Sábado, 31 de outubro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Política

Goiás vai expandir produção de borracha no norte goiano

Postado em: 16-10-2020 às 15h33
O estado é o terceiro maior produtor de matéria-prima no país/ Foto:Reprodução

Douglas Rocha

O vice-governador de Goiás Lincoln Tejota e o secretário de da Indústria, Comércio e Serviços(SIC) Adonídio Neto, participaram de uma videoconferência com executivos da Michelin (fabricante mundial de pneus). A intenção do governo é expandir a produção de borracha na região norte do estado.

Conforme dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Goiás é o terceiro maior produtor de borracha do Brasil. São mais de 20 mil toneladas extraídas em uma área plantada de 7.555 hectares. Barro Alto, Vila Propício e Santa Rita do Novo Destino são os municípios que mais produzem borracha no estado. Mais da metade da extração é originária dessas cidades.

O gerente de compras de matéria-prima da Michelin Pedro Souza, informou que a empresa com R$ 80 milhões de produtores goianos e ainda gasta R$ 5 milhões com transporte com logística e transporte. A borracha tem origem no Brasil, porém a Ásia é a principal produtora atualmente. O seu cultivo em território brasileiro é feito em larga escala, 80% da plantações são de pequenos produtores.

O vice-governador afirmou que o Estado vai apoiar as ações para expansão da cadeia produtiva em Goiás.

“Vamos integrar nossos órgãos e entidades do Governo de Goiás para fazer uma articulação robusta, envolvendo os produtores rurais e iniciativa privada para impulsionar a cadeia da borracha.”

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar