Eliton destaca papel da educação para o desenvolvimento

Governador fez entrega de computadores e inaugurou ampliação de escolas em Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal

Postado em: 19-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Eliton destaca papel da educação para o desenvolvimento
Governador fez entrega de computadores e inaugurou ampliação de escolas em Águas Lindas, no entorno do Distrito Federal

O governador José Eliton destacou ontem a importância da educação para o desenvolvimento do cidadão. Ao mesmo tempo lembrou que o setor é um grande e permanente desafio para a administração pública. Eliton falou durante solenidade de entrega de benefícios em Águas Lindas, município do Entorno do Distrito Federal.

“É justamente essa agenda [da educação] que me toca profundamente. Falo por causa própria. Estudei em escola pública, no Colégio Dom Prudêncio, em Posse, fui para Goiânia e consegui me formar. Só sou governador hoje por causa da educação, porque tive oportunidade e essa oportunidade eu quero poder ofertar a todos os goianos, onde quer que eles morem, com ensino médio e ensino superior”, salientou o governador José Eliton, logo após o ato simbólico de descerramento das placas de inauguração das salas de aulas.

Continua após a publicidade

Sobre as demandas da área no Entorno, disse ser “o maior desafio da administração pública. Em 2018, nós recebemos 700 novos alunos somente em Águas Lindas. Não é fácil, mas estamos entregando nove salas nas escolas e precisamos fazer mais”, destacou o secretário Marcos Neves. Foram investidos R$ 440.941,26 na construção e ampliação das salas de aula, que representam mais 150 vagas, em cada unidade escolar, para acolher novos estudantes.

Para atender a comunidade escolar da Crece de Águas Lindas, o governo projeta a implantação de dez Escolas Padrão Século XXI, desse total duas já foram inauguradas.

A demanda por educação em Águas Lindas acompanha o crescimento populacional e o governo estadual, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, tem trabalhado para atender as necessidades da sociedade e da comunidade escolar.

Ontem foram entregues 162 computadores a 27 escolas da Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece) de Águas Lindas, que compreende ainda os municípios de Mimoso de Goiás, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto. Também foram inauguradas nove salas de aula, três para cada unidade beneficiada: Colégio Estadual de Águas Lindas, Colégio Estadual Princesa Daiana e Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Ex-secretária da Seduce, Raquel Teixeira participou do evento como representante do ex-governador Marconi Perillo e falou da união em prol do ensino no Estado. “A educação está coesa, está unida trabalhando para que a educação de Goiás seja cada vez melhor.”

A dona de casa Maurília Delizete é mãe da Ana Luiza Alves de Andrade, que cursa o 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual de Águas Lindas, e de outras duas ex-estudantes da escola. Ao destacar a qualidade do ensino na rede estadual, Maurília se orgulha em contar que a filha do meio conseguiu bolsa integral na faculdade de Pedagogia, a partir do seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A gente tem que lutar pela escola estadual”, ressalta.


Tecnologia na Educação

A entrega dos equipamentos na Creche de Águas Lindas faz parte do Plano Estadual de Inovação e Tecnologia na Educação. No total, com o9 evento desta segunda-feira, já foram beneficiadas 8 regionais, integradas por 50 municípios, com 2.184 computadores.

Em Águas Lindas, a solenidade foi realizada na Escola Municipal Antônio de Jesus Leite, contou com a presença do secretário de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Marcos das Neves, além de coordenadores, diretores, professores de várias cidades vizinhase de estudantes das escolas beneficiadas. Estiveram presentes deputados federais, prefeito Hildo do Candango, vice Luiz Alberto Jiribita, vereadores e lideranças políticas da região. 


Hugo recebe membros de Comissão da OAB 

O Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) recebeu 11 integrantes da Comissão de Direito Médico e Sanitário e Defesa da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Goiás (OAB-GO), na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com os membros da comitiva, o objetivo da visita foi conferir o cotidiano da unidade de saúde, que é referência em casos de alta e média complexidade. Com base na situação verificada, a comissão produzirá um documento público com as conclusões da vistoria.

Os advogados chegaram ao Hugo e foram recebidos pelo diretor técnico, Ricardo Furtado, que esclareceu dúvidas relacionadas à suspensão temporária de 50 procedimentos cirúrgicos de segundo tempo, nos dias 6 e 7 de junho, e confirmou que os serviços de urgência e emergência atenderam à população de forma ininterrupta. “A OAB-GO é sempre bem-vinda ao Hugo, por ser uma forma direta de falar com a população do Estado, nosso público final. Temos a segurança de que a instituição emitirá um relatório condizente com a realidade do nosso hospital: comprometido com os pacientes e em pleno funcionamento”, relata Furtado.

Os integrantes visitaram todos os andares de internação, inclusive a Enfermaria Carceragem, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Emergência, ambulatórios para consultas de retorno e Hotelaria, acompanhados por colaboradoras do Núcleo de Qualidade do Hugo. “Viemos fazer uma vistoria, mas o que encontramos aqui foi um cenário satisfatório. Fomos muito bem recebidos pela diretoria e tivemos livre acesso ao hospital”, explica a presidente da comissão, Caroline Santos.

“Pudemos ver que as cirurgias de emergência nunca deixaram de ser feitas e aquelas suspensas temporariamente, sua maioria já foram realizadas e continuam sendo programadas normalmente. Além disso, a estrutura física do Hugo está completamente diferente daquela que existia, antes da administração da Organização Social. Isso foi um diferencial muito grande”, pontua a presidente.

Cláudio Attux, membro da comitiva, frisou que conheceu o Hugo no início desta década e encontrou outra realidade. “Daquela época para hoje, a situação está muito melhor. Minha análise particular é de que a situação está satisfatória. Observamos tudo muito limpo em todos os setores do hospital, a maioria dos leitos está ocupada – tanto em enfermarias quando em UTIs. Saio daqui satisfeito”, revela o advogado. 

Veja Também