Quinta-feira, 28 de março de 2024

Curso a distância da UEG vai atender 45 mil alunos

O programa de ensino à Distância é fruto de intercâmbios feitos pelo governador José Eliton com o governo de São Paulo

Postado em: 15-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Curso a distância da UEG vai atender 45 mil alunos
O programa de ensino à Distância é fruto de intercâmbios feitos pelo governador José Eliton com o governo de São Paulo

O governador José Eliton (PSDB) lançou ontem, no Centro de Convenções de Anápolis, o UEG em Rede, programa que tem por objetivo oferecer cursos de EaD (Ensino a Distância) em todos os municípios goianos, “visando universalizar a educação superior pública, gratuita e de qualidade”, como apresenta na justificativa.

“É dever do Estado dar a todos o acesso à formação superior”, disse o governador, para quem cabe ao governo “fazer justiça  com milhares de jovens que não têm onde fazer um curso superior”. Lembrou que em São Paulo, de onde veio a inspiração para o programa, mais de 400 mil alunos são beneficiados e que “em Goiás esse desafio será atingido”. Lembrou ainda que a UEG em Rede é praticamente uma nova universidade que está sendo erguida em Goiás, proporcionando acesso à escolarização superior a quem ainda não teve condições de freqüentar uma universidade em espaço físico. Para ele, fazer isso nesse curto espaço de praticamente dois meses de governo é muito gratificante.

Continua após a publicidade

“Vamos começar com cerca de 11 mil alunos atendidos para chegarmos, em 2022, a 45 mil vagas. Vamos dar oportunidade a quem mais precisa. Quem tem dinheiro sai de longe e faz curso superior, quem não tem fica condenado à falta de oportunidade na vida”, acentuou.

Haroldo Reimer, reitor da Universidade Estadual de Goiás, declarou que o “programa é a concepção visionária do governador José Eliton, trazida a partir do intercâmbio de boas práticas com o governo de São Paulo”. Ele lembrou que as três grandes universidades paulistas – USP, Unicamp e Unesp – criaram a Universidade Virtual de São Paulo e que Goiás está em processo de estabelecer, na prática, essa parceria, agregando valor àquilo que já está sendo feito em parceria com a Universidade Aberta do Brasil.

“O programa UEG em Rede é uma porta aberta de possibilidades aos municípios. O governo, além dos recursos repassados à UEG, aportará recursos extraordinários para o programa, contando também com a ajuda dos prefeitos na concessão de salas, tutores, bibliotecas etc”,  salientou.

Reimer declarou ainda que o governador José Eliton dá continuidade ao que foi colocado no início da UEG, que é a criação de uma universidade pública, gratuita e de qualidade e que será sempre instrumento de acesso ao ensino e de transformação de sonhos em realidade.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, comemorou as conquistas do chamado Tempo Novo, instituído em Goiás a partir da primeira eleição do ex-governador, Marconi Perillo. Para ele, “o novo sistema de governo transformou Anápolis, deu vida e valorizou as nossas pessoas”.

Ao referir-se ao governador José Eliton, disse que ele representa hoje “o novo Tempo Novo”. Ele considera que “fundar a UEG foi importante, abrir polos nos quatro cantos do Estado, também foi importante. Só que o Novo Tempo Novo levará educação para dentro das casas. O Novo Tempo Novo aproveita tudo o que já foi feito e continua a colocar as pessoas em primeiro lugar”.

Participaram da solenidade, entre outros, os diretores de câmpus da universidade, alunos, docentes, dezenas de prefeitos, representantes de Secretarias Municipais de Educação, diretores de escolas, secretários e outros auxiliares do Governo do Estado.


Programa

O UEG em Rede irá oferecer mais de 11 mil vagas em cursos de graduação e de pós-graduação, em projetos de pesquisa, em projetos de extensão e em eventos acadêmicos.

Estarão disponíveis os cursos do primeiro ciclo, de Graduação: Bacharelado em Administração (4 anos); Superior de Tecnologia em Gestão Pública (2 anos) e Licenciatura em Pedagogia (4 anos).  Pós-graduação: Especializações em Gestão Pública; Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde (18 meses cada). Todos serão executados pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG (CEAR), utilizando a Educação a Distância (EaD), mediada pelas tecnologias da informação e comunicação.

