Ronaldo Caiado participa da solenidade de posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça

Cinco nomes foram empossados na tarde de ontem (21). Um último nome ainda será escolhido pelo governador a partir de lista tríplice

Postado em: 22-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ronaldo Caiado participa da solenidade de posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça
Cinco nomes foram empossados na tarde de ontem (21). Um último nome ainda será escolhido pelo governador a partir de lista tríplice

Raphael Bezerra*

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), Carlos Alberto França,  empossou na tarde de ontem, os novos desembargadores do Tribunal. Assumiram os cargos cinco magistrados. Um sexto nome será escolhido através de uma lista tríplice. A vaga é reservada ao Ministério Público, que enviará três nomes ao governador e este fará a escolha. Ainda não há previsão para a definição do sexto desembargador do TJ-GO. Diversas autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo prestigiaram a solenidade. 

Pelo critério de merecimento, foram escolhidos José Carlos de Oliveira, Delintro Belo de Almeida Filho e Marcus da Costa Ferreira; e pelo critério de antiguidade, Carlos Roberto Fávaro e Jairo Ferreira Júnior.

Continua após a publicidade

Presidente do Tribunal, o desembargador Carlos Alberto França saudou os colegas de profissão e destacou o currículo profissional de cada um deles em seu discurso. “É um momento de júbilo para o Judiciário goiano, que conta com cinco valorosos novos desembargadores.Cada um com sua história, traçada ao longo de décadas servindo a magistratura”.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a importância do Tribunal de Justiça para a sociedade e enaltece a competência dos novos desembargadores empossados. “São nomes que dignificam o Judiciário goiano, que vão dar celeridade às demandas da sociedade”, frisou o governador. 

Novos desembargadores

José Carlos de Oliveira falou que se tornar desembargador é um sonho “há muito tempo perseguido”. Filho e neto de retirantes da seca do sertão, alfabetizado pelo próprio pai, ele relembrou os tempos de escola e quando fitava a Faculdade de Direito. “Assumo o cargo com espírito de humildade, feliz pela honraria, mas ciente dos encargos”.

Carlos Roberto Fávaro reconheceu estar no “ápice de sua carreira” e afirmou se tratar de uma “caminhada conjunta”, agradecendo a todos que o acompanharam nessa trajetória. Delintro Belo de Almeida Filho, que é diácono da Igreja Católica, agradeceu a Deus, e citou seu histórico desde sua cidade natal, Taguatinga, antes considerada no Norte goiano, hoje sul do Tocantins.

Marcus da Costa Ferreira agradeceu a família pelo apoio recebido durante toda sua carreira. “Tornar-me desembargador é algo que em juventude não poderia imaginar. Contudo, não deixo de ser juiz. Peço serenidade e prudência para discernir o certo do errado”. Já o desembargador Jairo Ferreira Júnior preferiu não fazer uso da palavra durante a posse solene.

Solenidade

As mulheres dos desembargadores; Meire Lúcia Pinho de Oliveira, Maria de Fátima Santos Figueira e Almeida, Neila de Sousa Machado Ferreira, Eliane Ferreira Fávaro e Mariluci Sousa Bueno foram homenageadas com buquês de flores. Os ramalhetes foram entregues pela esposa do presidente do TJGO, Rubinéa Ávila Marques; pela primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado; pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e pela procuradora Ana Cristina Peternella França.

O evento foi prestigiado por autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo. Participaram da mesa diretiva, junto ao presidente do TJ-GO, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz; o governador do Estado, Ronaldo Caiado; o prefeito de Goiânia, Iris Rezende; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Paulo Pimenta; o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, juiz Wilton Muller Salomão; o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios Joaquim Alves de Castro Neto; e o desembargador Silvânio Barbosa dos Santos, representando o Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Eleição 

Em dezembro do ano passado, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás elegeu os cinco desembargadores que tomaram posse na tarde de ontem. Os cinco nomes foram votados a partir de uma lista de 25 nomes elegíveis.

O sexto desembargador será indicado pelo quinto constitucional, conforme dispõe o Plano de Reestruturação Judiciária, na Lei Estadual nº 20.254. Até então, o TJGO contava com 36 desembargadores. Com os novos magistrados, cada Câmara Cível terá mais um magistrado, o que evitará empate em votações, dando agilidade aos julgamentos. (* Especial para O Hoje)

 

Veja Também