Entidades realizam seminário sobre o papel da mulher na política

Seminário apresenta uma palestra de abertura, com o Secretário de Governo de Goiás, Ricardo Balestreri, que abordará o tema “Direitos Humanos e a Mulher na Sociedade Brasileira"

Postado em: 20-06-2018 às 15h50
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Entidades realizam seminário sobre o papel da mulher na política
Seminário apresenta uma palestra de abertura, com o Secretário de Governo de Goiás, Ricardo Balestreri, que abordará o tema “Direitos Humanos e a Mulher na Sociedade Brasileira"

Continua após a publicidade

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) junto com o Núcleo Goiânia do Grupo de Mulheres do Brasil organizam amanhã (21) o seminário “Mulheres Transformando a Política”, às 18 horas, no teatro João Alves de Queiroz (TV Serra Dourada).  Dividido em dois momentos, o seminário apresenta uma palestra de abertura, com o Secretário de Governo de Goiás, Ricardo Balestreri, que abordará o tema “Direitos Humanos e a Mulher na Sociedade Brasileira”; e, na sequência, o Painel de Debates, intitulado: “Construção da Cidadania, Empreendedorismo Social e Mulheres na Política”.

Confirmaram presença no evento, como debatedoras: a senadora Lúcia Vânia (PSB), a vereadora, Doutora Cristina (PSDB); Rita Poli, Coordenadora da Procuradoria da Mulher do Senado da República; Maria Emília Brasil, Presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-MT) e Raquel Teixeira, ex-Secretária de Educação do Estado de Goiás.   

Para a advogada Larissa Junqueira Bareato, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Comissão de Goiás, e coordenadora da Causa Políticas Públicas, do Núcleo Goiânia do Grupo Mulheres do Brasil, “as mulheres precisam se ver como protagonistas nas esferas do poder”, explica.

O simpósio, na opinião de Larissa, é uma maneira de colocar essa questão em discussão. Ela explica que o evento tem por objetivo discutir a participação das mulheres na política, seja classista ou partidária. Contribui também para que as demandas desse segmento sejam ouvidas, além de transformar as discussões em ações positivas para serem promovidas pela sociedade. 

Já as mulheres estão preocupadas em ocupar espaços nas diferentes esferas da política brasileira. Embora seja 54% do eleitorado, a representação feminina gira em torno de 10%. Por isso, a pouco menos de quatro meses das eleições, elas estão buscando se mobilizar.

 
Mulheres no parlamento

Segundo dados da ONU Mulheres, num ranking de 33 países latino-americanos e caribenhos sobre mulheres nos parlamentos nacionais, o Brasil ocupa a 32ª posição devido aos 9,9% de parlamentares eleitas. Está à frente somente de Belize (3,1%) e muito distante da primeira posição ocupada pela Bolívia, que detém 53,1% de mulheres no parlamento.  

Na América Latina e Caribe, a média do número de mulheres parlamentares nas Câmaras de Deputados ou Câmaras Únicas é de 28,8%. O Brasil também ocupa as últimas posições no ranking mundial de 172 países Mulheres na Política. Está posicionado em 154º lugar, considerando 10,7% de mulheres na Câmara e 14,8% no Senado.


 

 

Veja Também