Terça-feira, 19 de março de 2024

Ministro Weintraub pode deixar governo Bolsonaro em 2020

Recentes exonerações de auxiliares do ministro da educação são apontadas como indícios da saída de Abraham da pasta – Foto: Reprodução.

Postado em: 12-12-2019 às 19h20
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro Weintraub pode deixar governo Bolsonaro em 2020
Recentes exonerações de auxiliares do ministro da educação são apontadas como indícios da saída de Abraham da pasta – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

Fortes indícios indicam que o Ministro da Educação Abraham Weintraub deve deixar o governo do presidente Jair Bolsonaro já no início do ano que vem. No MEC já está havendo baixas de aliados do ministro. 

Desde a semana passada, segundo publicou o jornal Estado de S. Paulo, por exemplo, o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) do MEC, Alexandre Lopes, não tem tido expediente e nos eventos é substituído pelo diretor de tratamento e disseminação de informações educacionais do Inep, Camilo Mussi.

Continua após a publicidade

Os relatos é que o presidente do Inep vai emendar férias com o recesso de fim de ano. Já Weintraub também terá um período de férias, começando nesta sexta-feira (13) e também deve emendar com os recessos. Isso está sendo motivo para se cogitar quer ele não retorne aos quadros do governo em 2020.

Outra baixa na pasta foi da própria assessora direta do ministro, a jornalista Priscila Costa e Silva, que foi exonerada. Ainda na semana passada, dois coordenadores de Alfabetização do ministério, Renan Sargiani e Josiane Toledo Silva, também deixaram o MEC.

Ministros próximos de Bolsonaro, como Paulo Guedes, da Economia, e o secretário-geral da Presidência, Jorge Antonio de Oliveira Francisco, vêm como exagero e desnecessárias as recentes polêmicas de Weintraub. O presidente garante que o ministro se mantém no cargo, “por enquanto”, afirmou. 

 

Veja Também