Criança com paralisia cerebral realiza sonho de andar de skate

Vídeo que mostra o pequeno João Vicente se divertindo com a mãe viralizou nas redes sociais - Vídeo: Divulgação

Postado em: 23-10-2019 às 16h00
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Criança com paralisia cerebral realiza sonho de andar de skate
Vídeo que mostra o pequeno João Vicente se divertindo com a mãe viralizou nas redes sociais - Vídeo: Divulgação

Leandro de Castro

O pequeno João Vicente, de 7 anos, portador de paralisia cerebral, realizou o seu grande sonho de andar de skate. Em um vídeo que circula pelas redes sociais, mostra a criança se divertindo com a mãe, Lau Pátron, que o empurra em uma pista com um skate adaptado, criado pela Skate Anima, um projeto de inclusão de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Continua após a publicidade

João tinha 1 ano e oito meses quando sofreu um derrame, que causou a paralisia. Foram 71 dias internado até a conclusão do diagnóstico: uma doença grave chamada SHUa. Após deixar o hospital, a mãe, Lau Pátron, virou ativista de inclusão e diversidade e já foi citada por diversos sites estrangeiros como a “mãe do ano”.

“O João anda com o Skate anima há mais ou menos um ano. Este vídeo que está viralizando não é da primeira vez que o João andou. A sensação é muito incrível porque são crianças acostumadas a depender dos outros para tudo e de repente estão sozinhas numa estrutura, de pé, com aquela sensação do vento, da velocidade. É muito potente”, disse Lau Patrón em entrevista ao site SóNotíciaBoa.

O projeto Skate Anima tem utilizado o esporte como ferramenta de inclusão social para crianças e jovens com deficiência. Os skates são adaptados de acordo com a limitação da pessoa. A estrutura do andador foi criada por Ricardo Porva, que também é pai de uma filha com uma doença rara, como o João.

 

Veja Também