Eliton: “foco é a austeridade fiscal”

Governador diz que pela própria dinâmica social, o Estado tem a possibilidade de avançar em políticas públicas

Postado em: 09-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Eliton: “foco é a austeridade fiscal”
Governador diz que pela própria dinâmica social, o Estado tem a possibilidade de avançar em políticas públicas

Austeridade fiscal e foco na pessoa humana. Esta foi a tônica da primeira reunião de trabalho do governador José Eliton com os secretários de Estado, presidentes de autarquias e demais auxiliares, ontem à tarde, 10º andar do Palácio Pedro Ludovico. Do portfólio de ações prioritárias, o foco é saúde, educação e segurança pública, mobilidade urbana e gestão hídrica. “Pela própria dinâmica social, temos a possibilidade de avançar em políticas públicas”, disse Eliton. Segundo reforçou, “este é um governo de continuidade, sem continuísmo, com o olhar adiante”. 

Durante a reunião com o governador, os novos auxiliares se apresentaram e destacaram aspectos relativos às respectivas áreas. “A atividade fiscal será uma agenda perene”, lembrou José Eliton ao pedir a atenção de todos para a austeridade necessária nos gastos de custeio e pessoal.

Continua após a publicidade

Eliton pontuou ações nas áreas de saúde, educação, segurança e transportes, pedindo que todos trabalhem “com determinação, para que o estado continue avançando; vamos preservar o legado, mas não podemos ficar com os olhos voltados para o passado”. 

De acordo com o secretário-chefe de Assuntos Estratégicos, Ricardo Balestreri, esta foi uma reunião de orientação em que o governador deixou claro que todos os projetos em andamento terão continuidade, mas que o governo adotará um processo próprio de implementação dessas ações. “Vamos continuar o que está sendo feito, mas em ritmo acelerado, principalmente nos aspectos que demandam altas necessidades da população, como transporte, gestão hídrica, saúde, educação e segurança”, disse.

Segundo ressaltou, a reunião foi participativa, de um “governo com uma cara só”, em que os secretários se manifestaram com entusiasmo para consecução dos programas. “Começamos bem o domingo, com muito trabalho, muita objetividade, pensando sempre em governar bem, responsavelmente, dentro dos aspectos legais, com muita pressa, porque a população tem pressa”, declarou Balestreri. 

O secretário de Assuntos Estratégicos informou que o governador anunciará em breve fortes medidas de impacto para melhorar a utilização dos terminais de transporte coletivo na capital, mais precisamente no eixo Anhanguera, além de outras para a educação e saúde, como terceiro turno para atendimento. Mais policiamento nos terminais visam aumentar a sensação de segurança, mais policiamento nas ruas e processos para melhorar a gestão hídrica no estado também estão em pauta.

O secretário de Governo, João Furtado, disse, ao sair da reunião com o governador José Eliton, que tudo o que foi planejado para o estado de Goiás em 2014 será cumprido, além do programa Goiás na Frente e do Goiás na Frente Terceiro Setor-Social. “Vamos dar continuidade às ações que estamos desenvolvendo em todos os municípios, agora com as diretrizes do governador José Eliton, que pediu austeridade fiscal e foco na pessoa humana”, destacou. 

Segundo João Furtado, “as ações dos programas sociais também serão objetivadas para dar mais condições ao cidadão goiano, além de novidades que virão em auxílio e apoio à melhoria de vida da população”. Quanto aos convênios com os municípios, dentro do Goiás na Frente, o secretário reforçou que este é “um governo para todos os goianos”. Segundo ele, “os programas da Secretaria de Governo serão oferecidos a todos os municípios”. Afirma, ainda que “este é um governo democrático, que se relaciona com todos os prefeitos, para que todas essas parcerias sejam implementadas em favor dos goianos”, finaliza.  

“Nossa missão é em favor de Goiás e dos goianos”  

Em ato realizado ontem pela manhã, no Itego em Artes Basileu Franças, o governador Zé Eliton (PSDB) empossou 15 novos auxiliares do primeiro escalão, e enfatizou que a sua gestão deve ser focada no ser humano e na sensibilidade de ouvir as demandas do povo. “É nossa obrigação e meta o foco no ser humano, no cidadão e na melhoria de vida das pessoas. Peço a cada secretário que tenham sensibilidade com as pessoas, com os mais simples. Sensibilidade de ouvir de ouvir as demandas de todos”, pontuou, para alertar. “Estejam sempre atentos ao clamor popular”. 

De igual forma, ele afirmou que as demandas dos deputados também devem ser ouvidas com atenção e respeito, por eles representarem cada cidadão do Estado. Em falar à sua equipe, disse que a prioridade é manter a saúde financeira do Estado e garantir a execução do plano de governo que foi apresentado aos goianos em 2014, durante a campanha eleitoral. Segundo ele, 97% das metas já estão sendo cumpridas ou em fase de execução. 

“É importante ter um documento norteador das ações. Já garantimos 97% entre metas cumpridas e em execução, e o objetivo é cumpri-lo por inteiro; mostrar que é possível ter planejamento, apresentar propostas reais e cumprir essas propostas”, pontuou. “Nossa missão é em favor de Goiás e dos goianos. Os desafios mais difíceis são importantes para serem superados. Goiás não espera de nós senão a garantia das conquistas do governo e o avanço contínuo”, disse. 

Ao discursar no evento em nome dos empossado o novo chefe da Casa Civil, Fernando Tibúrcio disse que a equipe de governo terá a missão de garantir o aprimoramento das conquistas alcançadas nas gestões do ex-governador Marconi Perillo (PSDB). 

