Servidores públicos se reúnem com Ernesto Roller para apresentar proposta de pagamento

Presidente do Sindipúblico fez críticas ao modelo utilizado pela última gestão que realizava o pagamento somente no dia 10 além de utilizar a receita arrecadada do mêS

Postado em: 22-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Servidores públicos se reúnem com Ernesto Roller para apresentar proposta de pagamento
Presidente do Sindipúblico fez críticas ao modelo utilizado pela última gestão que realizava o pagamento somente no dia 10 além de utilizar a receita arrecadada do mêS

Raphael Bezerra*

Os representantes dos servidores públicos de Goiás se reuniram na tarde de ontem (21) com o Secretário de Governo Ernesto Roller para apresentar nova proposta de pagamento da folha de dezembro. O grupo propôs o pagamento da folha de dezembro no mês de fevereiro e a rediscussão do pagamento de fevereiro em novas rodadas de negociação.  A proposta foi encaminhada pelo secretário para a titular da Secretaria da Fazenda Cristiana Schimidt.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Goiás (Sindipúblico), Nylo Sério, afirmou, em entrevista ao O HOJE, que as distorções precisam ser corrigidas para dar mais dignidade ao servidor. “O servidor tem se sentido angustiado. Queremos corrigir essa distorção e pedimos também a isonomia, o tratamento igualitário. Servidores de outros órgãos já receberam enquanto os servidores do executivo ainda não tiveram seus salários quitados”, afirmou. Essa distorção, segundo Nylo, se dava com o pagamento da folha apenas no dia 10, além de utilizar a receita de um mês não respeitando a ordem cronológica. 

Continua após a publicidade

O presidente do Sindipúblico fez críticas ao modelo utilizado pela última gestão que realizava o pagamento somente no dia 10 além de utilizar a receita arrecadada do mês.  “Infelizmente foi uma coisa adotada pelo governo anterior. A decisão de pular meia folha, deixando para o pagamento do dia 10 prejudica o servidor e nós condenamos essa prática. Caiado quer pagar a folha dentro do mês, mas que seja respeitado a folha de pagamento do mês dezembro e com isso vai ajustando a folha pagando o mês dentro dele. Há um descompasso nas contas e o governador quer corrigir mas tem uma herança e é preciso ajustar o dezembro antes de janeiro”, afirmou.

Roller se comprometeu a levar a proposta a contraproposta para análise da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e agendou nova reunião para esta quarta-feira (23), às 16 horas. 

Na última semana, os secretários de Governo, Ernesto Roller, e da Fazenda, Cristiane Schimidt, detalharam aos trabalhadores a real situação financeira do estado, inclusive com apresentação de extratos bancários. A previsão para 2019, de acordo com o fluxo de caixa do tesouro estadual, é de um déficit de R$ 6,19 bilhões de reais. Além disso, a atual gestão recebeu apenas 11 milhões em caixa no mês de janeiro.

“O governador Ronaldo Caiado, sensível ao pleito dos servidores, determinou a antecipação do salário de janeiro para a partir de 21 de janeiro, pagando dentro do mês trabalhado. Recebo essa nova proposta dos sindicatos e me comprometo a apresentá-la em nova reunião com técnicos da Sefaz”, Roller. (*Especial para O Hoje).

 

Veja Também