Escritório de líder do governo na Câmara é alvo de operação

Investigações envolvem fraudes na contratação de energia elétrica. Barros disse que está "tranquilo e em total colaboração com as investigações"| Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Postado em: 16-09-2020 às 10h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Escritório de líder do governo na Câmara é alvo de operação
Investigações envolvem fraudes na contratação de energia elétrica. Barros disse que está "tranquilo e em total colaboração com as investigações"| Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Eduardo Marques

O escritório do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR) em Maringá, no Paraná, foi alvo de um mandado de busca e apreensão nesta quarta-feira (16) em operação do Ministério Público do Paraná. Barros é líder do governo na Câmara dos Deputados e foi ministro da Saúde de 2016 a 2018, durante o governo Temer (MDB). 

A ação, batizada de operação Volt, também cumpriu mandado de busca e apreensão de documentos, eletrônicos, telefones celulares e eventuais valores em São Paulo, com apoio de policiais do Departamento de Operações Estratégicas (Dope). 

Continua após a publicidade

Os policiais foram ao escritório de um empresário que é investigado por fraude em licitação. Os investigadores querem saber a relação dele com Barros. Ao todo, são cumpridos oito mandados de buscas com ajuda da Polícia Civil.

As investigações começaram em 2019 e apuram a compra de usinas eólicas, entre 2011 e 2014, em contratos firmados pelo deputado com uma empresa do setor de energia e que teriam facilitado o desvio de verbas públicas.

Em nota, o deputado Ricardo Barros afirmou que está “tranquilo e em total colaboração com as investigações”. O parlamentar reafirmou a sua conduta ilibada, e informou que solicitou acesso aos autos do processo para poder prestar mais esclarecimentos à sociedade e iniciar sua defesa. 

“O parlamentar reafirma a sua conduta ilibada e informa que solicitou acesso aos autos do processo para poder prestar mais esclarecimentos à sociedade e iniciar sua defesa. Ricardo Barros, relator da Lei de Abuso de Autoridade, repudia o ativismo político do judiciário”, diz a nota. 

Veja Também