Sábado, 18 de janeiro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Política

Caiado e Iris devem assinar novo contrato entre prefeitura e Saneago na quinta-feira

Postado em: 09-12-2019 às 13h32
Caiado e Iris durante inauguração da Trincheira da Rua 90. Foto: Governo de Goiás

Samuel Straioto

O novo contrato entre a Saneago a Prefeitura de Goiânia deve ser assinado na próxima quinta-feira (12). Tratativas entre as partes já estão bastante avançadas. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), já trataram das bases principais do acordo. O novo contrato será válido por um período de 30 anos. O atual vence em 2021.

O prefeito Iris Rezende aguarda participação nos lucros da empresa. Iris avalia a renovação com naturalidade. Ele entende que se a concessão for valorizada poderá dar lucro e resultados tanto para o Estado, quanto para o município de Goiânia.

“Vejo com naturalidade. A Saneago tinha a autorização da prefeitura há 30 anos. Este período está vencendo, nós nos reunimos: governador e prefeito e decidimos que a prefeitura dará mais 30 anos a Saneago e consequentemente estamos pedindo um retorno à prefeitura através dessa negociação com a Saneago, porque é um patrimônio hoje valioso que bem administrado dá lucro e o governador é um grande administrador, eu tenho certeza disso e parte desse lucro a prefeitura reivindica para aplicar em outras áreas da cidade, é uma maneira que a prefeitura tem para aumentar a arrecadação, e desenvolver trabalhos mais arrojados, como inauguração de praças, CMEIS”, afirmou o prefeito.

O secretário de Administração Agenor Mariano, avalia que a tratativa entre a Prefeitura e a Saneago vai além da boa relação política entre o prefeito Iris Rezende e o governador Ronaldo Caiado e que há questões técnicas que serão seguidas. Ele explicou que parte dos recursos serão destinados pela Saneago para constituição de um Fundo Municipal de Saneamento, para ajudar no processo de regulação e continuar as políticas de desenvolvimento.

“Compromissos contratuais estão sendo assumidos com o Município. Nunca existiram. Com o novo contrato nós estamos observando os deveres, as obrigações, as penalidades, tudo isso está muito claro, todos terão acesso e cobra. Há uma expectativa que o contrato seja assinado na quinta-feira, dia 12”, avaliou o secretário.

O presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização do Município de Goiânia (ARG), Paulo César Pereira, diz que foi organizada por meio do contrato, toda regulação econômica para disciplinar os custos da empresa e os custos do serviço, e ainda um plano de metas e investimentos.

‘Nós temos metas a serem alcançadas com prazos definidos para cumprir o Plano Municipal de Saneamento. Esse serviço está diretamente ligado a capacidade de desenvolvimento da população. Está tudo pronto. Trata-se de uma contratação que cumpre uma série de requisitos legais, isso não deve demorar” avaliou o presidente da ARG.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar