Zé Eliton critica propostas mirabolantes durante debate em TV

Governador avaliou a postura do candidato ao Planalto de seu partido, Geraldo Alckmin, e considerou o discurso moderado e equilibrado

Postado em: 11-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton critica propostas mirabolantes durante debate em TV
Governador avaliou a postura do candidato ao Planalto de seu partido, Geraldo Alckmin, e considerou o discurso moderado e equilibrado

Governador fez críticas a candidatos que fazem discurso fácil em campanha e listou as ações que realizou em seu governo

Rafael Oliveira*

O governador José Eliton (PSDB) avaliou a performance dos presidenciáveis no primeiro debate da Band na TV. O governador elogiou a postura do presidenciável de seu partido, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), dizendo que ele iniciou sua caminhada apresentando propostas “com muita ponderação, equilíbrio, como deve ser com os políticos atuais”.

Continua após a publicidade

“Não há mais espaço para políticas do grito, do absurdo, com propostas surreais. É preciso ter responsabilidade”, disse. “Não é possível que o populismo, que promessas mais mirabolantes do mundo vão pautar eleições. Acho que os políticos de hoje têm de ter responsabilidade ao dialogar com a sociedade”, assinalou. 

José Eliton criticou, ao enumerar ações do estado na Segurança Pública, aqueles que fazem “o discurso fácil” que “falam que vão resolver tudo do dia para a noite como se tivessem varinha de condão, varinha mágica”, apesar das questões da área serem conjunturais e além da competência de governadores, como a necessidade de rever o sistema penitenciário do país.  “É preciso falar com franqueza com a população, discutir os temas com correção”, frisou. 

O governador assinalou que ainda há desafios, mas que o governo os enfrenta. “Não vivemos em um país das maravilhas e nem em um estado das maravilhas, mas nós temos coragem para enfrentar os problemas”, afirmou. “Políticas, quando são feitas com seriedade, sem jogar a platéia, os resultados vêm, são fruto de muito trabalho, de determinação, de busca incessante por resultados”, frisou. “É isso que nós estamos fazendo, muitas vezes sendo criticados, mas o que nós fazemos é ter persistência em nossos propósitos e convicções de princípios”, afirmou.

PP queria espaço

O governador comentou a ida do deputado federal, Heuler Cruvinel (PP), que sempre foi da base, mas foi indicado pelo PP para ser vice de Daniel Vilela (MDB).O governador disse que respeita a todos, mas fez algumas críticas. “O PP buscava espaço em chapa majoritária, pouco importava onde seria. Achei um equívoco comportamental porque me parece que, cada dia que passa, na política moderna exige-se compromisso com ideias com projetos”, disse. “Me parece que esta não foi a vertente de definição por parte do PP, ou pelo menos da cúpula do PP, na medida que o PP tradicional, representado por seus prefeitos já manifestou apoio a nossa candidatura”, acrescentou. “Portanto, a escolha da cúpula do PP, que tem pouco tempo no partido, reflete apenas um pensamento para buscar espaço em chapas, pouco importando onde quer que seja”. 

José Eliton disse que compreende estas questões  e assinalou que não fará política de agressão  a quem quer que seja. “Espero ter a oportunidade de apresentar minhas propostas, minhas idéias, e que o eleitor possa livremente, apreciando o estilo de cada um, o pensamento de cada um, fazer a a sua escolha para as eleições 2018”, disse. 

Obras

Ao falar citas obras importantes, como as de melhoria da malha viária, para a região sudoeste, o governador José Eliton disse que elas terão continuidade e serão concluídas “no tempo adequado”, com alocação  de recursos. Ele lamentou a interferência política no pleito de empréstimo pelo estado, que seroa utilizado em obras de infraestrutura. “É bom lembrar que alguns senadores da República trabalharam muito contra um financiamento que estávamos tomando junto a Caixa Econômica Federal (CEF), justamente para financiar e custear obras como esta”, disse.

Ele lembrou que a CEF apontou juros muito altos, o que levou a adiar o momento de se fazer a operação, preservando a integridade do Tesouro estadual. “Mas assim que passar o pleito eleitoral, nós vamos retomar esta discussão, já com o ambiente já descontaminado por parte do processo eleitoral e tenho certeza que as taxas de juros serão mais acessíveis e nós poderemos fazer saudavelmente a operação”, assinalando que Goiás tem margem estabelecida pelo Tesouro Nacional “porque cumprimos o programa de ajuste fiscal no ano passado e temos capacidade de mais de R$ 600 milhões de endividamento do estado”. 

Parceria

Em outro momento, ao falar sobre parcerias feitas pelo estado com todos os municípios, inclusive com os administrados por prefeitos da oposição, José Eliton afirmou que sua política é respeitar a todos os municípios, e que seu compromisso é com a população, dentro de uma postura republicana.

“Estamos administrando o estado respeitando a todos, olhando para o amanhã, para o futuro, sem a política de agressividade, xingatório, de bravatas, que marca políticos do século passado, não os políticos que querem, efetivamente fazer com que o Brasil se insira numa nova política, que beneficie a todos ”, disse. 

Governo garante salários em dia e investimento no Goiás na Frente 

O governador José Eliton abordou temas pertinentes aos 26 municípios da região Sudoeste de Goás, polo do agronegócio do Estado, com forte peso na composição do PIB de Goiás, tendo seus maiores expoentes em Rio Verde, Jataí, Chapadão do Céu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Mineiros.

A entrevista visou aproximar o governo do Estado ao cidadão no momento em que o governador José Eliton respondeu a questionamento dos ouvintes das rádios. José Eliton abriu a coletiva falando diretamente ao povo da Região Sudoeste e tranquilizando-os de que “as constas do Tesouro Estadual estão equilibradas” e por isso os salários dos servidores, programas de governo e investimentos “estão garantidos”, e que por meio do Goiás na Frente “mais de R$ 500 milhões estão sendo aplicados em todos os 246 municípios goianos”.

O governador disse nutrir atenção especial às famílias beneficiadas pelos programas sociais ao destacar que já entregou “milhares de escrituras na Região Sudoeste”, que tem “uma preocupação muito forte, muito sólida com as pessoas que mais precisam”, e que por isso está “incrementando uma série de ações no campo social, gerando oportunidades, gerando direitos para que as famílias mais simples possam sonhar com um futuro melhor”.

Na entrevista o governador fez um resumo do seu Plano de governo para o Sudoeste Goiano, “uma região economicamente relevante para o Estado de Goiás, que envolve desde a estruturação rodoviária à incrementação de aparelhos sociais, o Case é um exemplo; ampliação da oferta de ensino científico superior, pós-graduação, mestrado e doutorado pela UEG”. O governo está trabalhando na elaboração de um programa que vai proporcional “a cada professor da Rede Estadual de Ensino o custeio do mestrado e doutorado como forma de alavancagem da qualidade do ensino”. (*Especial para O Hoje) 

Veja Também