Candidatos participam de Romaria de Nossa Senhora D’Abadia

Quatro governadoriáveis participaram da segunda maior festa religiosa do Estado em Muquém e abraçaram eleitores

Postado em: 16-08-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Candidatos participam de Romaria de Nossa Senhora D’Abadia
Quatro governadoriáveis participaram da segunda maior festa religiosa do Estado em Muquém e abraçaram eleitores

Ronaldo Caiado participou da Romaria ao lado do candidato a vice-governador, Lincoln Tejota

Lucas de Godoi*

A tradicional Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, no município de Niquelândia, teve a participação ontem de quatro candidatos ao governo do Estado, repetindo tradição que ocorre a cada eleição. Zé Eliton (PSDB), Ronaldo Caiado (DEM), Daniel Vilela (MDB) e Kátia Maria (PT).

Continua após a publicidade

Na missa de encerramento da festa religiosa,  o governador José Eliton, candidato à reeleição, reafirmou seu compromisso com a realização da tradicional festa religiosa, em especial com mais obras de infraestrutura religiosa para melhorar o acesso dos fiéis ao Santuário do Muquém. José Eliton disse que a celebração, da qual é participante assíduo é “momento de renovação da nossa fé, para que o Goiás avance mais e o Brasil reencontre o caminho do crescimento”. Acompanhado do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que concorre ao Senado, e da senadora Lúcia Vânia (PSB), candidata à reeleição, de deputados estaduais e federais e de vários prefeitos de diferentes regiões do Estado, o governador José Eliton falou sobre os esforços do Governo de Goiás para dotar o Santuário de sua infraestrutura atual, “bem diferente de há 20 anos”. “O ex-governador Marconi Perillo, teve condições de atuar fortemente para ajudar a construir o santuário”. Neste ano, o governador inaugurou o conhecido “Circuito da Fé”, que regulariza todos os investimentos na organização da festa e a “Via dos Romeiros”, extensão de 45 quilômetros. “No ano passado eu e o ex-governador Marconi Perillo firmamos o compromisso aqui neste mesmo altar de construirmos e inaugurarmos a Via dos Romeiros. Ela está pronta e inaugurada”, recordou durante pronunciamento feito no encerramento da celebração. “Hoje é um momento para agradecermos a oportunidade de estarmos aqui renovando a nossa fé, a nossa esperança; avaliar o nosso comportamento; agradecer as graças recebidas. Fico feliz de ver que a cada ano essa Romaria cresce mais”,  salientou o governador.A mais antiga do Estado, a festa tem como tema em 2018 “270 anos de amor e devoção à mãe D’Abadia de Muquém”. A Romaria atrai cerca de 400 mil fiéis de diversas localidades da região Centro-Oeste e de outros estados, que percorrem 50 quilômetros de Niquelândia ao Santuário de Muquém para renovar a fé, pagar promessas e fazer novos pedidos.A programação da Romaria de Muquém, como é popularmente conhecida, inclui celebrações eucarísticas, via-sacra, momentos de oração, confissões, vigílias, shows católicos e procissões com a Imagem de Nossa Senhora d’Abadia pelas ruas e comunidades. Além de fiéis e romeiros, a romaria acolhe mais de 60 sacerdotes, incluindo padres e bispos, e centenas de lideranças religiosas em missão. 

Tradição

Repetindo uma tradição de vários anos, o candidato ao governo Ronaldo Caiado (DEM) também esteve na romaria acompanhado da esposa Gracinha Caiado e dos candidatos a vice-governador, Lincoln Tejota (Pros), e o senador Wilder Morais (DEM). Ronaldo Caiado teve recepção calorosa dos fiéis, que chegaram até ele para dar um abraço, tirar fotos e desejar boa sorte na disputa ao governo.

“A Romaria do Muquém é uma tradição que me acompanha há muitos anos e que me enche de orgulho como goiano. Aqui prevalece o sentimento de fé. Fico comovido de poder vir aqui e ser recebido com tanto carinho pelos fiéis e poder agradecer por todas as bênçãos de Nossa Senhora em nossas vidas. Os fiéis podem saber que esta é uma festa muito querida que cada vez mais buscaremos realçar e estruturar”, garantiu o senador.

Ronaldo Caiado chegou a Muquém ainda na tarde de segunda-feira (14/08), quando se reuniu com lideranças de Niquelândia, Mara Rosa e Campinorte e depois visitou os acampamentos dos romeiros na companhia dos candidatos às vagas na Câmara Federal Flávia Morais (PDT) e José Mário Schreiner (Democratas). Ao fim dessas visitas, RonaldoCaiado teve oportunidade de conversar com o Bispo Dom Messias e falar sobre seus projetos para o Estado, que envolvem a participação das igrejas.

“Falei longamente com o Bispo Dom Messias que é meu desejo ampliar a ação social do governo tendo as igrejas como nossas parceiras. As igrejas têm um material humano muito qualificado para lidar com questões como a dependência química.  

Veja Também