Aprovada lei que beneficia pessoas portadoras de epilepsia

Objetivo é garantir atendimento especializado e de qualidade para as pessoas que além dos graves problemas de saúde, ainda enfrentam discriminação em razão das crises convulsivas

Postado em: 16-10-2018 às 17h07
Por: Patrick Wallison
Imagem Ilustrando a Notícia: Aprovada lei que beneficia pessoas portadoras de epilepsia
Objetivo é garantir atendimento especializado e de qualidade para as pessoas que além dos graves problemas de saúde, ainda enfrentam discriminação em razão das crises convulsivas

Projeto é de autoria do vereador Alysson Lima (PRB) (Foto: Reprodução)

Da Redação

Foi sancionado nesta terça-feira (16) pelo prefeito Iris Rezende a lei que cria o Programa de Atenção à Saúde das Pessoas Portadoras de Epilepsia em Goiânia. O projeto é de autoria do vereador Alysson Lima (PRB) e foi criada em fevereiro. 

Continua após a publicidade

O objetivo é garantir atendimento especializado e de qualidade para as pessoas acometidas por esta doença que, além dos graves problemas de saúde, ainda enfrentam discriminação em razão das crises convulsivas. A estimativa é de que a epilepsia atinja mais de 60 milhões de pessoas no mundo todo. No Brasil, 1,2% da população apresentam a doença.

Pela lei, que passa a valer em Goiânia, assim que for publicada no Diário Oficial, o município fica obrigado a desenvolver campanhas educativas sobre a epilepsia e contra a discriminação; capacitar profissionais de saúde; distribuir os medicamentos necessários de forma ininterrupta e principalmente, fornecer atenção terapêutica integral no serviço público de saúde para diagnóstico e tratamento da epilepsia, além de outras ações. 

Os recursos necessários virão de convênios, acordos, parcerias  e ajustes tanto com entes estatais quanto com a iniciativa privada, de acordo com as atribuições e competências legais da Secretaria Municipal de Saúde. 

 

Veja Também