Zacharias Calil defende Caiado e critica isolamento vertical de Bolsonaro

O deputado federal goiano utilizou rede social para fazer uma live rechaçando o movimento ‘O Brasil Não Pode Parar’ e a intenção de se fazer, como chamou, uma seleção natural no país – Foto: Divulgação.

Postado em: 28-03-2020 às 15h30
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Zacharias Calil defende Caiado e critica isolamento vertical de Bolsonaro
O deputado federal goiano utilizou rede social para fazer uma live rechaçando o movimento ‘O Brasil Não Pode Parar’ e a intenção de se fazer, como chamou, uma seleção natural no país – Foto: Divulgação.

Em live publicada nos próprios perfis nas redes sociais, o deputado federal Dr. Zacharias Calil (DEM-GO), diante da divergência de opiniões e ações do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido – RJ), que convocou a população a se manifestar pela volta ao trabalho e lançou o movimento “O Brasil Não Pode Parar”, afirmou dar total apoio ao governador, por ele ser médico e ter o conhecimento da real situação em que o país poderá chegar caso a quarentena seja desrespeitada. 

O deputado condenou as atitudes do presidente, que vem sugerindo o isolamento vertical. “Estão fazendo uma seleção natural no país?”, questionou Dr. Zacharias. Ele que é médico e faz parte da Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados, defendeu que seja mantido em Goiás e em todo o país o cumprimento das normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde sobre o isolamento social para evitar a contaminação com o novo coronavírus. “Como médico, não posso defender o oposto do que defende a medicina”, observou ele. 

Divergência infeliz

Continua após a publicidade

Segundo Calil, Bolsonaro criou uma divergência infeliz com a maioria dos governadores que concordam em seguir os protocolos diante da pandemia. “Não estamos inventando a fórmula aqui em Goiás. Estamos seguindo os protocolos internacionais da OMS, do Ministério da Saúde. “Neste momento, o presidente deveria ser solidário à nação”, sublinhou.

O parlamentar goiano disse que neste período de enfrentamento ao novo coronavírus tem atuado como médico e deputado para que o país siga as medidas de isolamento social para não acontecer o que aconteceu na Itália, que não se preveniu e causou um colapso no sistema de saúde, o que levou a milhares de mortes e ao caos econômico e social. “Lá, não tem nem como as pessoas enterrarem os mortos, se despedir dos ente queridos”, lamentou.

Ao exaltar o papel da imprensa, que está “alertando e mostrando de que maneira esses casos estão evoluindo no mundo inteiro”, Zacharias ressaltou que enquanto não se achatar a curva de número de contaminações, não se pode liberar a verticalização na forma de isolamento. “E não falo como político, falo como médico.”

Ele afirma que essa medida, até o momento, é a mais eficaz contra a contaminação. “Os números comprovam. E a área médica respeita as estatísticas. É simples: com períodos de isolamento maior, a incidência é menor; nos períodos menores, a incidência é maior. É questão de lógica, e isso não se discute”, destacou. 

Sobre Bolsonaro

Sobre o pronunciamento do presidente Bolsonaro em rede nacional, as críticas que ele vem fazendo às medidas restritivas decretadas pelos governadores e a convocação para que a sociedade se manifeste em favor da suspensão do isolamento, o deputado Dr. Zacharias Calil afirmou que ele está agindo como sempre agiu. 

“É o jeito do presidente. É como ele atuou na campanha [eleitoral]. Só que nós não estamos em campanha eleitoral. Estamos numa campanha para combater o coronavírus, para achatar a curva de crescimento. Bolsonaro tem que aceitar as condições do Ministério da Saúde”, frisou.

Do ponto de vista político, Dr. Zacharias diz que o presidente fez um jogo arriscado. “Se der certo da maneira que ele pensa, ele ‘vai pra galera’, se não der certo, vai entrar num declínio muito grande.” (Informações da assessoria de imprensa)

 

Veja Também