Zé Eliton defende legado do governo em lançamento de candidatura

Em Itumbiara, o governador lembra do atentado que vitimou o prefeito José Gomes e diz não fazer política do retrocesso

Postado em: 13-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Eliton defende legado do governo em lançamento de candidatura
Em Itumbiara, o governador lembra do atentado que vitimou o prefeito José Gomes e diz não fazer política do retrocesso

Governador disse que foi a Itumbiara semear a esperança de um tempo de um tempo que garanta conquistas para o Estado (Wildes Barbosa)

Rafael Oliveira

O governador de Goiás, José Eliton (PSDB), candidato à reeleição participou do lançamento das candidaturas de reeleição do deputado federal Jovair Arantes (PTB) e do vice-prefeito de Itumbiara, Gugu Nader (PTB), a deputado estadual.

Continua após a publicidade

“Entrei para a política para construir, agregar e fazer o bem e jamais para fazer a política do retrocesso, do atraso, do coronelismo, daqueles que acham que são donos da verdade, que podem humilhar a todos, xingar a todos”, disse Eliton durante o ato, realizado no prédio da Faculdade Ulbra, do qual participaram também a candidata a vice,  Raquel Teixeira (PSDB), e os dois candidatos a senadores, Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSDB). 

“Se for para fazer política deste jeito, estou fora. Quero fazer política para construir uma sociedade melhor, mais justa”, disse Eliton. O governador afirma que aprendeu com o ex-prefeito de Itumbiara José Gomes, morto em atentado durante a campanha municipal de 2016, que “o verdadeiro líder aponta sempre o caminho da vontade de servir” e que “o então prefeito mostrava que era possível ser um grande gestor, com sensibilidade social”. O governador, que foi ferido no atentado, disse, sem mencionar textualmente o ocorrido, que na cidade viveu momentos que o “marcaram para sempre”, assim como à população de Itumbiara e de Goiás. 

Eliton defende tal postura porque vem de uma nova geração que quer ver um Brasil novo. “Um Brasil que vire a página de tantas histórias que deprimem a todos”, disse.  Em outro momento do discurso, o governador disse que foi a Itumbiara “semear a esperança de um tempo que garanta as conquistas observadas pelos goianos” e assinalou que garante a continuidade dos programas sociais e outras importantes ações do legado do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

“Temos uma obra gigantesca para o Estado de Goiás”, uma conquista que temos que preservar e valorizar, mas sobretudo fazer avançar mais”, disse o governador, citando a Renda Cidadã, a Bolsa Universitária, o Cheque Mais Moradia e Mais Reforma, entre outros. Citou também os programas que criou recentemente, como o Terceiro Turno da Saúde.

O governador disse que é candidato para dar “os passos seguintes” e lembrou que o governo tem avançado “tendo o ser humano como foco” com o objetivo de continuar “um estado que seja justo e solidário”. Mencionou que seu Plano de Governo tem sido elaborado com colaboradores como Raquel Teixeira. 

Ele apresentou mais uma proposta: a criação dos agentes sociais. José Eliton disse que se inspirou no ex-governador Henrique Santillo. “Todos aqui devem conhecer o agente de saúde que Santillo sonhou, idealizou e criou no Brasil quando foi Ministro da Saúde, fazendo a saúde preventiva em todos os cantos do Brasil, lá nos rincões da Amazônia  ou no Nordeste goiano, até o Rio Grande do Sul”, assinalou. 

José Eliton disse que Goiás dará “um novo passo” e anunciou: “Nós vamos criar os agentes sociais, que vão ficar em cada uma das cidades visitando as famílias em condição de vulnerabilidade social, para que possam ter acesso aos  benefícios que garantam o conforto a quem mais precisa”, disse.

Essa é a terceira proposta anunciada pelo tucano, depois do Fila Nunca Mais, na Saúde, e do  Mestrado para todos os professores efetivos da Rede Estadual de Educação. 

“Nossa coligação tem o ideal comum para Goiás crescer”, diz governador 

Em seu pronunciamento em Itumbiara, assistido por centenas de lideranças e militantes de diversos municípios das regiões Sul e Sudeste do Estado, o governador José Eliton (PSDB) falou sobre as qualidades e competências que procurou reunir ao construir a Coligação Goiás Avança Mais. “Construímos uma coligação que tem o ideal comum de fazer Goiás crescer mais e ver os goianos mais felizes”, disse.

