Site vai estimular trabalho voluntário em Goiás

Na manhã desta quarta-feira, 30, às 9 horas, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado promovem o lançamento da Plataforma do Voluntariado. Foto: Pixabay

Postado em: 29-10-2019 às 09h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Site vai estimular trabalho voluntário em Goiás
Na manhã desta quarta-feira, 30, às 9 horas, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado promovem o lançamento da Plataforma do Voluntariado. Foto: Pixabay

Aline Bouhid

Quer fazer trabalho voluntário mas não sabe por onde começar? Para ajudar nesse processo, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Governo do Estado vão lançar site reunindo informações sobre os programas desenvolvidos pela instituição, como o “Meninas de Luz” e o “Tecendo o Futuro”, além dos projetos das mais de 500 entidades sociais que atendem goianos e goianas de todas as regiões. Pela plataforma, o voluntário poderá contribuir de diversas maneiras, com doações financeiras, de materiais e até com horas de trabalho.  

O site será lançado na manhã desta quarta-feira (30), às 9 horas, pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama Gracinha Caiado na sede da OVG. A ação faz parte das novas diretrizes da atual gestão da OVG, que trabalha para fortalecer o voluntariado e ampliar a rede de solidariedade em todo o Estado.

Continua após a publicidade

Empresas e entidades civis organizadas poderão adotar programas e pessoas atendidas pela Organização, ajudando a custear as atividades que a OVG desenvolve em suas unidades. De acordo com a diretora-geral da Organização, Adryanna Melo Caiado, a ferramenta digital facilitará o acesso a informações e servirá de ponte entre as pessoas que precisam de ajuda e aquelas que se dispõem a ajudar. 

“A plataforma vai justamente unir as duas partes, mostrando o passo a passo de como apoiar as instituições, como obter informações sobre o voluntariado e como se capacitar para essas atividades. É um passo importantíssimo para resgatar o sentimento de solidariedade em nosso Estado”, explica.

A plataforma estará disponível também no site da OVG (www.ovg.org.br) e pretende integrar o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária, desenvolvido pelo Ministério da Cidadania e coordenado pela primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro.  Pela plataforma, a OVG também vai divulgar cursos de capacitação e vagas oferecidas para os voluntários; realizar campanhas de arrecadação e doação para ajudar entidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social.  

Programação

Durante o evento, também será celebrado o aniversário de 72 anos da OVG. Criada em 1947 por um grupo de mulheres ligadas à igreja católica, a instituição passou a ter, na década de 1960, a primeira-dama do Estado como presidente. A OVG é uma entidade sem fins lucrativos que proporciona dignidade e respeito ao investir na cidadania por meio de programas sociais. O trabalho realizado em parceria com o Governo do Estado, prefeituras municipais e instituições da sociedade civil beneficia diversos segmentos da população, como crianças, adolescentes, estudantes, idosos e pessoas com deficiência. 

Veja Também