Fala de Marconi em defesa de Ibaneis gera reação negativa

Ex-governador pegou ‘carona’ na fala do governador do Distrito Federal, com a intenção de criticar Ronaldo Caiado (DEM), mas errou a mão | Imagem: reprodução

Postado em: 03-03-2021 às 14h50
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Fala de Marconi em defesa de Ibaneis gera reação negativa
Ex-governador pegou ‘carona’ na fala do governador do Distrito Federal, com a intenção de criticar Ronaldo Caiado (DEM), mas errou a mão | Imagem: reprodução

Da redação

O pronunciamento do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), via redes sociais, solidarizando-se com o governador de Brasília Ibaneis Rocha, que foi questionado pelo governador Ronaldo Caiado depois de anunciar a intenção de vetar acesso dos moradores do Entorno do DF aos hospitais públicos da capital federal para tratamento da Covid-19, teve a pior repercussão possível.

Como se sabe, o governador goiano Caiado criticou Ibaneis por anunciar que fecharia as divisas do Distrito Federal para os goianos do Entorno que estão com Covid-19. Na verdade, Ibaneis enfrenta dificuldades para administrar a oferta de leitos hospitalares no DF e tem alegado falta de UTIs para atender os moradores dos municípios fronteiriços, que em grande número trabalham em Brasília, onde também consomem mercadorias e pagam impostos.

Continua após a publicidade

A resposta de Caiado a Ibaneis, dizendo ter “nojo” de quem trata com desumanidade brasileiros infectados pelo coronavírus, foi elogiada por políticos e especialistas nas questões do Entorno – região que fornece grande parte da mão de obra que atua nas empresas de Brasília e por isso teria direito a uma contrapartida do governo do DF na Saúde e em outras políticas públicas.

A polêmica entre os dois governadores ganhou repercussão nacional. Marconi quis aproveitar a oportunidade, mas acabou errando a mão. Não tem sentido um político de Goiás defender alguém que quer impor restrições que podem prejudicar moradores do Estado, caso de Ibaneis ao se propor a fechar as fronteiras do DF para os pacientes do Entorno acometidos pelo novo coronavírus.

Para Caiado, a postura do governador de Brasília evidencia “falta de empatia” e “egoísmo”. “Mesmo com tantos recursos bancados pela União, hoje o DF tem apenas 358 leitos para pacientes de Covid. Sabendo que grande parte da população do Entorno trabalha e consome em Brasília, Ibaneis em vez de investir na saúde, prefere atacar essa população”, denunciou o governador. 

Veja Também