“Vamos vencer essa guerra”, diz Caiado em reunião virtual com profissionais da Saúde

Ao todo, 300 representantes da área participação do encontro que visa promover ação conjunta e coordenada, com universidades e municípios – Foto: Divulgação.

Postado em: 10-07-2020 às 16h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: “Vamos vencer essa guerra”, diz Caiado em reunião virtual com profissionais da Saúde
Ao todo, 300 representantes da área participação do encontro que visa promover ação conjunta e coordenada, com universidades e municípios – Foto: Divulgação.

Nielton Soares

O governador Ronaldo Caiado (DEM) liderou uma reunião, por videoconferência, com 300 profissionais da área da saúde de todo o Estado, na manhã desta sexta-feira (10). Segundo Caiado, o intuito do encontro foi conclamar todos para “fazer a melhor medicina que o Estado pode dar ao cidadão”, sobretudo, a partir de agora, quando Goiás deve experimentar o pico de casos da doença. 

Caiado disse que estará junto com os profissionais para “vencer essa guerra”. “Estarei 24 horas à disposição para esse enfrentamento e, podem ter certeza, vamos vencer essa guerra e será a maior vitória que vou contabilizar no meu currículo de vida”, projetou o governador. 

Continua após a publicidade

O governo informou que tem como meta garantir a assistência à saúde de qualidade e humanitário a todos e assegurar que o Estado tenha o menor número percentual de mortes. “Estamos diante de um momento crucial e o suporte que os 7,2 milhões de goianos têm são vocês”, apontou Caiado. 

Para tanto, Caiado destacou o fortalecimento estrutural da rede – com a regionalização da saúde, a abertura de leitos dedicados e estruturação de hospitais de campanha – e aproveitou para anunciar a ampliação da testagem em massa a partir de convênio que está sendo firmado com o Instituto Butantan, de São Paulo, e o programa Todos Pela Saúde, do Banco Itaú em parceria com outros órgãos.

O governo afirmou que está sendo feito o levantamento de 60 municípios estratégicos com maior risco e intensidade de contaminação, onde deverão ser aplicados estes testes. “Conseguimos que o instituto se comprometesse conosco a fazer um maior número de testes RT-PCR, e, com isso, poderemos isolar as famílias que estão em contato com os contaminados”, relatou Caiado.

Outra medida é a integração das universidades junto com os municípios e universidades à estrutura do Estado neste momento. Caiado pretende estimular que agentes comunitários e assistentes sociais destas cidades sejam capacitados e participem da coleta de material. “A UFG já está alinhada conosco e vamos pedir a outras universidades que tenham cursos de enfermagem e medicina que nos cedam voluntários para colaborar”, disse. 

Nesse sentido, será promovido ainda o acompanhamento dos contaminados em ação conjunta. “O Hospital Sírio Libanês vai nos disponibilizar um aplicativo para localizar quem tem o resultado positivo para podermos monitorá-lo.”

Reunião

No encontro os representantes de cada uma das unidades estaduais puderam fazer um breve ‘raio-x’ da situação local: número de leitos em operação, nível de ocupação, rotatividade e expectativa de ampliação. “É importante mapear para saber melhor o que fazer, se há pacientes que podem, por exemplo, sair de hospitais dedicados e ir para hospitais de retaguarda”, frisou Caiado. 

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, destacou que tudo o que estava ao alcance da gestão, com relação à estruturação das unidades e treinamento profissional foi realizado e continuará a ser intensificado pelo Governo de Goiás. “Não tenho dúvidas que superaremos isso tudo, agradeço e peço motivação para que nesse momento estejamos unidos, de unhas e dentes, corpo, alma e coração como guerreiros e trabalhadores em prol da vida. Guerrearemos com as armas que temos, mas o principal somos nós [o capital humano].” (Com informações da assessoria de imprensa)

Veja Também