Caiado sanciona lei que cria Secretaria da Retomada

A nova pasta da minirreforma administrativa terá a missão de promover a recuperação econômica do estado no pós-pandemia da Covid-19 – Foto: Reprodução.

Postado em: 04-08-2020 às 14h30
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado sanciona lei que cria Secretaria da Retomada
A nova pasta da minirreforma administrativa terá a missão de promover a recuperação econômica do estado no pós-pandemia da Covid-19 – Foto: Reprodução.

Nielton Soares

O governador Ronaldo Caiado (DEM) sancionou, nesta terça-feira (4), a lei que cria a Secretaria da Retomada, que será comandada por César Augusto Sotkeviciene Moura, ex-subsecretário de Fomento e Competitividade da Secretaria de Indústria e Comércio. A assinatura e posse do novo secretário aconteceu com solenidade presencial no Palácio das Esmeraldas. 

A nova pasta terá o intuito de promover política social, contemplando a população que perderam renda, sendo afetadas pelas medidas de restritivas para evitar a disseminação da pandemia do novo Coronavírus em Goiás. “Desde o começo da pandemia, a realidade mudaria de forma drástica, não podemos ficar parados. Vamos criar conexões, criar oportunidades, sobretudo nas regiões mais afetadas”, relatou César Moura, que já vinha trabalhando na organização da pasta, antes de assumir.

Continua após a publicidade

A nova secretaria foi desenvolvida para reunir servidores estaduais de outras pastas impactadas pela crise do novo Coronavírus, dentre as quais: Indústria, Comércio e Serviços (SIC), de Desenvolvimento Social (Seds), e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). “Ela tem o objetivo de planejar as nossas ações. Goiás foi o primeiro estado do país a tomar a decisão [de criar uma secretaria para recuperar a economia], não descuidar da Saúde e recuperar a economia”, afirmou Caiado.

As medidas para a retomada envolve parcerias. Uma delas é com a Ambev, voltada para pequenos produtores de mandioca no Nordeste e Norte para a comercialização de fécula para a fabricação de cerveja. “Vocês não imaginam o que estão fazendo hoje por Goiás”, destacou o governador, se dirigindo aos diretores da Ambev. Outra parceria é com a Adial que irá disponibilizar 500 vagas de trabalho para recolocação de trabalhadores. 

Minirreforma Administrativa

A nova Secretaria da Retomada faz parte da minirreforma administrativa proposta pelo Governo Estadual. Essa é a terceira reorganização feita desde o início da gestão de Caiado (2019). Em fevereiro do ano passado, foram criadas as Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços; Secretaria de Cultura; Secretaria de Esporte e Lazer; e Secretaria de Comunicação.

No segundo momento, em junho de 2019, foi realizada a redistribuição de funções entre órgãos e entidades, como a incorporação de planejamento, orçamento e controle de despesas pela Secretaria da Economia, que terá, agora, algumas funções de Planejamento para a Secretaria Geral da Governadoria, do titular Adriano Rocha Lima.  

Veja Também