Goiás reduz em mais de 40% os casos de roubo no campo, informa governo

Os dados do Observatório de Segurança Pública mostraram diminuição dos registros de crimes, na comparação dos nove primeiros meses deste anos com o mesmo período de 2019 | Foto: Divulgação.

Postado em: 25-10-2020 às 16h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás reduz em mais de 40% os casos de roubo no campo, informa governo
Os dados do Observatório de Segurança Pública mostraram diminuição dos registros de crimes, na comparação dos nove primeiros meses deste anos com o mesmo período de 2019 | Foto: Divulgação.

O Governo de Goiás informou, neste domingo (25), que foram reduzidos em 42,40% os casos de roubos em propriedades rurais no Estado. Os dados são do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública, e referentes aos meses de janeiro a setembro de 2020, na comparação com igual período de 2019. Na análise dos nove meses deste ano, com o cenário encontrado em 2018, a queda é ainda mais expressiva: -48,37%.

Segundo o governo, ao longo dos 21 meses da atual gestão, foram mais de 60 operações realizadas pelas forças de segurança em áreas rurais. As ações resultaram em pelo menos 120 prisões, mais de 500 cabeças de gado recuperadas, além da apreensão de quase 100 armas de fogo.

O titular da pasta de Segurança Pública, Rodney Miranda, apontou que o enfrentamento à violência no campo se tonou um dos principais eixos da gestão atual. “O resultado tem sido altamente positivo, uma vez que somos referência para outros Estados e até mesmo alguns países. Os produtores rurais e famílias que vivem no campo também reconhecem este trabalho”, ressaltou.

Continua após a publicidade

Batalhão Rural

O governo atribuí ao trabalho a criação do Batalhão Rural da Polícia Militar, por meio da Lei nº 20.488, de 2019. A unidade é potencializadora das ações operacionais rurais no Estado. Além de ter sido implantado o primeiro Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC) do país.

De acordo com o comandante do Batalhão, tenente coronel André Luiz de Carvalho, por meio das ações de georreferenciamento, atualmente, mais de 30 mil propriedades rurais já foram cadastradas no sistema de monitoramento.

  

Veja Também