“Explicitamos o nosso compromisso de trabalhar incansavelmente para aprimorarmos as conquistas alcançadas nas últimas décadas, movidos pelo compromisso de escrever a história de um novo Tempo Novo para Goiás. Um Goiás que foi reinventado e emergiu para o Brasil. Que mudou a sua vocação e passou a ser um dos polos industriais mais importantes do País. Nosso compromisso é inteiro com esse governo”, disse.  

NOVA EQUIPE 

SECRETARIA DE ESTADO DA CASA CIVIL

Fernando Tibúrcio Peña

Formando em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), fez carreira como advogado do setor empresarial e desde 2004 integrava a sociedade de advogados Fernando Tibúrcio Advogados, com sede em Brasília. Coordenou a histórica viagem de senadores brasileiros a Caracas no ano de 2015 e é reconhecido e respeitado por sua atuação em defesa dos direitos humanos.

SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO (SEGOV)

João Furtado de Mendonça Neto

É formando em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduado em Direito das Obrigações pela instituição. Procurador de carreira do Estado de Goiás, chefiou a Procuradoria Geral, foi chefe de Gabiente do Governador, secretário de Estado de Segurança Pública, presidente do Detran e secretário de Estado da Fazenda.

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA (SEFAZ)

Manoel Xavier Ferreira Filho

Administrador de empresas, era presidente do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran). Formado em Administração pela Unicamp, é pós-graduado em Administração Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e em Treinamento e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Holística do Distrito Federal. Cursou mestrado em Gestão da Qualidade Total na Universidade Estadual de Campinas. Foi superintendente de Gestão e Planejamento da Segplan, superintendente-executivo nas Secretarias de Estado de Planejamento, Educação e Saúde. Foi presidente da extinta Aganp, incorporada à Segplan. Foi diretor-superintendente do Sebrae Goiás de janeiro de 2011 a dezembro de 2014.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SED)

Leandro Ribeiro da Silva

Vereador pelo município de Anápolis, é especialista em Gestão e Logística e acadêmico do curso de Direito na Faculdade Fama. Era gestor da LR Transportes, empresa líder no segmento de seguros de cargas no Estado.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE (SEDUCE)

Marcos das Neves (Interino)

Sanitarista, biólogo, especializado em gestão educacional e gestão de conteúdo curricular. É professor desde os 18 anos, fundador e gestor de escola cujo método de ensino foi adotado pelas editoras Saraiva e Ática e por mais de 70 escolas no País. 

SECRETARIA DE ESTADO CIDADÃ

Murilo Mendonça Barra

É graduado em Geoprocessamento, técnico em Agroimensura pelo IFG Goiás e mestrando em Planejamento e Desenvolvimento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goias (PUC-GO). Trabalho em Furnas Centrais Elétricas, na Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), onde é técnico concursado, e desde 2011 integrava a equipe da Agência Goiana de Habitação (Agehab).

SECRETARIA DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Carlos Alberto Lereia

Foi deputado federal por três mandatos (2002-2010) e deputado estadual por Goiás (1991-2003). Radialista, foi diretor-geral da Rádio Brasil Central e presidente da Agência Brasil Central (ABC).

SECRETARIA DE ESTADO DA CASA MILITAR

Coronel Divino Alves

Coronel pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), ocupou por mais de dois anos o cargo de Comandante do Policiamento da Capital (CPC) e já esteve à frente de mais de 11 departamentos da corporação no Estado, entre eles o Regime da Polícia Montada (RPMont) da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Mineiros. Liderou o 3º Comando Regional da PMGO de Anápolis, foi comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Iporá e atualmente era Comandante-Geral da corporação no Estado.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO (PGE)

Luiz César Kimura

Bacharel em Direito pela Universidade de Toledo, é especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Procurador de carreira do Estado de Goiás desde 2001, foi chefe de Advocacia Setorial de diversas secretarias de Estado e atualmente estava lotado na Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento. 

CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO

Tito Amaral

Membro do Ministério Público do Estado de Goiás desde 1995 e promotor de Justiça de entrância final e titular da 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuou nos 1º e 2º Tribunais do Júri de Goiânia (2005/2011), nas Comarcas de Formoso, Posse e Anicuns (1995/1997) e nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais de Goiânia (2007/2009). Coordenou o Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial (1998) e fez acompanhamento legislativo no Senado Federal (2003/2011) por designação da Procuradoria-Geral de Justiça de Goiás.

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO

Flávio Murilo

É engenheiro civil e ex-superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Foi diretor de Obras Obras Rodoviárias da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) em 2011. É Formando em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

GOIÁS FOMENTO

Adauto Barbosa

Bacharel em Economia, é servidor de carreira da Caixa Econômica Federal. Era Controlador-Geral do Estado de Goiás desde 2013. No Governo de Goiás também integrou as equipes das Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e de Gestão e Planejamento (Segplan).

METROBUS

Daniela Machado Malaspina Lima

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG), fez MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Gestão de Negócios e Entrega de Resultados. Atualmente, era diretora da MLima Empreendimentos Imobiliários Ltda.

GOIÁS PARCERIAS

Afrânio Cotrim Júnior

Formado em Direito, é especialista em Direito Eleitoral. Foi Chefe da Assessoria de Apoio Jurídico do Governo de Goiás, assessor especial no Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e chefe da Assessoria de Apoio Técnico e Jurídico da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). É sócio do escritório de advocacia Cotrim e Advogados Associados.

IPASGO

José Carlos Siqueira

É formado em Direito, com pós-graduação em Direito Comercial e Administração Pública. Foi professor, delegado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e consultor jurídico e de orçamento. 

Veja Também