acadêmicos de Medicina realizam orientação sobre o câncer de próstata neste mês

Membros da Liga Acadêmica de Urologia, os alunos distribuíram materiais educativos e proporcionaram diálogos sobre sintomas, fatores de risco e exame preventivo do câncer de próstata

Postado em: 21-11-2017 às 09h55
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: acadêmicos de Medicina realizam orientação sobre o câncer de próstata neste mês
Membros da Liga Acadêmica de Urologia, os alunos distribuíram materiais educativos e proporcionaram diálogos sobre sintomas, fatores de risco e exame preventivo do câncer de próstata

Acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Goiás promovem orientação sobre saúde do homem e câncer de próstata aos visitantes e colaboradores do  Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) durante este mês. Membros da Liga Acadêmica de Urologia, os alunos distribuíram materiais educativos e proporcionaram diálogos sobre sintomas, fatores de risco e exame preventivo do câncer de próstata.

No Novembro Azul, o HUGOL realizou ainda uma palestra sobre saúde do homem no dia 08 de novembro, como parte de sua programação, ministrada pelo supervisor médico da urologia do hospital, Dr. Bernardo Barreira. Com foco em promover a educação em saúde para os colaboradores da unidade, o palestrante versou sobre o que é câncer, o câncer de próstata, os campos da urologia e o bem-estar biopsicossocial do homem. O hospital também está com a fachada iluminada na cor azul durante todo o mês e incentiva, através de campanhas internas, a conscientização dos homens para a importância de cuidarem de sua saúde.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre o câncer de próstata

De acordo com a Liga Acadêmica de Urologia da UFG, a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdome. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Numa fase inicial, ele é totalmente assintomático; quando surgem os primeiros sintomas, em quase 90% dos casos o tumor já saiu da próstata e passou para outros locais. Dentre os fatores de risco estão a idade e o acometimento de parentes de primeiro grau pela doença. O diagnóstico é realizado através do exame clínico combinado com o resultado da dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue. 

Veja Também