Vereadores aprovam em 1ª votação projeto que impede aumento da tarifa de ônibus

Caso aprovado na segunda votação, projeto será encaminhado ao prefeito, que poderá sancionar lei impedindo aumento da tarifa

Postado em: 19-03-2019 às 14h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Vereadores aprovam em 1ª votação projeto que impede aumento da tarifa de ônibus
Caso aprovado na segunda votação, projeto será encaminhado ao prefeito, que poderá sancionar lei impedindo aumento da tarifa

Eduardo Marques

O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta terça-feira (19), em primeira votação, um projeto de lei que visa barrar o aumento da tarifa de ônibus em Goiânia enquanto não forem realizadas as melhorias necessárias no serviço, conforme dispõe o contrato de concessão do serviço. A propositura é da vereadora Tatiana Lemos (PCdoB). A Casa aprovou igualmente o requerimento do vereador Felizberto Tavares (PR) para a realização de uma audiência pública para debater o assunto. 

Continua após a publicidade

O projeto deve seguir para a segunda e última votação na quinta-feira (21). Caso o prefeito vete, o projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde pode receber parecer favorável e vai para uma única votação em plenário. Se o veto for derrubado, o projeto, automaticamente, torna-se lei.

“O transporte coletivo de Goiânia é de péssima qualidade, com falta de ônibus, atrasos e outros absurdos. O que se observa é apenas a ganância dos donos das empresas em ganhar mais dinheiro. Essas empresas são uma caixa-preta, pois ninguém tem acesso às planilhas de custos. Se o projeto for aprovado esta semana teremos condições de inviabilizar esse aumento”, afirmou Tatiana.

O presidente da Câmara, GCM Romário Policarpo (Pros) disse que “esta Casa vai tomar uma posição sobre o assunto. Concordo que novas licitações vão baratear o preço das passagens”. Lucas Kitão (PSL) disse que “esse aumento anunciado é uma agressão, um abuso, uma irresponsabilidade administrativa”.

Denício Trindade (SD) cobrou da Casa uma posição sobre o assunto: “Não podemos nos omitir diante de um fato tão grave”. Também falaram sobre o assunto os vereadores Milton Mercêz, PRP, Anselmo Pereira, PSDB, Zander Fábio, Patriota e Cabo Senna, PRP.

Aprovação

A Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) anunciou um aumento entre 7.20% a 7.5%, a partir do próximo dia 25, com a tarifa fixada em R$ 4,30. A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR) aprovou nesta segunda-feira (18) o cálculo da proposta de aumento do valor da passagem de ônibus da Grande Goiânia.

CDTC

Em tese, a CDTC é o órgão colegiado competente para avaliar a outorga de concessões, permissões e autorizações, bem como a organização, planejamento, gerenciamento, controle e a fiscalização dos serviços de transportes coletivos. A CDTC também é responsável por autorizar o reajuste tarifário. 

Ela é formada pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha; prefeito de Goiânia, Iris Rezende; prefeito de Trindade, Jânio Darrot representando os demais prefeitos da Região Metropolitana (Presidente da CDTC); secretária de Estado de Meio Ambiente, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos, Andréa Vulcanis; secretário municipal de Planejamento e Habitação, Henrique Alves; secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Goiânia, Fernando Santana; presidente da CMTC, Fernando Meirelles; presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Eurípedes Barsanulfo; Alysson Lima ou Thiago Albernaz, representante da Assembleia Legislativa; vereador Lucas Kitão, representante da Câmara de Goiânia e Agnelson Alves (Vereador de Trindade e representante dos demais vereadores).

A equipe de reportagem do jornal O HOJE entrou em contato com assessoria de imprensa do presidente da CDTC, Jânio Darrot, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. O espaço continua aberto para apresentação da defesa do órgão. 

Veja Também