Quinta-feira, 28 de março de 2024

Ala do MDB faz ato pró-Caiado

Movimento que será realizado hoje na Assembleia é coordenado por quatro prefeitos do partido e pelo deputado estadual José Nelto

Postado em: 20-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ala do MDB faz ato pró-Caiado
Movimento que será realizado hoje na Assembleia é coordenado por quatro prefeitos do partido e pelo deputado estadual José Nelto

Venceslau Pimentel*

Continua após a publicidade

A ala do MDB que simpatiza com a pré-candidatura de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo do Estado vai oficializar hoje o apoio ao senador, em evento na Assembleia Legislativa, marcado para as 9 horas.O movimento é coordenado pelos prefeitos Ernesto Roller, da Formosa; Adib Elias, de Catalão; Paulo do Vale, de Rio Verde; e Renato de Castro, de Goianésia, que ganhou reforço com a adesão do deputado José Nelto, líder da bancada do partido na Assembleia legislativa.

Ontem, Nelto reforçou o convite à imprensa, anunciando ainda a presença no ato do prefeito de Turvânia, Fausto Mariano;do ex-vereador de Anápolis, Eli Rosa; e do ex-deputado José Essado, todos do MDB.

O ato acontece dois dias após a reunião promovida pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, com Caiado e o deputado federal e presidente do diretório do MDB, deputado Daniel Vilela, na tentativa de um acordo entre os dois pré-candidatos. Não houve consenso, já que nenhum deles abriu mão da postulação.

Ficou acordado que os três se reuniriam mais adiante, tendo à mesa um quadro do processo sucessório mais claro, baseado, também, por pesquisas de intenção de voto. Mas ao que tudo indica, um acordo entre o democrata e o emedebista só deve acontecer num eventual segundo turno, caso um deles fique fora da disputa.

Em entrevista à rádio CBN, Daniel Vilela foi cauteloso em relação ao movimento pró-Caiado. Disse que, como dirigente partidário, prefere se posicionar sobre o assunto após o ato de hoje. Segundo ele, é a Executiva do partido quem deve se posicionar sobre o assunto, deixando claro que não se trata de uma decisão unilateral.

O parlamentar afirmou que tem recebido o apoio da maioria dos prefeitos e lideranças do partido, mas não se furtou em comentar o apoio de alguns deles a Caiado. “Aqueles que queiram se manifestar, podem fazer, mas a decisão de ter candidato vem da escolha majoritária do MDB. E para a escolha de um nome será da mesma forma, ou seja, respeitando a decisão da maioria”, pontuou.

Daniel voltou a salientar que o partido decidiu, em encontros regionais realizados em 2017, pelo lançamento de candidatura própria. “Sobre os nomes de pré-candidatos do partido, basta que estejam aptos e com a disposição. Hoje temos o nosso nome, mas outros podem se apresentar, se assim quiserem. O que fazemos neste momento é a construção de uma aliança para ampliar a força para além do partido”. 

Vice-prefeito declara apoio a democrata 

O presidente regional do Democratas,Ronaldo Caiado, recebeu ontem mais um apoio emblemático à sua pré-candidatura ao governo de Goiás. O vice-prefeito de Posse, Minguito Valente (PP), da terra do vice-governador José Eliton (PSDB), veio a Goiânia declarar apoio ao democrata. Minguito Valente veio acompanhado de sua mulher, Solange Valente (PDT), que já foi vereadora por quatro mandatos e também compôs junto com o marido a base do governo estadual.

“A nossa saída da base governista é consequência do nosso rompimento político com o prefeito de Posse, Wilton Barbosa, em virtude de sucessivos atos de descompromisso conosco e com a população de Posse. O vice-governador José Eliton é primo e correligionário do prefeito Wilton e, consequentemente, não há mais possibilidade de mantermos qualquer aliança política”, justificou.

Durante o encontro, Minguito Valente fez questão de ressaltar as qualidades que o fizeram se aproximar do parlamentar. “O senador Ronaldo Caiado tem o perfil ideal para chefiar o Executivo estadual a partir do próximo ano. Tem um histórico ilibado diante de diversos anos de vida pública, como deputado federal e agora como senador. Possui credibilidade em todo o País, e sabe valorizar seus companheiros”, elogiou.

O pepista destacou ainda consonância com o projeto do democrata para o Estado. “Ronaldo Caiado nos mostrou um projeto extraordinário para a nossa região, que precisa de atenção e cuidados especiais por parte do governo do Estado. Ele pretende implantar uma gestão participativa de todas as regiões, aplicando os recursos na medida das necessidades de cada uma delas. Ele conhece as demandas, sobretudo de saúde e emprego, e juntos faremos projetos estruturantes que mudarão a realidade de Posse e região”, assegurou.

Quem também acompanhou esta mobilização deontem foi o vice-prefeito de Palmeiras de Goiás, Ailton Terra Nova, recentemente filiado ao Democratas depois de deixar o PSDB. Palmeiras é reduto eleitoral do governador Marconi Perillo (PSDB), que passou boa parte de sua juventude no município.

Ao final do encontro, o senador comemorou mais este apoio importante neste momento político. “Acabo de receber o apoio de pessoas importantíssimas do Nordeste goiano: o vice-prefeito da cidade de Posse, que é uma liderança reconhecida, e a nossa querida Solange, a sua esposa, que tanto trabalho tem feito naquele município. Eles me pediram que tenha uma atenção voltada para a região mais sofrida desse Estado, que é o Nordeste”, contou. 

Deputado diz que conversa com PP e PSD avançou 

Sobre alianças, Daniel Vilela disse que tem mantido diálogo com todos os partidos, com exceção do PSDB. Em relação ao PP do senador Wilder Morais e o PSD de Vilmar Rocha, assegurou que as conversações têm avançado. Para ele, uma aliança pode ser selada, considerando, também, demandas e situações em âmbito nacional.

“Temos conversado muito com o PP e as negociações estão avançadas. A aliança nacional do MDB com o PP facilita muito este nosso diálogo. Temos um espaço para o Senado destinado ao PP, que hoje tem o senador Wilder Morais como postulante, e temos condições favoráveis para facilitar a eleição dos deputados federais e estaduais do partido”, acena.

Para Daniel, a articulação visa construir uma aliança para ampliar a força para além do partido. “Vemos que alguns partidos expressivos desejam construir uma aliança de oposição liderada pelo MDB”, sustenta. A reportagem tentou entrar em contato com o senador Ronaldo Caiado para comentar o ato de apoio à sua pré-candidatura, mas não obteve retorno.No sábado, ele agradeceu, via sua conta no Twitter, “aos amigos do MDB pela recepção” em Goiatuba. Os deputados José Nelto e Bruno Peixoto fizeram parte da comitiva do senador. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também