Podemos vai apoiar Caiado

Adesão à pré-candidatura do senador democrata ao governo de Goiás foi anunciada ontem em evento com lideranças do partido

Postado em: 03-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Podemos vai apoiar Caiado
Adesão à pré-candidatura do senador democrata ao governo de Goiás foi anunciada ontem em evento com lideranças do partido

Venceslau Pimentel*

Continua após a publicidade

Com o aval do senador e pré-candidato à Presidência da República Álvaro Dias, o diretório estadual do Podemos anunciou ontem, oficialmente, apoio à pré-candidatura do senador Ronaldo Caiado (Democratas) ao governo de Goiás. Com a adesão, Caiado já contabiliza dez partidos para formatação de uma aliança, nas convenções partidárias.

O ato de apoio aconteceu no escritório político do democrata, quando o presidente do diretório estadual do Podemos, Sandro Rezende, hipotecou apoio a ele, na presença de presidentes de legendas que integram a frente Unidos para Mudar Goiás, dentre eles, PPL, PSDC, PSC, PMN, PMB, Patriotas, PTC e PRTB. Três emedebistas prestigiaram o evento: os ex-prefeitos José Essado (Inhumas) e Luiz Juvêncio (Guapó), e o suplente de senador Luiz Carlos do Carmo.

“Hoje a ampla maioria dos partidos de oposição está alinhada conosco”, disse Caiado, informando que há avanços nas conversações com partidos, no sentido de unir as oposições em torno desse projeto político. Ele citou avanços positivos em diálogos com lideranças e representantes do PRP e PHS, além do MDB.

Ao destacar a importância do apoio do Podemos, Caiado assegurou que, junto com os demais partidos do grupo, vem sendo construída a unidade das oposições, “lutando para que aquele candidato com as melhores condições tenha capacidade de se colocar com seus projetos e suas ideias”. Para ele, tem que se ter a responsabilidade de transformar para melhor a vida dos goianos. “Queremos que Goiás seja referência nacional na prática da boa política. Essa é a nossa luta”.

Sandro Resende disse em discurso que o Podemos se integra à frente Unidos para Mudar, lembrando que o partido conta com 20 deputados federais. “Seremos como qualquer partido aqui. Esta campanha precisa ter mais soldados que generais. Soldados combativos”, pontuou. “Hoje a candidatura de Ronaldo Caiado ultrapassa até mesmo ele. Ela representa a quebra da polarização em Goiás, que serviu para os interesses de A ou de B, mas não aos interesses de Goiás”.

Assim como Caiado, Rezende disse que o partido também se empenhará no trabalho de união das oposições, para tentar derrotar o candidato governista, que, segundo ele, se beneficiará da máquina estatal. “Se pudéssemos nos transformar em fiscais a eleição estava ganha. Basta que a máquina pública não seja usada”, disse. “Essa eleição vai ser dura. Índices eleitorais significam que temos um bom candidato, mas temos de trabalhar diuturnamente pela vitória”.

Por fim, Sandro Resende relatou que o partido que dirige sofreu assedio, inclusive com ameaça de destituição de seu comando em Goiás, mas que contou com o apoio de Caiado e do deputado federal e presidente do MDB, Daniel Vilela. “O Podemos é um partido independente e que acredita que política se faz passo a passo, dialogando”, disse. Nas eleições estaduais de 2014, o Partido Nacional Trabalhista (PTN), agora Podemos, apoiou Iris Rezende (MDB) na disputa pelo governo do Estado; e em 2016, fechou aliança com o Delegado Waldir (PSL), na época filiado ao PR, como candidato a prefeito de Goiânia.   

Na quarta-feira, o deputado estadual José Nelto assina filiação ao Podemos, deixando assim as fileiras do MDB. O ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, presidente do PSB em Goiânia, e o vereador Jorge Kajuru, devem seguir o mesmo caminho de Nelto.

Palanque 

Apesar do aval do senador Álvaro Dias, ele não tem a garantia, por enquanto, de que Caiado montará palanque para ele em Goiás. O senador democrata disse que é preciso esperar pelas convenções para a tomada de qualquer decisão. Até porque o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é pré-candidato à Presidência da República.

Mesmo assim, Álvaro Dias não deixou de comentar, pelas redes sociais, a decisão do Podemos de apoiar Caiado. “É uma honra apoiar Ronaldo Caiado. O Podemos fez a melhor escolha, pensando em Goiás e no País”. (*Especial para O Hoje) 

Rede discute aliança com Daniel Vilela 

Lideranças do partido Rede Sustentabilidade, sigla da ex-senadora Marina Silva, se reuniram ontem com o pré-candidato do MDB ao governo do estado, deputado federal Daniel Vilela. No encontro os representantes do partido sinalizaram um possível apoio a Daniel. A decisão vai contra as deliberações das últimas eleições municipais, quando a Rede Sustentabilidade apoiou no segundo turno o oponente do candidato do MDB. 

Para a porta-voz da Rede em Goiás, a professora Eva Cordeiro, os partidos têm propostas em comum para gerir o estado. “O projeto de Goiás que a Rede quer possui convergência com as propostas que Daniel Vilela vai apresentar. Continuaremos dialogando com ele e discutindo, no âmbito do partido, a possibilidade de caminharmos juntos”, falou. Além dela, participaram da reunião no escritório político de Daniel Vilela o ex-vereador Djalma Araújo e o membro do diretório estadual Danilo Boaventura.

Já para o deputado, a aliança entre os dois partidos em Goiás é facilitada pela convergência de ideias em defesa de práticas políticas mais contemporâneas. “Estamos construindo um projeto que promova a renovação política e administrativa no nosso Estado, antagônico ao modelo praticado pelo atual governo, e a Rede defende bandeiras como as nossas. O caminho está aberto para uma aliança eleitoral e diversas lideranças expressivas do partido, como Djalma Araújo e o porta-voz Aguimar Jesuíno, já manifestaram interesse em contribuir com este projeto”, afirmou Daniel Vilela.

A semana começou movimentada para Daniel. Além de lideranças da Rede, o pré-candidato também recebeu visitas do senador Wilder Morais (PP), do deputado estadual Simeyzon (PSC), do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), além de lideranças do PHS e outros aliados. A visita mais emblemática é a de Wilder, que tem discutido eventual apoio a Daniel.  (Lucas de Godoi, especial para O Hoje) 

Veja Também