Pesquisa aponta que Governo Caiado supera gestão anterior em confiança

Pesquisa FoxMappin aponta que 54,35% dos entrevistados veem melhora da atual gestão em relação à anterior| Foto: Divulgação

Postado em: 29-06-2020 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa aponta que Governo Caiado supera gestão anterior em confiança
Pesquisa FoxMappin aponta que 54,35% dos entrevistados veem melhora da atual gestão em relação à anterior| Foto: Divulgação

Venceslau Pimentel

Levantamento da FoxMappin – Pesquisa de Opinião e Mercado, do Grupo O Hoje, aponta que 54,35% dos entrevistados consideram que há uma percepção de melhora, quando perguntados sobre a avaliação do governo anterior e a gestão de Ronaldo Caiado (DEM).

Os entrevistados, quando indagados sobre as principais diferenças de um governo para o outro, 24,36% enxergam a redução da corrupção, 23,01% observam o fim da máfia das multas e 22,03% citaram a retomada de obras paralisadas.

Continua após a publicidade

Para 10,53%, houve melhora no repasse de verbas aos municípios, 5,14% na saúde e segurança pública e 1,22% na transparência. Os que disseram que não perceberam diferença somam 5,75%, e os que não souberam ou não opinaram, o percentual é de 7,96%.

Quanto ao desempenho de Caiado, de um modo geral, 48,84% dos entrevistados avaliam o desempenho dele como ótimo/bom; 31,46% como regular; 18,81% como ruim/péssimo; não sabe registrou ou não opinou chega a 0,86%.

No combate à pandemia, especificamente, 64,99% dos entrevistados responderam que é adequada a conduta do governador; 23,50% consideram exagerada; 8,81% negligente; 2,69% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa de opinião pública foi realizada entre os dias 19 de maio e 5 de junho, com o objetivo de consultar à população sobre o desempenho do Governo de Goiás em amplo aspecto, bem como a avaliação das administrações estadual e federal quanto a crise do coronavírus. Envolveu 817 entrevistados em 113 dos 246 municípios goianos.

O levantamento foi estratificado segundo o sexo, faixa etária acima de 18 anos e ocupação/nível econômico, e realizado através de entrevistas pessoais telefônicas com pessoas acima de 18 anos, além de formulário digital enviado a grupos específicos e segmentados. Todas elas foram auditadas simultaneamente à medida de sua realização de forma aleatória.

De acordo com o instituto de pesquisa, a amostra representativa do Estado de Goiás atinge um nível de confiança de 95,0%, para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,4% para os resultados gerais. Em relação à seleção da amostra, foi utilizado o método de amostragem estratificada proporcional.

O público pesquisado se manteve uniforme em sua proporcionalidade, sendo 50,67% feminino e 49,33% masculino, sendo que 54,46% dos respondentes pertencem à região metropolitana de Goiânia, mas que houve participação dos principais municípios do Estado. A maioria dos entrevistados atua nas seguintes áreas: 35,86% do comércio, 24,85% prestação de serviços e 12,36% indústria.

Variáveis

Em paralelo, a seleção dos entrevistados dentro das localidades foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função de variáveis. (Especial para O Hoje) 

Veja Também