Os estudantes acessarão os conteúdos dos cursos e realizarão suas atividades por meio da plataforma de Educação a Distância do CEAR|UEG, disponibilizada via internet. Na matriz curricular de cada curso, são previstos encontros presenciais (um em cada período de 30 a 60 dias), a serem realizados em um Polo de EaD que congregará os municípios participantes do Programa UEG em Rede.

Em cada microrregião de Goiás, será instalado um Polo EaD do Programa UEG em Rede. Os Polos EaD serão a sede dos encontros presenciais obrigatórios dos cursos e demais atividades do Programa. Para realizar o Programa, a UEG oferece corpo docente e de pesquisa (coordenadores de curso, professores formadores e professores tutores a distância); plataforma online de Educação a Distância; o acesso individual de cada estudante à biblioteca digital; laboratórios móveis de pesquisa e prática científica e ainda a logística para deslocamento do seu corpo docente aos Polos EaD.

Para aderir ao Programa, as prefeituras devem disponibilizar um servidor público para atuar como Tutor Presencial do Núcleo do Programa. 


José Eliton entrega benefícios de programas sociais em Santa Helena 

Um conjunto de benefícios sociais, com foco nas áreas de Educação e Habitação, foi entregue ontem pelo governador José Eliton (PSDB) à comunidade de Santa Helena, no Sudoeste do Estado. Em clima de Copa do Mundo, o governador foi recebido ao som de vuvuzelas por alunos da rede estadual de ensino e beneficiários dos programas sociais do governo, no auditório do da UEG local. O governador disse também que hoje anunciará o piso salarial dos professores goianos. 

José Eliton afirmou que Goiás dá exemplo para o Brasil de que é possível enfrentar crises, entregando obras e benefícios. “A crise se abate com maior intensidade nas pessoas mais simples, mais humildes”, afirmou, ao justificar a existência de programas sociais como o Renda Cidadã: “Só sabe o que é crise quem passa dificuldades”.

Em relação à entrega de computadores, o governador disse que é uma “enorme janela” para o conhecimento. Ações como esta, enfatizou, possibilitaram que Goiás saltasse da 16ª posição no Ideb para as primeiras posições. 

Sobre o aeroporto local, explicou que o espaço está sendo entregue ao município. Em primeira mão, adiantou ao prefeito João Alberto que está consolidada a superação de todos os entraves para assinatura do convênio. Reforçou que mesmo sendo o prefeito filiado ao um partido que não faz parte da base do governo, tem com ele uma relação institucional de alto nível, porque essa é a filosofia de governo.

Na solenidade, José Eliton entregou 84 computadores a 14 escolas da rede estadual daquela regional de Educação, além de kits de Merenda Escolar para duas escolas de tempo integral. Na oportunidade, assinou ordem de serviço determinando Agência Goiana de Habitação (Agehab) a celebração de convênio com a Associação Amigos do Lar de Idosos São Vicente de Paulo para viabilização da reforma e ampliação da sede da entidade.

Na companhia do presidente da Agehab, Cleomar Dutra, o governador entregou cartões do Renda Cidadã a novas famílias beneficiárias. Com os novos cartões, Santa Helena passa a contar com 631 famílias atendidas pelo programa, com investimentos da ordem de R$ 67 mil mensais do Governo do Estado.

Na mesma solenidade, o governador, ao lado do secretário de Educação, Marcos das Neves, entregou 84 computadores a 14 escolas da rede pública estadual de Santa Helena, Acreúna, Maurilândia, Porteirão e Turvelândia. Até agora, o governo já entregou, por meio da Seduce, 1.806 computadores em 5 regionais de educação, contemplando escolas de 37 municípios, além dos NTEs. Ainda em Santa Helena, foram entregues Kits de Merenda Escolar a 470 alunos dos Centros de Educação em Período Integral (Cepis) Alcides Rodrigues e José Salviano de Azevedo.

O prefeito João Alberto afirmou que o Brasil não passa por um bom momento e as prefeituras vivenciam a crise. Ele apresentou ao governador demandas do município, como a municipalização do aeroporto e o apoio na reforma do Lar de Idosos São Vicente de Paulo e a superação dos entraves para assinatura do convênio do programa Goiás na Frente. “Agradeço a presença do governador que ora abrilhanta a nossa solenidade”, encerrou. 

Veja Também