Lula planeja viajar pelo Brasil para reorganizar oposição ao governo

Defesa do ex-presidente vai solicitar soltura à juíza da Vara de Execuções Penais, que não tem prazo para decidir. Foto: Ricardo Stuckert.

Postado em: 08-11-2019 às 08h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula planeja viajar pelo Brasil para reorganizar oposição ao governo
Defesa do ex-presidente vai solicitar soltura à juíza da Vara de Execuções Penais, que não tem prazo para decidir. Foto: Ricardo Stuckert.

Aline Bouhid

Em nota divulgada para a imprensa na noite de ontem (7), os advogados do ex-presidente afirmam que pediram soltura imediata do ex-presidente. Além disso, reiteram o pedido para que a Suprema Corte julgue os habeas corpus que objetivam a declaração da nulidade de todo o processo que o levou à prisão em virtude da suspeição do ex-juiz Sergio Moro e dos procuradores da Lava Jato, dentre inúmeras outras ilegalidades. A soltura do ex-presidente não é automática. A juíza da Vara de Execuções Penais não tem prazo para decidir.  

De acordo com reportagem do Jornal O Globo, Lula planeja viajar o país e tentar fortalecer a oposição ao governo. Também está previsto um giro internacional para se encontrar com personalidades que se manifestaram contra a sua prisão. Mas o primeiro ato do petista ao ser libertado será em Curitiba, em frente à Polícia Federal . O ex-presidente quer prestar uma homenagem aos simpatizantes que ficaram em vigília no local durante um ano e sete meses. A expectativa é que também ocorra um comício em São Paulo ou São Bernardo do Campo, em seguida.

Continua após a publicidade

Caso Lula seja solto hoje, ele terá ficado 580 dias na cadeia. Nas conversas que manteve nas semanas que antecederam a decisão de ontem do STF, Lula deixou claro aos seus aliados que, ao ganhar a liberdade, dois pontos vão marcar a sua atuação política: não fará inflexão ao centro nem empunhará a bandeira de deslegitimar o governo do presidente Jair Bolsonaro, como em eventual campanha por impeachment.

 

Veja Também