Caiado quer projeto com igrejas e destaca trabalho para famílias

Ao lado de Wilder Morais e Lincoln Tejota, senador participou do encerramento da 12ª edição de encontro interestadual de ministros da igreja

Postado em: 23-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado quer projeto com igrejas e destaca trabalho para famílias
Ao lado de Wilder Morais e Lincoln Tejota, senador participou do encerramento da 12ª edição de encontro interestadual de ministros da igreja

Ronaldo Caiado se comprometeu em criar um programa social com as igrejas para a recuperação de dependentes químicos

Lucas de Godoi * 

Os senadores Ronaldo Caiado e Wilder Morais, ambos do Democratas, e o deputado estadual Lincoln Tejota (Pros) participaram ontem do encerramento da 12ª Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Assembleia de Deus do Seta (Cimadseta) de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, realizada no clube Kaikan, em Goiânia.

Continua após a publicidade

Junto com a vereadora Priscilla Tejota (PSD), os parlamentares foram recebidos pelo anfitrião do evento, pastor Ezequiel Leite, pelo presidente da Cimadseta, pastor Darley Macedo, e pelo pastor Gilmar Gonçalves, em um momento de renovação da fé e dos valores cristãos.

Durante quatro dias, ministros e devotos reúnem-se para discutir e definir ordenanças para pregações nas igrejas, bem como diretrizes políticas e estratégicas para resgatar almas. Ao total, 3 mil pessoas e 900 convencionados participaram da edição 2018 do evento.

Ao dar boas-vindas à comitiva, o pastor Darley Macedo fez questão de enaltecer a ligação da congregação com a família Tejota. “Temos alegria de ter uma voz que fale por nós e defenda nossa causa. Estamos trabalhando junto a Lincoln e Priscilla Tejota há muitos anos e é nosso dever e responsabilidade reconhecer o papel fundamental para nossa igreja que tem esse casal”, disse.

Em sua fala, o pastor Rosaldo Farias, da coordenação política da Cimadseta, agradeceu de forma calorosa a presença dos parlamentares e pediu que eles se comprometam com a palavra de Deus e com os princípios cristãos. “O Brasil precisa de homens comprometidos com a ética, moralidade e andem sob as leis do Senhor”, alertou. 

O senador Ronaldo Caiado, que é pré-candidato ao governo de Goiás, agradeceu o convite para participar da convenção e destacou seu trabalho no Congresso em favor dos valores da família. Ao lado do senador Wilder Morais, pré-candidato à reeleição, foi também um dos principais articuladores pelo arquivamento de projetos como o que regulamentava os jogos de azar no Brasil.

O líder democrata revelou que já incluiu em seu futuro plano de governo uma proposta de parceria com as igrejas para recuperação de jovens dependentes químicos. “As entidades religiosas fazem um trabalho muito mais eficiente que qualquer estrutura do Estado. Temos que trabalhar o psicológico, reinserir essas pessoas na sociedade, dar uma alternativa de vida, para que elas se assegurem em algo concreto. Vocês evangelizam e garantem a estrutura da família”, enalteceu.

Por fim, Ronaldo Caiado pediu para que os fieis busquem a vida pregressa dos futuros candidatos. “Aqui estão homens de bem, que nunca se viram envolvidos em negociatas, em corrupção. Tenho confiança de que Goiás ainda será exemplo de bons políticos, de boa gestão e de desenvolvimento social”, arrematou. 

Depois do evento, Ronaldo Caiado e Wilder Morais seguiram junto com o ex-deputado estadual José Essado para a igreja Assembleia de Deus – Ministério Avivar, onde se encontraram com os pastores Adeilson e Francisco, este último presidente estadual da Associação dos Evangélicos do Estado de Goiás.

Compromisso

O senador Ronaldo Caiado (Democratas) firmou no início deste mês, em Trindade, compromisso de criar programa social em parceria com as igrejas para recuperação de dependentes químicos. Na ocasião, reforçou que respeita todas as práticas religiosas e com apoio massivo também da comunidade evangélica poderá colocar em prática seu projeto social que será denominado “Hospital de Almas”.

“Sou um homem que respeita todas as práticas religiosas. Tanto eu como o senador Wilder Morais temos o apoio, posso dizer quase a totalidade, dos evangélicos do estado de Goiás. Se Deus e o povo goiano permitirem e eu chegar ao governo, vou colocar nas mãos das igrejas uma política social que até hoje não foi implantada em que ao Estado caberá o primeiro momento de atenção a um paciente, a um drogado, a um dependente, a um cidadão que caminhou pelo desvio da vida. Mas, a seguir a isso, nós faremos convênios com todas as ações sociais das igrejas para que essas pessoas sintam aí sim a condição mínima para acreditar, ter fé, reintegra-se a sociedade e poder buscar um rumo na sua família. Com isso, faremos este convênio que nós chamamos ‘Projeto Hospital de Almas’”, explicou.

