Rogério Cruz analisa três nomes para liderança na Câmara

Além de Sandes Júnior, outros dois nomes estão sendo cotados para representar Paço no Legislativo | Foto: Divulgação

Postado em: 26-01-2021 às 10h45
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Rogério Cruz analisa três nomes para liderança na Câmara
Além de Sandes Júnior, outros dois nomes estão sendo cotados para representar Paço no Legislativo | Foto: Divulgação

Samuel Straioto

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) tem analisado a escolha de um nome para a liderança do Paço na Câmara Municipal de Goiânia. A decisão deve ser tomada em breve. O chefe do Executivo da capital tem analisado três nomes. Um deles é de conhecimento público desde a eleição da Mesa Diretora da Câmara, o do vereador Sandes Júnior (Progressistas). O prefeito da capital explicou à reportagem que já teve conversas com os três nomes que ele pretende indicar para a função. Segundo Rogério Cruz, os parlamentares ouvidos também estão analisando se desejam ou não exercer a condição de líder do Executivo no Legislativo goianiense.

Com Sandes Júnior, a reunião ocorreu no último sábado, data em que outros vereadores também foram recebidos pelo prefeito. Alguns tiveram atendimento coletivo, outros de forma individualizada. O nome de Sandes foi levado por membros do grupo de 21 vereadores que colaborou para a reeleição de Romário Policarpo (Patriota), na condição de presidente da Câmara Municipal de Goiânia. A sugestão do nome ocorreu durante reunião entre o prefeito, realizada algumas semanas atrás, que contou com a participação de 28 dos 35 vereadores da cidade. 

Continua após a publicidade

O encaminhamento foi um pedido feito pela maioria dos vereadores da Câmara, esse pedido está sendo avaliado. “Já conversei com o Sandes Júnior, conversei também com mais dois vereadores que tenho a pretensão. Já conversei com os três. Eles estão fazendo análise para ver a possibilidade porque o líder da Câmara precisa verdadeiramente vestir a camisa do Executivo e andar alinhado. Nada impede de colocar o seu nome à disposição e fazer uma análise”, destacou Rogério Cruz. O prefeito não disse quando pretende oficializar o nome para representá-lo no Legislativo.

Nova reunião deve ser feita com os vereadores. Entre os assuntos está a apresentação de alguns projetos que serão encaminhados pela Prefeitura de Goiânia, a Câmara Municipal, já no início dos trabalhos legislativos, previstos para serem iniciados já no começo de fevereiro.  Entre os projetos que devem ser encaminhados à Câmara estão: O Renda Mínima, para concessão de benefício de R$ 300,00 para famílias em situação de vulnerabilidade social e que não são atendidas por outro programa social, por exemplo, o Bolsa Família do governo federal. Além do reenvio do projeto de atualização do Plano Diretor de Goiânia. “Todas as pautas que teremos do Executivo da Câmara são importantes, os vereadores precisam ter o conhecimento das pautas, talvez juntos aos secretários, é importante isso”, afirmou o prefeito. 

Rogério Cruz explicou que o atendimento aos vereadores é importante. Ele reforçou a tentativa de estabelecer uma relação próxima com a Câmara. Ele argumentou que por ter sido vereador, sabe das necessidades de um parlamentar. Para o prefeito, o vereador tem o contato mais direto com a população. Rogério Cruz ressaltou que o recebimento de vereadores será constante na gestão dele.

“Sim. Todo atendimento feito a um vereador é feito com muito prazer, pois um vereador é um braço estendido do Executivo, o vereador está mais perto da população. O vereador acompanha as necessidades da região e leva ao Executivo. Eu como Executivo que estou no momento, fiz questão de atendê-los. Uma vez que fui vereador, sei das necessidades. Quanto às definições de liderança, de base, acho que cada vereador nesse momento deve estar analisando os nossos trabalhos, eles podem analisar com certeza o que é bom. Tivemos uma reunião com 28 vereadores presentes de vários partidos, o presidente da Casa estava viajando e outro estava no hospital. Então são 30 que gostaria de estar participando. Quanto mais puder estar trazendo os vereadores pra perto, isso eu farei”, afirmou.

Vale ressaltar que já há um trabalho para que Cruz tenha o apoio de pelo menos 25 parlamentares na Câmara. O prefeito espera ter boa relação com o legislativo. O número de 25 vereadores é uma margem de segurança trabalhada pelo Paço, pois o mínimo é de 24 vereadores, quantidade suficiente para aprovar projetos que exigem quórum qualificado, por exemplo, Emendas à Lei Orgânica do Município de Goiânia.

Visita 

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) visitou nesta segunda-feira (25), idosos que estão no Hospital de Dermatologia Sanitária Santa Marta, na região leste da capital, na divisa com a cidade de Senador Canedo. Ele foi ao local para acompanhar a vacinação de idosos contra a Covid-19 que estão em uma ala da unidade. Os idosos em instituições de longa permanência fazem parte do grupo prioritário de vacinação. Rogério Cruz ressaltou na ocasião que há uma tarefa importante, no sentido de trazer as vacinas para Goiânia. “Hoje já temos mais de 6 mil pessoas vacinadas em Goiânia, idosos, trabalhadores da saúde, hoje aqui acompanhamos outras pessoas que receberam a vacina. Entendemos a importância da vacina. Recebemos mais 22 mil doses e temos aí uma tarefa iniciada e iremos continuar cumprindo”, relatou o prefeito Rogério Cruz.

Veja Também