Quinta-feira, 28 de março de 2024

Políticos procuram novos partidos para lançar candidaturas

Querendo viabilizar suas candidaturas para as prefeituras municipais, políticos estão em busca de um partido para pleitear algo nas próximas eleições

Postado em: 16-06-2019 às 21h35
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Políticos procuram novos partidos para lançar candidaturas
Querendo viabilizar suas candidaturas para as prefeituras municipais, políticos estão em busca de um partido para pleitear algo nas próximas eleições

Dayrel Godinho

Especial para O Hoje

Políticos goianos que podem sair como nomes para as eleições municipais em 2020 estão procurando legendas para viabilizarem suas intenções eleitorais, caso os seus partidos não atendam suas demandas. Ainda há pré-candidato que está em busca de uma legenda que seja mais próxima de suas ideologias político-partidárias, prefeito expulso procurando nova sigla e quem esteja analisando a situação atual, antes de tomar suas decisões.

Continua após a publicidade

É o caso do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Pros), da vereadora Dra. Cristina (PSDB) e do deputado estadual Major Araújo, sem partido até a definição de sua nova filiação. Todos eles têm a ambição de concorrer às eleições para a prefeitura de Goiânia ano que vem. 

O primeiro a deixar sua legenda em busca de um novo partido foi o deputado estadual Major Araújo, que estava no extinto PRP e está se filiando ao PSL, do Presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos deputados federais goianos Delegado Waldir e Major Vitor Hugo. 

Araújo ainda destacou que falta apenas formalizar a sua nova filiação. Segundo o deputado, havia uma insegurança jurídica porque, apesar de sua antiga legenda não ter atingido a cláusula de barreira e ter mudado sua sigla após a fusão com o Patriotas, o que permite sua mudança partidária. “Devo formalizar o mais rápido possível, porque eu quero levar o pessoal que me acompanha. Quero algo mais formal”, destacou.

Dra. Cristina, atualmente no PSDB, é outra que está procurando novos ares após a eleição do Diretório Nacional do partido, que elegeu Bruno Araújo como presidente. Próximo do governador de São Paulo, João Dória, para ela, Araújo representa que partido estaria dando uma guinada ainda mais à direita. Cristina está próxima do PDT e do PSB e disse que está conversando com os diretores de vários partidos, porém ela destaca que são conversas. “Preciso entender [a situação], para caminhar”, afirmou.

“O que ainda me mantém no partido é o PSDB Mulher”, acrescentou a vereadora destacando que estas bandeiras, como Afro, LGBT e Mulher, no partido “tem voz, mas não tem comando” e, para Cristina, o partido está perdendo vários nomes que defendem estas pautas. 

Cotado para o pleito do ano que vem, o presidente da Câmara Municipal, que pode sair do Pros rumo ao Patriotas, Policarpo afirmou que são apenas “burburinhos” e que, ele vai esperar a definição de que será, ou não candidato, antes de decidir se buscará uma nova legenda. 

 

Veja Também