Zé Eliton disse que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSB), que concorrem ao Senado, darão mais força para Goiás em Brasília na busca por mais recursos e mencionou a importância de ter uma professora, a ex-secretária de Educação Raquel Teixeira (PSDB) candidata a vice. O governador lembrou que todos os parlamentares da Coligação Goiás Avança Mais estão na chapa para garantir as conquistas e melhorar o futuro de Goiás.

Zé Eliton ressaltou a importância do apoio de aliados. Ele sublinhou o esforço do deputado federal Jovair Arantes (PTB) no Congresso, “um braço e um ombro sempre pronto” a trabalhar pelos pleitos do estado. Eliton também mencionou a parceria e a amizade com o prefeito de Itumbiara, José Antônio (PTB) e o vice, Gugu Nader (PTB).

Ao falar dos companheiros de sua chapa majoritária, elogiou a pré-candidata a vice, Raquel Teixeira (PSDB), “uma gigante nas ideias, na vontade de trabalhar, na determinação, na força das mulheres”. O governador disse que a professora ombreará com ele o desafio de “fazer com que Goiás avance cada vez mais”.

Fez referência também aos dois pré-candidatos a senadores, Marconi Perillo (PSDB) e Lúcia Vânia (PSDB). “Nós precisamos muito de ter senadores responsáveis, que ajudem o Estado, não que atrapalhem. De público, agradeço a Lúcia Vânia pelo seu trabalho, foi importantíssima em momentos difíceis”, disse. “Precisamos ter um líder nacional, um homem que será fundamental na República, para Goiás”, disse, sobre Marconi Perillo.

O governador fez críticas a políticos que não ajudam o Estado, como deveriam. “Nós temos um senador chamado Ronaldo Caiado (DEM), que, ao invés de ajudar o estado fez tudo para atrapalhar”, afirmou, citando que o oposicionista inviabilizou operação de crédito que o estado pleiteava junto a Caixa Econômica Federal. José Eliton disse que, após a eleição, vai retomar a operação, cujos recursos serão usados para concluir obras importantes. 

Base governista tem a maior militância em Goiás 

As alianças que fecharam com o PSDB, em sua maioria, já caminhavam com a base. Os 10 partidos (PSDB, PSB, PTB, PSD, PR, PPS, SOLIDARIEDADE, REDE, AVANTE e PV), que formam a coligação, juntos, representam a maior militância do Estado. Com a aliança destes partidos, Eliton terá o maior tempo no horário eleitoral na TV, disse o coordenador político do PSDB, Jalles Fontoura.

Segundo Jalles, são várias características que fazem a chapa da base do governo forte. “Primeiro, temos candidatos de muitos partidos e em todos os municípios do Estado. Segundo, a qualidade da chapa é altamente consistente. Terceiro, a nossa chapa majoritária, além da qualidade do trabalho do Zé Eliton e do Marconi, tem a presença forte da mulher. Não é uma presença secundária. É uma presença bem determinante da Lúcia e da Raquel, uma senadora e uma vice-governadora. São cargos de primeira ordem”, garantiu. 

“A nossa chapa deu condição de poder representar melhor a sociedade e ser capaz de traduzir melhor o Estado no que se pensa no futuro. Propostas para a melhoria da qualidade da educação, propostas de serviços como a questão da droga, das especialidades médicas, a melhoria na qualidade do atendimento na saúde, nas escolas profissionalizantes. São propostas em vários setores”, defendeu o coordenador político da campanha. 

José Eliton é o único candidato ao governo que tem divulgado propostas consistentes. Ele já anunciou o primeiro ponto do Plano de Governo, o “Fila Nunca Mais”. O programa será o passo seguinte que o governo dará depois que o Terceiro Turno zerar a fila por cirurgias eletivas e atendimentos nos hospitais públicos do Estado. A segunda proposta já apresentada é o investimento no custeio de cursos de Mestrado para todos os professores efetivos da rede estadual de ensino.

Veja Também