Quinta-feira, 28 de março de 2024

Programa de Zé Eliton foca em inovação e qualidade de vida

Governador diz que propostas não são pasteurizadas, defende legado de Marconi e aposta na pesquisa do dia 7 de outubro

Postado em: 15-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Programa de Zé Eliton foca em inovação e qualidade de vida
Governador diz que propostas não são pasteurizadas, defende legado de Marconi e aposta na pesquisa do dia 7 de outubro

O documento está alicerçado em princípios como a prosperidade do Estado e à qualidade de vida da população goiana

Venceslau Pimentel*

O governador e candidato à reeleição José Eliton (PSDB) apresentou ontem o plano de governo da coligação Goiás Avança Mais e detalhou as propostas a partir de cinco eixos principais, durante entrevista à imprensa, em Goiânia.

Continua após a publicidade

Os pilares que sustentam a proposta são desenvolvimento humano, cidadania e inclusão social; economia de alta competitividade, tecnologia e inovação; qualidade de vida na cidade e no campo; sustentabilidade do meio ambiente; e excelência da gestão pública e governança.

Eliton explicitou, na apresentação do plano de governo, que o foco é garantir os avanços que Goiás conquistou nos últimos 20 anos, a partir da primeira eleição de Marconi Perillo (PSDB), em 1998, e avançar para promover o desenvolvimento para as novas gerações. “Ao longo dos meses, foram ouvidos especialistas, profissionais de cada área, representantes de segmentos, centenas de cidadãos de todas as regiões do Estado. Foi uma construção democrática”, afirmou.

Segundo ele, as propostas são fruto de diálogo com a sociedade. “Não é um plano de governo pasteurizado, que é comprado em uma loja, ou em uma boutique. É a visão que nós temos, a forma que enxergamos Goiás hoje e o que queremos para o Estado”, disse ele em sua explanação.

As sugestões acolhidas em dezenas de reuniões estão alinhadas, de acordo com a apresentação do plano, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. “Trata-se de uma agenda de desenvolvimento cuja meta principal é avançar mais e não deixar ninguém para trás. Assim, chegou-se a um documento amplo, que contempla o ser humano em toda sua dimensão ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso com o planeta e com a qualidade de vida de cada ser humano”.

O governador considera que o que está contido no plano são ações ambiciosas, mas realistas e que elas visam combater a pobreza, assegurar uma vida saudável e promover educação inclusiva e de qualidade. Também têm como meta assegurar que a população goiana tenha pleno acesso à água e ao saneamento, promover a geração de trabalho e renda, o crescimento econômico e a produção sustentáveis, fomentar o empreendedorismo e a inovação, melhorar a qualidade de vida nas cidades, promover uma sociedade pacífica e proteger e recuperar o Cerrado.

Basicamente o plano está alicerçado em princípios como prosperidade (melhoria contínua da renda do cidadão), qualidade de vida (avanços na educação, saúde, segurança, moradia, saneamento e emprego), gestão e governança eficiente (desburocratizar a prestação de serviços públicos, aumentar a produtividade, gestão para resultados, sustentabilidade fiscal e financeira, transparência e combate à corrupção), confiança e credibilidade (melhoria do ambiente de negócio).

“Com todo este esforço, buscaremos exercer um intenso protagonismo nacional por meio de instituições e infraestrutura modernas, preparadas para a expansão da participação de Goiás na economia global, como um estado que inspira confiança e respeito”, destaca.

Por fim, José Eliton pontuou que o plano de governo está aberto a novas sugestões. “Assim como foi construído democraticamente, permanece aberto a todos que queiram colaborar para construirmos um Goiás cada vez melhor”. 

Propostas foram elaboradas com base no orçamento do Estado 

Em entrevista, o candidato assegurou que as propostas que constam do plano de governo foram elaboradas a partir de um cenário realista. “As propostas aqui estabelecidas encontram correspondência no orçamento do estado, garantindo a executabilidade integral do plano de governo apresentado”, pontuou.

Na elaboração do conjunto de propostas, segundo o governador, foi levado em consideração a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a peça orçamentária do Estado, que será enviada à Assembleia Legislativa em setembro.

O eixo 1 do plano engloba as áreas da educação, saúde, segurança pública, cidadania e inclusão social, e cultura, esporte e lazer. Em todos esses setores, o plano enumera as ações e destaca os avanços alcançados. Em seguida, aponta as iniciativas inovadoras a serem implantadas ao longo da próxima gestão.

Na educação, por exemplo, o destaque fica com o compromisso de universalizar o acesso ao ensino superior, implementando a UEG em Rede com cursos que atendam os cidadãos nos municípios goianos, bem como criar a bolsa permanência, para equacionar o problema da evasão escolar. Na saúde, concluir o programa terceiro tempo, implantar de forma regionalizada centros especializados em saúde da mulher, e implantar o programa “Fila Nunca Mais”.

