Clínica realiza testes da visão gratuitamente

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 80% dos problemas poderiam ser resolvidos com uma consulta simples ao especialista no tempo correto

Postado em: 01-09-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Clínica realiza testes da visão gratuitamente
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 80% dos problemas poderiam ser resolvidos com uma consulta simples ao especialista no tempo correto

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de problema de visão e cerca de 500 mil tiveram o diagnóstico de cegueira. A triste realidade, apurada em 2016, poderia ser diferente se o acesso ao oftalmologista fosse maior. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 80% dos problemas poderiam ser resolvidos com uma consulta simples ao especialista no tempo correto.

“Muitas doenças são silenciosas e, na ausência de uma avaliação feita por especialista em sua fase inicial, elas só são detectadas quando estão avançadas e com sequelas”, diz o médico oftalmologista Henrique Rocha, diretor clínico da Olha! Clínica Oftalmológica  que, neste sábado, 1º de setembro, promove uma ação educativa para a população de Senador Canedo. Uma cabine batizada como Teste Sua Visão estará disponível no Senador Center para incentivar crianças e adultos a fazerem leitura à distância, leitura com um dos olhos tampados e, assim, ter um indicativo de sua porcentagem de visão não corrigida. A ação acontecerá de 9h às 13h, será gratuita e marca a inauguração da clínica na cidade.

Continua após a publicidade

Informação

Ele considera que o teste é uma forma de compartilhar informação e gerar a conscientização sobre a importância da prevenção, especialmente no contexto em que a falta de acesso ao especialista ainda é realidade para muita gente. Por meio do teste, é possível, por exemplo, identificar sinais da ambliopia, deficiência da visão em um ou em ambos os olhos, sem que eles apresentem anomalias estruturais, que ocorre durante o período de maturação do sistema nervoso central. Também conhecida como ‘olho preguiçoso’, normalmente acontece durante primeira infância e pode ser revertida até os 10 anos. “Até essa idade, a criança desenvolve sua visão cerebral e há alternativas de correção  por meio do uso de óculos, de cirurgia ou outras profilaxias. Mas, após essa fase, ele torna-se irreversível”, diz.

 

Veja Também