Enel Distribuição faz troca de geladeiras no Setor Estrela Dalva

Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma velha. Em watts, esse valor representa, para um aparelho velho, o consumo médio de 90kWh/mês

Postado em: 11-04-2018 às 09h25
Por: Márcio Souza
Imagem Ilustrando a Notícia: Enel Distribuição faz troca de geladeiras no Setor Estrela Dalva
Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma velha. Em watts, esse valor representa, para um aparelho velho, o consumo médio de 90kWh/mês

A Enel Distribuição Goiás já trocou mais de 3 mil geladeiras desde que iniciou, em novembro passado, programa de troca eficiente para clientes em situação de vulnerabilidade social. Por meio da iniciativa, eletrodomésticos velhos podem ser trocados por novos com selo de eficiência A do Procel. Nesta semana, moradores do Setor Estrela Dalva, em Goiânia, serão beneficiados e poderão se cadastrar nesta quarta (11), quinta (12) e sexta-feira (13), das 10h às 17h.

O programa de troca eficiente de geladeiras é contínuo e faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que tem como objetivo promover o uso consciente de energia por meio de iniciativas que demonstrem a importância da eficiência energética. Em pouco mais de quatro meses de existência, o programa beneficiou bairros selecionados de Goiânia, Aparecida, Anápolis, Novo Gama, Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Catalão, Trindade, Rio Verde e Itumbiara.

Continua após a publicidade

A ação funciona assim: os moradores dos bairros selecionados que quiserem participar do cadastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga. No momento do cadastro, o cliente já ganha uma lâmpada LED e pode ganhar mais duas ao trocar duas lâmpadas incandescentes, que têm um alto consumo de energia, por mais uma lâmpada LED. Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento – são cerca de 100 geladeiras por bairro. Todo o material retirado dos aparelhos velhos é reciclado, como gás refrigerante, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.

Economia

Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma velha. Em watts, esse valor representa, para um aparelho velho, o consumo médio de 90kWh/mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa têm selo de consumo tipo “A”, que significa eficiência no consumo de energia elétrica.

De acordo com estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência. Os aparelhos velhos e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando o aquecimento global.

Projetos

A Enel está trazendo para Goiás uma série de projetos sociais que já são desenvolvidos regularmente nas outras duas distribuidoras do Grupo no Brasil, localizadas no Rio de Janeiro e no Ceará. Todas as atividades, desenvolvidas de forma integrada, fazem parte do Programa Enel Compartilha, plataforma de Sustentabilidade da Enel no Brasil, que busca promover o consumo consciente e o acesso à energia a todas as pessoas e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.

Dentre os objetivos do Programa de Sustentabilidade, está a promoção de sua integração ao negócio do Grupo, de acordo com a metodologia de Criação de Valor Compartilhado (CSV) que integra as demandas sociais e comerciais das comunidades, além de difundir o compromisso da Enel com a sustentabilidade para a sociedade.

Serviço

Endereço – Avenida Otávio Lúcio, em frente à Escola Municipal Marcos Antonio Dias Batista, Setor Estrela Dalva.

Cadastramento para participar do sorteio – 11/04/18, 12/04/18 e 13/04/18, das 10h às 17h.

Sorteio das geladeiras para os cadastrados – 13/04/18 às 18h30.

Entrega das geladeiras – 14/04, das 8h às 10h. 

Veja Também