Pesquisa confirma Ronaldo Caiado e Zé Eliton no segundo turno

Senador mantém liderança, mas soma dos índices de seus adversários continua subindo e confirma decisão em segundo turno

Postado em: 24-09-2018 às 12h35
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa confirma Ronaldo Caiado e Zé Eliton no segundo turno
Senador mantém liderança, mas soma dos índices de seus adversários continua subindo e confirma decisão em segundo turno

Lucas Godoi

A duas semanas do primeiro turno das eleições gerais de outubro, o senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera a corrida para o Governo de Goiás, mas a soma dos índices de seus adversários continua crescendo. O demista tem 37,8% das intenções, diante de 26,7% do governador Zé Eliton (PSDB), que concorre à reeleição.

Continua após a publicidade

Os números divergem frontalmente dos divulgados pelo Ibope na última sexta-feira (21/9), em que Caiado aparecia com 47% das intenções, Zé Eliton tinha 13% e Daniel Vilela, 12% das intenções.

O candidato do MDB, deputado federal Daniel Viela, aparece na terceira posição, com 12,5% das intenções, seguido pela professora Kátia Maria (PT), que obteve 5,4% dos entrevistados. Os candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, mas na comparação com a rodada anterior, de 15 de setembro, a soma dos índices dos adversários do demista subiu de 43,3 pontos para 46 pontos porcentuais.

Os números confirmam que a decisão sobre quem será o próximo governador de Goiás ficará para 28 de outubro, data do segundo turno. Os candidatos Weslei Garcia (PSOL), Marcelo Lira (PCB) e Alda Lúcia (PCO) obtiveram menos de 1% das intenções de votos dos entrevistados.

A pesquisa Direta entrevistou 1.005 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro, e a margem de erro é da amostragem é de 3,9 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob protocolo GO-09794/2018. Os eleitores que afirmam que votariam em branco ou nulo soman 9,5% e 6,7% dos entrevistados afirmaram que não sabem em que votarão para governador do Estado.

Na rodada anterior, Caiado tinha 36,8% das intenções e Zé Eliton (PSDB) aparecia com 26,2%. O deputado federal Daniel Vilela tinha 11,7% e a pedagoga Kátia Maria (PT), 3,5%. Também na rodada anterior, nenhum dos outros candidatos registrou mais de 1% no levantamento.

53,9% de indecisos

A última rodada da pesquisa Directa mostra que, a menos de 15 dias das eleições, o quantitativo de eleitores que ainda não definiram o voto ainda corresponde a mais da metade do eleitorado. O porcentual de eleitores indecisos é de 53,9%, mostra a pesquisa espontânea.

Na espontânea, em que os eleitores escolhem os candidatos de sua preferência sem o auxílio da cartela de opções, o senador Ronaldo Caiado tem 17,5% das intenções de votos e o governador Zé Eliton (PSDB), candidato à reeleição, tem 10,2%.

O candidato do MDB, Daniel Vilela, e a candidata do PT, Kátia Maria, aparecem tecnicamente empatados, com 5,4% e 2,3% das intenções de votos. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções e os eleitores que afirmam que anularão o voto ou votarão em branco somam 9,7% ds entrevistados. 

Veja Também