Já na segurança pública, a novidade é implantar a Força Estadual de Recobrimento, composta por membros das instituições de segurança, destinada a promover ações táticas e integradas de segurança em regiões prioritárias, e ainda implementar o inquérito digital. O governador informou que a Penitenciária Odenir Guimarães (POG), antigo Cepaigo, será desativado. Para a construção do novo complexo serão destinados R$ 200 milhões, numa parceria com a iniciativa privada.

Na área cultura, o plano se propõe a criar a Bolsa de Estímulo Artístico, incorporando a atual Bolsa Orquestra, ampliando para outras linguagens artísticas, implantar o Circuito Cultural da Praça Dr. Pedro Ludovico (Praça Cívica), e ainda criar ações ativas de aproximação com o setor privado, estimulando parcerias para apoiar a área cultural e o Observatório da Cultura, mapeando dados e informações culturais regionais relevantes para o fomento de políticas públicas.

No esporte, fomentar a criação do Centro de Alto Rendimento na Faculdade de Esporte, criar o programa Pró-Técnico para dar condição ao técnico de garantir a formação profissional do atleta, e estimular o apoio do setor privado para a área esportiva.

Ele ainda garantiu que, ao contrário dos adversários, não vai liquidar a Metrobus. Ao contrário, assegurou que vai ampliar as melhorias no sistema de transporte coletivo da capital, e que estuda a extensão do Eixo Anhanguera até Senador Canedo, Trindade e Goianira.  

Governador diz que o povo rejeita retrocesso 

O plano de governo gestão 2019-2022, em sua abertura, traz uma carta aberta à população, a defesa do legado do chamado Tempo Novo, coordenador pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB) nos últimos 20 anos. “O nosso projeto recebe a confiança e o apoio dos goianos porque mantém esses compromissos com o ser humano e os amplia e aprofunda com o Novo Tempo Novo”.

Eliton disse estar pronto para consolidar o nosso desenvolvimento e dar o passo seguinte. “O povo goiano rejeita o retrocesso. Por isso, e por ter ajudado a construir esse novo Goiás, é que garanto a preservação de todas essas conquistas, instituídas com base nos princípios democráticos, na justiça social, na geração de oportunidades para todos, no equilíbrio entre as forças políticas e no respeito aos direitos individuais e coletivos”.

Esses valores, pontua o governador no plano, sempre orientaram e continuarão orientando a vida dele de homem público. “Agora é hora de olhar para frente, de dar o passo seguinte. O mundo se transforma rapidamente e novas necessidades surgem. Vamos continuar construindo um estado com cada vez mais desenvolvimento e inclusão, como estabelece o ideário histórico da social democracia. Este estado nunca esquecerá sua razão de existir: cuidar das pessoas”. 

Programa de governo é baseado em cinco eixos  

O plano de governo de José Eliton é estruturado em cinco eixos, sendo Desenvolvimento Humano, Cidadania e Inclusão Social; Economia de Alta Competitividade, Tecnologia e Inovação; Qualidade de Vida na Cidade e no Campo; Sustentabilidade do Meio Ambiente e Excelência da Gestão Pública e Governança.

O pilar do desenvolvimento inclui políticas para educação básica, profissional e superior, além de discutir programas de cultura, esporte e inclusão social. Nesse tópico o programa também elenca melhorias nas áreas de saúde, segurança pública e sistema prisional. O foco na cidadania repensa ações para grupos vulneráveis, mulheres, crianças e adolescentes, juventude, idosos, deficientes e quilombolas e indígenas. Também é delineado processos para avançar na igualdade racial e diversidade religiosa. 

Ao pensar os processos econômicos e de inovação, o programa abarca questões específicas para fomentar o empreendedorismo e gerar emprego e renda. Também foi elencado políticas para ciência e tecnologia; agricultura, pecuária e pesca; indústria, comércio e serviços; turismo; mineração e comércio exterior. 

Acerca da qualidade de vida, o documento traz como prioridade a construção de habitação popular, ampliação do saneamento básico, investimentos na mobilidade urbana, desenvolvimento regional, infraestrutura, obras públicas e transporte, além de trabalhar para obter eficiência energética e ampliar a rede de telecomunicações de banda larga. 

O programa de governo também inclui objetivos de fortalecer a gestão ambiental, com ações de proteção e recuperação da biodiversidade, uso racional dos recursos naturais e controle do impacto gerado pelas mudanças climáticas.

Na política de governança, o candidato elenca como prioridade novas práticas de gestão, incluindo reforço na transparência e comunicação, além de fortalecer a Controladoria Geral do Estado. Profissionalização do gestor público e desburocratização dos serviços públicos também entraram no programa de governo do candidato.  

Veja Também