Iris recebe prefeitos caiadistas

Grupo não quis manifestar preferência, mas movimento foi uma espécie de contraponto a reunião semelhante realizada por aliados de Daniel Vilela

Postado em: 23-02-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris recebe prefeitos caiadistas
Grupo não quis manifestar preferência, mas movimento foi uma espécie de contraponto a reunião semelhante realizada por aliados de Daniel Vilela

Lucas de Godoi*

Continua após a publicidade

Prefeitos emedebistas que apoiam a candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM) ao governo do Estadoforam recebidos pelo prefeito Iris Rezende na manhã desta quinta-feira (22). A ação foi um movimento parecido ao que realizado por grupo de prefeitos liderados pelo ex-governador Agenor Rezende, que foi a Iris pedir alinhado ao projeto do deputado Federal Daniel Vilela (MDB).

A visita encabeçada pelo prefeito de Catalão, Adib Elias, ocorreu no Paço Municipal e contou também com as presenças deRenato de Castro (Goianésia), Ernesto Roller (Formosa), Paulo do Vale (Rio Verde) e Fausto Mariano (Turvânia), além dos ex-presidentes do partido Nailton Oliveira, Samuel Belchior e Luiz Soyer. O deputado José Nelto e os ex-deputados José Essado também participaram da conversa. Ronaldo Caiado não participou do encontro.

No fim do encontro, Adib falou sobre a disposição por um lado específico, sem mencionar quem apoia, mas lembrou que o partido precisa seguir unido para ter chance de sucesso. Ele acredita em um posicionamento partidário unificado e afirma que Iris é quem pode concentrar. “Esse grupo tem uma posição, mas nós queremos um acordo entre as candidaturas, temos que chegar a conclusão de que precisamos caminhar juntos para tentar ganhar a eleição no primeiro turno”, disse o prefeito de Catalão.

“Nós estamos trabalhando nesse projeto de oposição unida há seis meses. O que fomos discutir foi qual o método que será utilizado para escolher um candidato, se vai ser uma pesquisa, o tempo de TV, o número de partidos que apoiam”, falou Adib Elias.

Iris Rezende defendeu no início da semana o lançamento de candidatura própria do partido, ao participar da inauguração das reformas no Diretório Estadual do MDB. Anteriormente, desde avisita de lideranças pró-Daniel Vilela, o prefeito vinhasinalizando a importância de unir a oposição em prol de um projeto único e sólido. “Eu disse que estou esperando que os pré-candidatos se entendam. Foi apenas isso. Foi mais uma visita de cordialidade”, afirmou à época sobre a visita. Mas frisou que caso não houvesse entendimento entre eles, apoiaria Daniel Vilela na disputa. “Se não houver entendimento, é claro que vou apoiar o candidato do meu partido”, garantiu.

Algumas lideranças esperam que Iris promova um encontro com os pré-candidatos, em um momento oportuno, para discutir a possível formação de uma chapa única.  É consenso entre o grupo que a unidade atrairia novos aliados e ajudaria a ampliar a aliança.  

Maguito quer partidos de oposição unidos 

Quem também tem falado em união das oposições é o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, pai de Daniel, que chegou a sugerir uma aliança com o Democratas de Ronaldo Caiado. “Se fala tanto em união das oposições, então por que não unir MDB, DEM e PT e todos os partidos que estão na oposição?”, sugeriu em entrevista ao programa Polithéia, na Fonte TV, no domingo, 18. Anteriormente, em discurso na entrega da reforma do novo diretório do MDB, o ex-prefeito de Aparecida já tinha defendido a chapa própria.  “O partido que tem o maior líder, a prefeitura da capital, da segunda maior cidade de Goiás (Aparecida de Goiânia, com 542 mil habitantes), prefeitos e prefeitas do melhor quilate político e nível administrativo, esse partido não pode se acovardar no momento mais crítico do nosso Estado”.

“Agora, se for fazer alianças, temos que fazer algo justo. O MDB tem história, militância na maioria dos municípios goianos, administra as duas maiores cidades do estado e as principais cidades polos e tem um pré-candidato a governador preparado. Então, o justo é o maior partido receber o apoio do menor e não o contrário”, alfinetou Maguito, fazendo referência à base de apoiode Caiado. 

O que já era esperado, “Iris ouviu todos os prefeitos e nossa principal demanda é realmente pacificar e unir o MDB em Goiás. A preocupação também não é só ganhar, mas com a situação atual do Estado”, disse José Nelto, líder da oposição na Assembleia Legislativa. “Temos dois bons nomes, respeitados, Daniel Vilela e Ronaldo Caiado, ambos gozam da admiração do MDB, mas precisamos afunilar”, disse Nelto. 

A ideia é contar com a perspicácia e experiência de Iris Rezende para arbitrar o processo de escolha. Mas o prefeito assumiu uma postura de não polemizar até o momento. “Nunca me omiti e podem contar comigo como conselheiro. Mas não esqueçam que minha prioridade é a gestão de Goiânia”, disse o prefeito. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também