Sábado, 18 de janeiro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Ser do bem

Igreja monta presépio com Jesus, Maria e José dentro de jaulas

Postado em: 09-12-2019 às 16h00
A representação é uma crítica à política de imigração do presidente Donald Trump, que resultou, este ano, na separação de crianças imigrantes de seus pais - Foto: Divulgação

Leandro de Castro

Ao invés do tradicional presépio natalino com a Sagrada Família reunida entre fenos, animais e pastores, a Igreja Metodista de Claremont, na Califórnia (EUA), resolveu montar um presépio incomum neste ano colocando Jesus, Maria e José em três jaulas.

A representação é uma crítica à política de imigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que resultou, este ano, na separação de crianças imigrantes de seus pais. Além da separação, denúncias mostraram ainda que os imigrantes ilegais eram mantidos em jaulas. 

De acordo com o texto publicado no site da igreja, os sacerdotes contam a história de como a Sagrada Família foi obrigada a fugir de Nazaré para o Egito e assim escapar do rei Herodes, tirano que prometeu matar todas as crianças com 2 anos ou menos, após ser avisado da chegada do Menino Jesus. 

"E se essa família buscasse refúgio em nosso país hoje?", questiona a publicação. "Imagine José e Maria, separados na fronteira, e Jesus, com menos de 2 anos, retirado de sua mãe e colocado atrás das cercas de um centro de detenção de patrulha na fronteira", diz o texto.

Veja a publicação na íntegra:

"Numa época em nosso país em que as famílias de refugiados buscam asilo em nossas fronteiras e são relutantemente separadas umas das outras, consideramos a família de refugiados mais conhecida do mundo, Jesus, Maria e José, a Sagrada Família.

Logo após o nascimento de Jesus, José e Maria foram obrigados a fugir com o filho pequeno de Nazaré para o Egito para escapar do rei Herodes, um tirano. Eles temiam perseguição e morte.

E se essa família procurasse refúgio em nosso país hoje?

Imagine José e Maria separados na fronteira e Jesus, com menos de 2 anos, retirado de sua mãe e colocado atrás das cercas de um centro de detenção de patrulha na fronteira, pois mais de 5.500 crianças foram nos últimos três anos. 

Jesus cresceu para nos ensinar bondade, misericórdia e boas-vindas radicais a todas as pessoas

Ele disse: "Eu estava com fome e você me deu comida. Eu estava com sede e você me deu algo para beber, eu era um estranho e você me recebeu" - Mateus 25:35

A situação dos imigrantes separados na fronteira é uma preocupação antiga da Igreja Metodista Claremont United. Em campanha para apoiar as crianças separadas dos pais, eles levantaram mais de 10 mil dólares para pagar as despesas de representação jurídica desses imigrantes.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar