantação e o aumento de unidades consumidoras de energia renovável em Goiás. Uma das sugestões apresentadas foi a de ampliar o desconto dado no IPTU Verde aos usuários, com o intuito de incentivar a participação no programa.

Presidente do Fórum e da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa o deputado Simeyzon Silveira afirmou que a discussão sobre energias limpas vem se tornando cada dia mais fundamental para Goiás.“Acredito que Goiás está se tornando protagonista na utilização de energia sustentável no Brasil”, frisou Simeyzon, que destacou o trabalho da Assembleia, do governo estadual e de diversos órgãos interessados nessa questão.

O Fórum do Setor Energético conta com a participação permanente do governo do Estado, da Prefeitura de Goiânia, de entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, de instituições de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada.

Continua após a publicidade


A reunião

Benedito Torres Neto, procurador-geral de Justiça, e Delson Leone Júnior, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo elogiaram o trabalho realizado pelo Fórum Permanente de Energia.Destacaram ainda a importância da integração de políticas públicas para as energias renováveis em Goiás.

Novo presidente da Agehab,Cleomar Dutra afirmou que dará continuidade aos programas que colocam energia fotovoltaica em habitações populares através do Cheque-Moradia.João Ricardo Raiser, gerente de Recursos Hídricos da Secima, explicou a “Gestão e o Plano Estadual de Recursos Hídricos”, aprovado em 2016. O plano é um estudo completo sobre o uso múltiplo das águas no nosso Estado, tanto para o sustento humano, quanto para irrigação e fornecimento de energia.

Pedro Baima, analista da Amma, falou sobre a o programa “Goiânia Solar”, que trata sobre a municipalização do programa Goiás Solar em Goiânia, e que poderá servir de modelo para todos outros municípios. 

Veja Também