O senador acredita que nesse quadro crescente de criminalidade no país, no estado, o apoio a manifestações de fé são muito importantes para a sociedade. “Nestes momentos em que existem vários desafios a droga, a criminalidade, a desestruturação familiar é mostrar que um governante apoia todas essas manifestações”, ressaltou. 

Festa do tomate

Na noite de sábado (21/07), Ronaldo Caiado e Wilder Morais prestigiaram o encerramento da 35ª Festa do Tomate de Goianápolis, cidade da Região Metropolitana de Goiânia, a 42 quilômetros da capital.

A tradição da Festa do Tomate foi destacada por Ronaldo Caiado, que fez questão de visitar todos os stands de exposição de produtores e a cumprimentar os presentes. 

“A festa é algo tradicional aqui na cidade e faço questão de vir, rever amigos, e conferir o trabalho dos produtores para garantir a beleza e suculência dos tomates”, disse.

Wilder Morais, em tom de brincadeira, assegurou que o fruto tem importância em sua base alimentar. “No meu prato pode faltar arroz, feijão e carne, mas não pode faltar tomate”, brincou.

O prefeito da cidade, Francisco de Moraes (Podemos), agradeceu a visita dos senadores e, em um momento de descontração, mostrou a Ronaldo Caiado e Wilder Morais uma foto dele com o líder do Democratas no Senado à época da campanha de 2014. “É uma satisfação poder contar com a ilustre presença de Ronaldo Caiado e Wilder Morais na nossa festa, que completou 35 anos. (* Especial para O Hoje) 

Daniel defende mais investimento em saneamento básico 

Lucas de Godoi * 

O pré-candidato ao governo de Goiás pelo MDB, Daniel Vilela, se comprometeu na tarde deste sábado (21) a investir pesado em saneamento básico, se for eleito governador. Em reunião com moradores de Aparecida de Goiânia, Daniel disse que a população do município tem sido penalizada. “Esta é uma demanda que deveria ter sido resolvida há anos, ainda mais num município do porte de Aparecida de Goiânia, mas a verdade é que o governo penaliza os goianos, que sempre sofrem com falta de água nas torneiras e serviço de esgoto aquém da demanda”, afirmou Daniel Vilela. “Sem saneamento básico, não é possível oferecer qualidade de vida real aos cidadãos e é uma área que vamos dar uma atenção especial, em todos os municípios”, acrescentou. 

Segundo estudo do Instituto Trata Brasil divulgado no início do ano, dos 100 maiores municípios brasileiros, Aparecida é o 78º no índice proporcional de acesso a água tratada e esgotamento sanitário. O serviço é de responsabilidade do governo estadual, que detém a concessão por meio da Saneago.

Daniel lembrou que a estatal enfrenta nos últimos anos um processo de sucateamento e que o governo não consegue colocar para funcionar obras fundamentais para a região metropolitana, como o Sistema Produtor João Leite. Diversos municípios, como Goiânia, Anápolis, Goiás e a região do Entorno do Distrito Federal também têm enfrentado graves problemas com abastecimento de água existe risco de racionamento para este ano. 

Unidade e equilíbrio

Ao lado do ex-governador Maguito Vilela, do prefeito Gustavo Mendanha e lideranças locais, o pré-candidato a governador participou de uma reunião com apoiadores do pré-candidato a deputado estadual Max Menezes (MDB). Todas as lideranças exaltaram a unidade do grupo político que governa a cidade, junto com os projetos e a disposição para trabalhar, como fator preponderante para o salto de desenvolvimento que Aparecida deu nos últimos dez anos. Fora as capitais, o município foi o segundo maior gerador de emprego do País no ano passado. 

“Nada disto teria sido possível sem a gente acabar com as brigas políticas desnecessárias para buscar a união de todos aqueles que querem o bem da cidade, a união de quem tem projeto e disposição para realizar”, afirmou o ex-prefeito Maguito Vilela. O prefeito Gustavo Mendanha disse que se Aparecida avançou muito nos últimos anos, poderia ter ido além se tivesse um governo parceiro. “Tivemos muitas dificuldades de conseguir recursos nesse período, mas não cruzamos os braços e fomos atrás do governo federal para suprir nossas necessidades”, disse, destacando que a eleição de Daniel Vilela vai representar um governo mais próximo dos municípios.

Max Menezes lembrou que o momento é de mudança para Goiás, mas sem abrir mão de bons projetos e do equilíbrio para governar. “As pessoas querem a política do bem, de quem tem projetos e pode apresentar resultados. Temos um governo que está cansado, são 20 anos e isto cansa mesmo. Do outro lado temos o extremismo. Na relação com as pessoas, temos que nos pautar pelo respeito, e falta isto a eles”, disse o pré-candidato a deputado. “Daniel Vilela tem projeto, tem disposição de trabalho e sabe respeitar as pessoas”, concluiu. (* Especial para O Hoje)  

Veja Também