Plataforma digital Opine aproxima Legislativo do cidadão

O Opine Cidadão é uma ferramenta que permite às pessoas manifestar suas opiniões sobre projetos e demais processos da Assembleia

Postado em: 25-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Plataforma digital Opine aproxima  Legislativo do cidadão
O Opine Cidadão é uma ferramenta que permite às pessoas manifestar suas opiniões sobre projetos e demais processos da Assembleia

Rafael Oliveira*

Continua após a publicidade

Criada em outubro de 2016, a plataforma digital Opine Cidadão, da Assembleia Legislativa de Goiás, tem cumprido o papel de atrair as pessoas para participar do processo legislativo. Vinculado ao site da Alego, o Opine Cidadão registrou média de 600 novos usuários por mês de janeiro a maio deste ano. Em um ano, foram 21.516 usuários.

Segundo o presidente da Casa, José Vitti (PSDB), a ferramenta tem cumprido sua função de aproximar a população goiana aos trabalhados realizados no parlamento. A plataforma digital permite ao usuário manifestar sua posição favorável ou contrária sobre qualquer processo Legislativo em tramitação. 

A plataforma digital registrou 808.686 páginas visualizadas, desde o seu lançamento, em 18 de outubro de 2016. Neste mesmo período, o Portal da Casa obteve dois milhões de páginas visualizadas, ou seja, a plataforma foi responsável por 39,9% destes acessos.

As inscrições feitas partiram de 782 municípios de todo o País, a maior parte situada em Goiás. A maioria, um total de 5.719, foi feita por cidadãos de Goiânia; 518 de Aparecida de Goiânia; 425 de Anápolis; 304 de Brasília, Capital Federal; 239 de Luziânia; 193 de Rio Verde; 130 de Goianésia; 120 de Caldas Novas; além de outras cidades.

Houve cadastramento de usuários em todas as regiões do Brasil, como nos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Pará, Tocantins, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

Mais votadas

O último recurso adicionado à plataforma foi uma aba com acesso aos 12 projetos de lei mais votados pelo público . Atualmente,  cinco proposituras estão no ranking, A mais votada é do deputado Simeyzon Silveira (PSD), que ocupa a primeira posição, com 3.785 votos.

Na perspectiva do deputado Simeyzon , o Opine Cidadão é um dos mecanismos mais eficazes para aproximar os projetos de lei em tramitação à opinião popular. “Sempre defendi que o Legislativo tem que trabalhar consultando a sociedade civil , entidades de classe e universidades. É uma ferramenta que traz segurança para nós aprovarmos matérias que estão em sintonia com as políticas públicas esperadas pela sociedade”, explicou. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também