Prefeitura inaugura centro cirúrgico moderno para promoção do bem-estar animal

O local também foi reformulado para o atendimento completo aos animais com tratamento pós-operatório e controle de vacinação - Foto: Bruno Velasco - Dircom

Postado em: 14-06-2019 às 11h45
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura inaugura centro cirúrgico moderno para promoção do bem-estar animal
O local também foi reformulado para o atendimento completo aos animais com tratamento pós-operatório e controle de vacinação - Foto: Bruno Velasco - Dircom

Da Redação

Um centro cirúrgico moderno e equipado para realização de pequenos procedimentos veterinários e também para castração de cães e gatos foi inaugurado nesta quinta-feira, 13, no Centro de Controle de Zoonoses de Anápolis que se tornou também um espaço de bem-estar animal. “Um dia muito importante para toda a cidade de Anápolis, principalmente para as pessoas que tem como bandeira a causa animal”, ressaltou o prefeito Roberto Naves.

Além da construção do centro cirúrgico, o local foi reformulado para o atendimento completo aos animais com tratamento pós-operatório e controle de vacinação.  “Não é só uma reforma, mas toda uma readequação. Isso vai aumentar o número de castrações e diminuir a reprodução de animais, reduzindo o abandono nas ruas”, afirmou Naves que citou a vereadora Thaís Souza como uma incansável na luta pela causa animal.

Continua após a publicidade

“Pela primeira vez uma gestão olhou para esse lugar. Aqui era apenas um local de sacrifício de animais, mas agora não. Agora temos uma administração que desenvolve políticas públicas eficientes”, destacou a parlamentar. Thaís ainda lembrou que a atual equipe do Centro de Controle de Zoonoses tem como meta cuidar do animal e salvar sua vida. “Recentemente uma família trouxe seu animal com laudo veterinário indicando o sacrifício. Dias depois essa mesma família recebeu uma ligação e veio buscá-lo sadio”, disse.

A promoção do bem-estar animal também foi destacada pelo secretário municipal de Saúde, Lucas Leite. “Conseguimos acabar com essa cultura de que o Centro de Zoonoses é um local de sacrifício. Além de zelar pela saúde do animal vamos transmitir aos proprietários noções de cuidados e conceitos de posse responsável”, esclareceu.

Na oportunidade, o prefeito Roberto Naves também destacou que a atual gestão trabalha em três vertentes para diminuir o número de animais nas ruas.  Além do centro cirúrgico preparado para realizar castrações, já existe um processo licitatório em andamento para a aquisição do Castramóvel que vai percorrer a cidade fazendo esse serviço e também o credenciamento de clínicas para a contratação de mil procedimentos.

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro, dos vereadores Pastor Elias Ferreira, Lélio Alvarenga, Domingos Paula, Deusmar Japão, Fernando Paiva e Wederson Lopes, entre outras autoridades como o representante do vice-governador Lincoln Tejota, Bruno Neto. Na ocasião, o local também recebeu o nome de Centro de Controle de Zoonoses e Bem-Estar Animal “Dr. João Paulo Alarcão”, veterinário que faleceu em 2017.

Estrutura
A revitalização de toda unidade contou com recursos municipais no valor de R$214.126,91. O projeto contemplou um moderno centro cirúrgico numa área de 115,87 m². O Centro de Zoonoses possui ainda uma ala com salas de espera, recuperação e vacinação, além de dormitório para plantonistas e banheiros para pessoas com deficiências. Foram adquiridos também monitor cardíaco, aparelho de anestesia inalatória e mesa de aço inoxidável, entre outros equipamentos.

Além de pequenos procedimentos, o centro cirúrgico fará a castração dos animais em condições de abandono de Anápolis e seus distritos. Após essa etapa, começa o trabalho de triagem nos bairros da cidade para cuidar dos pets que pertencem a famílias de baixa renda. A estimativa é atender entre cinco e oito animais por dia, dependendo do sexo, já que na fêmea o procedimento é mais invasivo. 

Veja Também