Iris convoca para 24º Mutirão

A prefeitura de Goiânia realizará a 24ª edição do evento levando serviços para o setor Vera Cruz II, na Região Oeste da Capital

Postado em: 20-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris convoca para 24º Mutirão
A prefeitura de Goiânia realizará a 24ª edição do evento levando serviços para o setor Vera Cruz II, na Região Oeste da Capital

Dayrel Godinho

Especial para O Hoje

A prefeitura de Goiânia realizará neste fim de semana (20 e 21) o 24º Mutirão da Prefeitura, na Região Oeste. O local escolhido pela prefeitura foi onde funciona a feira livre do Conjunto Vera Cruz II. No sábado, inclusive, o evento acontecerá com a presença do prefeito Iris Rezende (MDB) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas), que estão atuando em conjunto desde o mês de maio nos mutirões.

Continua após a publicidade

O destaque da prefeitura de Goiânia é na ampliação da parceria com o governo de Goiás a pedido do prefeito Iris Rezende. Assim, neste mutirão, o município vai disponibilizar 120 serviços aos moradores de 24 bairros da região Oeste, e o estado 41 serviços, sendo 10 a mais em relação à última atividade, realizada em homenagem aos 209 anos do setor Campinas. Este será o 6º Mutirão da Prefeitura a ser realizado na região Oeste desde o início da atual gestão do prefeito Iris Rezende. Com previsão de término das atividades até às 16 horas de domingo.

Durante toda a semana, a prefeitura de Goiânia está atuando na região com ênfase em serviços públicos de benefício para os moradores. Os 24 bairros da região terão atendimentos e ações da prefeitura.

Iris utilizou suas redes sociais para convocar os moradores da Região, para participarem do mutirão, que acontecerá nos dois dias. Destacando os serviços a serem realizados no local, o prefeito afirmou que a“estrutura será montada para servir o público”. “Mutirão é isso, população e Poder Público trabalhando lado a lado, para realizar um bom trabalho”, concluiu o emedebista.

Apenas no primeiro semestre de 2019, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) realizou cerca de 25 mil atendimentos nos Mutirões. Os principais serviços prestados foram de distribuição de mudas do Projeto Horta Escolar, brincadeiras interativas e pedagógicas, reformas pelo Escola Viva e desenvolvimento de oficina de robótica com materiais recicláveis.

Parceria

Em parceria com o governo de Goiás, a prefeitura afirmou que os serviços levados pelo poder estadual serão ampliados, e serão mantidos os serviços oferecidos anteriormente. A tendência, de acordo com a prefeitura, é de que durante as próximas edições dos mutirões devem aumentar a quantidade de serviços disponibilizados. Sob a coordenação do titular da secretaria de Governo (Segov) do Estado de Goiás, Ernesto Roller, 16 órgãos e unidades serão responsáveis por 41 serviços públicos em diversas áreas, como educação, habitação, segurança pública, meio ambiente e lazer. A assistência em saúde será fortalecida com incremento no número de profissionais e exames. Desta vez, a secretaria de estado da Saúde irá contribuir com duas novas especialidades, dermatologia e cardiologia.

Como fruto desta parceria, será realizado um aulão de preparação para o Enem que foi planejado por professores da secretaria de estado da Educação (Seduc) com foco nos estudantes de ensino médio. A atividade será aberta ao público, no sábado, das 8h30 às 10h30, no salão da igreja Assembleia de Deus, ministério Campinas, no Vera Cruz 2, em frente à Praça da Feira. Serão ministradas aulas de redação, química e física, totalmente gratuitas. Também pela primeira vez, haverá orientação sobre serviços de licenciamento ambiental e outorgas, programas habitacionais e de regularização fundiária, além de divulgação da feira de tecnologia Campus Party, um dos principais eventos do gênero no país.

O atendimento de saúde terá o reforço de profissionais de cardiologia e dermatologia, além de exames de eletrocardiograma e teste de glicemia, que mede a quantidade de glicose no sangue. A ampliação é resultado de um compromisso firmado pelo governador Ronaldo Caiado com o prefeito Iris Rezende para aproximar a gestão das pessoas e facilitar o acesso a serviços, muitas vezes disponíveis apenas em horário comercial.

Nos guichês do Vapt Vupt, por exemplo, o cidadão terá acesso ao atendimento do Detran, Ipasgo, Procon, Saneago, Agehab, Goinfra, além de emissão de CPF. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) vai levar os serviços de emissão de Passe Livre do Deficiente, Passaporte do Idoso, Carteira do Autista, Carteira do Estudante, Carteira de Trabalho e segunda via do Registro Civil, entre outros. Um ônibus com profissionais de psicologia e assistência Social fará o acolhimento de mulheres em situação de violência.

 

Veja Também