Sexta-feira, 23 de agosto de 2019
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Política

Bolsonaro participa da cúpula de chefes de Estado do Mercosul

Postado em: 17-07-2019 as 09h20
Brasil assume a presidência temporária do bloco regional

Aline Bouhid

Com o objetivo de consolidar os novos rumos do Mercosul, o presidente Jair Bolsonaro e demais presidentes que integram o Mercosul e nações associadas se reúnem hoje (17) para a 54ª Cúpula de Chefes de Estado. Também hoje, o presidente argentino Maurício Macri passa a presidência temporária do bloco para o Brasil. A presidência é cargo rotativo, de seis meses, entre os chefes de Estado do bloco. 

A nova dinâmica do Mercosul vem com proposta de renovação e abertura para novos acordos de livre comércio com todo o mundo. “Estamos fazendo coisas muito ambiciosas”, disse o chanceler Ernesto Araújo, em uma referência ao recente acordo fechado com a União Europeia e aos acordos previstos para este ano com o EFTA (grupo de países formados por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) e Canadá e no próximo ano com a República da Coreia.

A cúpula de Chefes de Estado do Mercosul se realiza no Centro de Convenções Estação Belgrano, em Santa Fé. Além dos presidentes Jair Bolsonaro e Maurício Macri, também estarão presentes os presidentes do Uruguai, Tabaré Vázquez, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez. Presidentes de dois estados associados estarão igualmente presentes: do Chile, Sebastián Piñera, e da Bolívia, Evo Morales.

*Com informações da Agência Brasil

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja buscar