DEM e MDB podem fechar aliança na disputa para o Governo

Possível acordo teria Daniel Vilela candidato ao Senado e Maguito Vilela disputaria vaga para deputado federal na coligação democrata

Postado em: 02-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: DEM e MDB podem fechar aliança na disputa para o Governo
Possível acordo teria Daniel Vilela candidato ao Senado e Maguito Vilela disputaria vaga para deputado federal na coligação democrata

Emissários do deputado federal Daniel Vilela e Ronaldo Caiado teriam iniciado conversas para acordo ainda no primeiro turno

O DEM e o MDB podem ser aliados na disputa para o governo de Goiás. no primeiro turno. A informação, nos bastidores, é de que o senador Ronaldo Caiado ofereceu uma das vagas ao Senado para o deputado federal Daniel Vilela (MDB). Os dois são pré-candidatos a governador. Além disso, o ex-prefeito Maguito  Vilela (MDB) disputaria mandato de deputado federal na coligação. Caiado já havia anunciado que sua chapa será formada pelo deputado estadual Lincoln Tejota (PROS) na vice e o senador Wilder Morais (PP) e o vereador Jorge Kajuru (PRP) nas duas vagas para o Senado.

Reportagem do Hoje apurou que conversas neste sentido ocorreram ontem, depois que o PP praticamente sinalizou apoio à pré-candidatura a reeleição do governador José Eliton (PSDB). Os pepistas tiveram reunião na segunda-feira a noite com o ministro Alexandre Baldy, em Goiânia. Embora não houve uma decisão sobre aliança para o governo estadual, a maioria dos prefeitos e dos deputados do PP foram enfáticos que querem continuar na base aliada e apoiar a reeleição de José Eliton.

Continua após a publicidade

O PP é a principal aposta de aliança de Daniel Vilela, para ter uma coligação minimamente viável para disputar eleição ao governo estadual, uma vez que o PTB, PR e PSD (com quem o deputado vinha conversando) já declararam ou deixaram claro que vão continuar na base governista. Com isto, emissários do senador Caiado e do deputado Daniel iniciaram conversas ontem no sentido de buscar uma aliança no primeiro turno. 

Em tempo: ao serem procuradas pela reportagem, lideranças do DEM e MDB negaram que tenham ocorridos estes encontros e diálogos nesta semana. Entretanto, no anonimato, alguns líderes do DEM e MDB confirmam que há movimentações neste sentido, embora não se pode ainda afirmar que haverá uma aliança dos dois partidos no primeiro turno em Goiás. 

A aliança entre os dois maiores partidos da oposição em Goiás, além do PT (que terá candidatura própria ao governo), faria que a coligação tenha o segundo maior tempo de TV e rádio no horário eleitoral. Hoje, pelo cenário atual de alianças, a coligação do governador José Eliton teria de 40% a 50% do horário eleitoral, a do PT o segundo maior tempo, a de Daniel Vilela ficaria com o terceiro e o do Caiado, com quarto.

O problema é que Caiado teria de ceder uma vaga do Senado para Daniel (cogita-se que seria a do senador Wilder Morais) e o deputado Daniel teria de adiar o projeto de ser candidato ao governo por quatro anos (caso a chapa de José Eliton seja vitoriosa) ou até mesmo oito anos (caso Caiado seja eleito governador e esteja forte para disputar uma reeleição em 2022).  

Veja Também